Dois dias depois de ter fechado um fim de semana em Donington que lhe permitiu reduzir a diferença para o líder do campeonato Alvaro Bautista, o norte-irlandês Jonathan Rea e a Kawasaki Racing Team anunciaram oficialmente o acordo que permite ao seis vezes campeão do Mundial Superbike prolongar a ligação à equipa por mais dois anos.
Um anúncio que, apesar de não surpreender ninguém, pois desde que chegou à Kawasaki o piloto rapidamente levou a equipa e a Ninja para um patamar muito superior em termos de competitividade e resultados, acaba por ser algo surpreendente no “timing”.
Mas o comunicado oficial que confirma a ligação de Rea com a marca de Akashi até final de 2024 refere que “As partes estão felizes por terem concluído este acordo relativamente cedo na temporada, pois isto permitirá à KRT e ao Jonathan Rea concentrarem-se no objetivo imediato de conquistar o Mundial Superbike 2022”.
Uma explicação perfeitamente clara e que revela ainda que tanto a equipa como o piloto estão totalmente focados em assegurar mais troféus e fazer crescer um palmarés que é, a todos os níveis, impressionante.
Jonathan Rea, que durante muitos anos foi sendo um piloto que muitos diziam ter o “calibre” para competir em MotoGP, continuará assim a competir ao mais alto nível no Mundial Superbike.
Mais dois anos aos comandos da Kawasaki Ninja ZX-10RR, o que significará que o norte-irlandês deverá estar a preparar a sua reforma lado a lado com a Kawasaki Racing Team:
“Não foi preciso uma grande negociação para ambas as partes permanecerem juntas. Foi um caso de quanta mais motivação eu teria para continuar a competir ao mais alto nível no Mundial SBK. Foram umas temporadas fantásticas, mais competitivas do que nunca. Apercebi-me o quão estou motivado para continuar a competir e continuar a lutar para vencer. A Kawasaki deu-me a oportunidade para cumprir um sonho de criança quando vencemos o primeiro título juntos. Estou muito entusiasmado para ver o que conseguiremos fazer nos próximos dois anos”, afirma um satisfeito Jonathan Rea no momento em que revela oficialmente o acordo com a Kawasaki.
Guim Roda, diretor desportivo da Kawasaki Racing Team, também não consegue esconder a satisfação por continuar a contar com um piloto do calibre de Jonathan Rea.
Serão dois anos em que a equipa continuará a dar tudo a Rea, e Roda avança inclusivamente com a possibilidade dos resultados levarem o piloto a pensar em continuar a competir para lá dos 37 anos de idade que terá no final dos dois anos de contrato:
“Estamos muito orgulhosos por fazer parte do sucesso do Rea, o que também significa sucesso para a Kawasaki. Vamos para oito temporadas juntos, e o Johnny está a competir ao mais alto nível, sempre. Hoje em dia, e com 35 anos de idade, ele está na sua melhor forma. Temos estado a trabalhar duramente com a Kawasaki Motors Corporation para definir que tipo de projeto temos para o Johnny para lhe permitir competir a 110%. Garantimos que será um show, pelo menos por mais dois anos…”.
Com mais de 100 vitórias juntos, ao que se somam inúmeros recordes, inclusivamente o facto de Jonathan Rea ter oferecido à Kawasaki Racing Team o seu pódio número 500 nas Superbike na passada ronda de Donington, foi fundamental para o prolongar da ligação que a casa de Akashi garantisse a sua presença a nível oficial no Mundial Superbike.
E porque é que isso é relevante para os fãs, tanto das Superbike como de MotoGP?
Com a Suzuki Racing de saída de MotoGP (e do Mundial de Resistência FIM), muitos foram aqueles que acreditaram que a Kawasaki Motors Corporation estaria a equacionar um regresso à categoria rainha. A revista MotoJornal já aqui tinha dito que essa possibilidade não passava de uma enorme especulação.
Mas no comunicado oficial da renovação de Jonathan Rea, a marca japonesa desfaz qualquer dúvida que ainda pudesse existir sobre esta situação:
“O programa Ninja ZX-10RR continuará a desenvolver-se e este comprometimento foi fulcral para a decisão do Jonathan Rea em permanecer no seio da Kawasaki. A marca reforçou ainda o compromisso em permanecer no Mundial Superbike pois consideramos que é o palco mundial no qual mostramos as capacidades técnicas e de desenvolvimento da Kawasaki, com os seus produtos principais de motos a serem uma peça central neste projeto”.
Jonathan Rea na Kawasaki Racing Team
– Entra na equipa em 2015
– Campeão de Superbike de forma consecutiva de 2015 a 2020
– 102 vitórias com a Kawasaki (117 vitórias no total da carreira em SBK)
– 186 pódios com a Kawasaki (228 pódios no total da carreira em SBK)
– 33 “pole positions” com a Kawasaki (37 “pole positions” no total da carreira em SBK)
Kawasaki Racing Team no Mundial Superbike
– 176 vitórias (2ª marca com mais vitórias)
– 503 pódios (2ª marca com mais pódios)
– 102 “pole positions” (2ª marca com mais “pole positions”)
– 8 títulos de pilotos: Scott Russel em 1993; Tom Sykes em 2013; Jonathan Rea de 2015 a 2020
– 6 títulos de construtores
– 5 títulos de equipas