Depois de um primeiro dia reservado a treinos livres, o segundo dia do Mundial Superbike em Portimão começa em grande com a realização das sessões de qualificação Superpole. Na qualificação reservada às Supersport 300 tivemos então a presença de dois pilotos portugueses que competem mais uma vez como “wild card”: Tomás Alonso (Quaresma Racing Team) e Dinis Borges (Rame Moto Racing).
Habitualmente rivais no Campeonato Nacional de Velocidade e também na categoria “trezentos”, os dois pilotos lusos voltam a estar entre os melhores do mundo das SSP300, e depois de estarem em destaque na ronda portuguesa do Estoril, numa fase mais inicial da temporada 2022, desta feita querem brilhar no Autódromo Internacional do Algarve.
Numa sessão que teve como piloto mais rápido em pista o alemão Dirk Geiger (Fusport RT), que registou mesmo o novo recorde do traçado algarvio em 1m55.017s, e que assim vai arrancar da “pole position” para a Corrida 1 realizada neste sábado de Mundial SBK em Portimão, o mais rápido entre os portugueses foi Tomás Alonso.
O campeão nacional rodou em 1m56.431s, o que lhe garantiu o 21º lugar na grelha de partida, ele que ainda teve uma derradeira oportunidade de melhorar o seu registo pessoal, conseguindo passar na linha de meta alguns segundos antes do final da sessão Superpole, mas apesar de estar com bom ritmo nessa derradeira tentativa, acabou por abortar a volta e entrar na box.
Numa sessão de qualificação onde grande parte do plantel das SSP300 se manteve colado, com muitos pilotos a sofrerem toques na discussão de trajetórias e pontos de travagem, Dinis Borges, o primeiro e até agora único português a pontuar no Mundial Supersport 300, terminou a qualificação com o 29º tempo (1m57.014s).
Veremos o que conseguem os dois pilotos portugueses fazer na corrida 1 que se realiza ainda hoje. Quer saber as horas da corrida? Então clique aqui e fique com todas as informações úteis sobre esta visita do Mundial Superbike a Portimão!