O Autódromo Internacional do Algarve vestiu-se de gala para as primeiras corridas das categorias Superbike, Supersport e Supersport 300, nesta que é a derradeira ronda europeia do Mundial Superbike em 2022. Na montanha russa algarvia o piloto em maior destaque foi novamente o campeão Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx), que venceu e convenceu na Corrida 1.
Porém, o segundo dia do Mundial SBK em Portimão ficou inevitavelmente marcado pelo grave acidente que envolveu Jose Luis Gonzalez e ainda Victor Steeman, pilotos da categoria Supersport 300. Na primeira corrida desta categoria, e logo à segunda volta, uma queda dos dois pilotos levou à interrupção da prova com bandeira vermelha. Infelizmente o jovem Steeman sofreu graves lesões (politraumatismos e lesão na cabeça), que obrigaram a transporte por helicóptero para o hospital de Faro.
No momento em que escrevemos este texto ainda não foi divulgada qualquer atualização ao estado de saúde do piloto. Sabemos apenas que se mantém em estado considerado crítico.
Viveram-se por isso momentos de tensão e apreensão no Autódromo Internacional do Algarve, e todo o programa de sábado do Mundial Superbike teve de ser alterado devido ao muito tempo necessário para garantir o transporte seguro e a estabilidade da condição física de Victor Steeman.
Na categoria principal Superbike, e já depois de durante a qualificação Superpole ter sido Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) a finalmente destronar Toprak Razgatlioglu do topo da tabela de tempos graças a uma volta recorde, a Corrida 1 das SBK foi encurtada para apenas 14 voltas.
E, como seria de esperar, tornou-se então numa enorme batalha entre os principais candidatos ao título. Na primeira metade da Corrida 1, Razgatlioglu e a sua Yamaha R1 enfrentaram Jonathan Rea e a sua Kawasaki Ninja ZX-10RR. O piloto turco conseguiu assumir a liderança rumo à vitória na montanha russa algarvia logo no início da sexta volta, e a partir daí fugiu para a vitória, a sua 27ª vitória na categoria Superbike.
Por outro lado, Rea também não foi capaz de aguentar o ataque final, mesmo já a duas voltas do fim, de Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati). O piloto espanhol, e líder do campeonato, perdeu bastante tempo nas primeiras voltas devido a ter ficado “preso” atrás de Axel Bassani (Motocorsa Racing). Porém, a potência e velocidade da Ducati Panigale V4 R permitiram a Bautista recuperar o tempo perdido, e depois de passar por Alex Lowes (Kawasaki Racing Team), não permitiu a Jonathan Rea terminar em segundo. Bautista e Rea cruzaram a meta em 2º e 3º, mas com Bautista a recuperar muito tempo nos últimos momentos para Toprak Razgatlioglu.
Supersport
Numa categoria que em 2022 sofreu uma completa revolução com a entrada de motos de motores com configurações bastante diferentes do que era habitual, seguindo uma tendência do mercado mundial ao nível das motos desportivas de média cilindrada, foi a Triumph Dynavolt, uma Street Triple 765 RS modificada com carenagens de uma Daytona, que saiu por cima numa categoria que está ao rubro!
Stefano Manzi garantiu a primeira vitória da marca britânica nesta nova geração das Supersport, mas foi obrigado a levar ao limite a sua Triumph numa “drag race” até à linha de meta quando o compatriota Lorenzo Baldassarri (Evan Bros Yamaha) conseguiu colar-se a Manzi e discutir então a vitória em Portimão.
Esta foi a primeira vitória de Manzi no Mundial Supersport, e a Triumph torna-se no sétimo fabricante diferente a vencer nesta categoria.
O lugar mais baixo do pódio ficou para Federico Caricasulo (Althea Racing) que consegue deixar o líder e campeão SSP, Dominique Aegerter (Ten Kate Yamaha) fora do pódio da Corrida 1 do Mundial Supersport em Portimão.
Supersport 300
Na corrida destinada às pequenas e competitivas SSP300, e depois de tudo o que sucedeu no primeiro arranque, a Corrida 1 terminou com um novo campeão a ser coroado!
Apesar de Dirk Geiger (Fusport-RT Motorsports by SKM-Kawasaki) ter conseguido converter a sua “pole position” numa vitória nesta Corrida 1. Aliás, Geiger conseguiu mesmo escapar do grupo perseguidor e cruzar a meta com mais de dois segundos de vantagem, alcançando então a sua primeira vitória na carreira no Mundial Supersport 300.
Porém, quem mais celebrou foi Alvaro Diaz (Arco Motorsport University Team), que apesar de ser apenas sexto classificado nesta primeira corrida das SSP300 em Portimão, conseguiu desde já garantir o título desta categoria, até porque o seu mais direto rival na batalha pelo título, Victor Steeman, ficou, como já referimos, sem pontuar devido ao acidente em que se viu envolvido.
Numa corrida mais curta (8 voltas), também temos de referir as performances dos portugueses Dinis Borges (Rame Moto Racing) e Tomás Alonso (Quaresma Racing Team).
O campeão nacional da categoria, Tomás Alonso, apesar de ter conseguido qualificar à frente daquele que tem sido o seu maior rival no Campeonato Nacional de Velocidade, cruzou a linha de meta em 22º fruto de duas “long lap penalty”, enquanto Dinis Borges aproveitou para em condições de corrida fazer um pouco melhor e cruzou então a meta em 19º.
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