SBK 2023 – Antevisão e horários da ronda da Austrália

O Mundial SBK arranca com a temporada 2023 este fim de semana com a ronda da Austrália. Aqui fica a antevisão e horários completos.

sbk

Será já neste fim de semana de 24 a 26 de fevereiro (na verdade a primeira sessão tem início a 23 de fevereiro) que arranca a temporada 2023 do Mundial Superbike, uma temporada onde todos os pilotos têm como objetivo “roubar” o título conquistado por Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) no ano passado. E se tivermos em conta os resultados dos testes oficiais de pré-temporada, teremos pela frente um ano entusiasmante, com pequenas diferenças a separarem os melhores pilotos das SBK.

Ainda antes do campeonato começar no circuito de Phillip Island, a Comissão de Superbike decidiu sobre um conceito que há muito é pedido, por determinados pilotos, que seja implementado neste campeonato: peso mínimo combinado piloto/moto.

De acordo com o comunicado da referida comissão, esse peso mínimo não será introduzido, o que, certamente continuará a dar que falar entre pilotos e fãs.

sbkRelativamente indiferente a tudo isto que foi criado à sua volta, pois o piloto espanhol campeão SBK é visto como estando a ser beneficiado pela ausência do peso mínimo combinado, Alvaro Bautista esteve em grande plano na pré-temporada e prepara-se para defender o seu título de 2022 aos comandos de uma renovada Ducati Panigale V4 R.

O piloto de Talavera de la Reina é o “alvo a abater” por todos, mas, principalmente, terá como rivais à partida Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) e ainda Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), este último a receber a boa notícia que poderá utilizar a mais recente versão da Ninja ZX-10RR (homologada recentemente), uma moto que tem novos argumentos técnicos e será mais competitiva.

Refira-se, no entanto, que a moto de Akashi mantém o limite máximo de rotações da versão anterior, o que acaba por ser uma pequena derrota para Rea e a KRT ainda antes do arranque da ação do Mundial SBK.

sbkMas este é um campeonato bastante completo em termos de plantel de pilotos.

Destacamos a chegada de nomes bem conhecidos dos fãs de outros mundiais e campeonatos, como são os casos de Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) ou ainda Remy Garnder (GYTR GRT Yamaha).

No entanto, estes não serão certamente os únicos destaques, pois na lista de pilotos encontramos ainda Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha), com o campeão das Supersport a subir de categoria e a poder continuar a batalhar com Lorenzo Baldassarri (GMT94 Yamaha), temos ainda o regresso de um antigo campeão, Tom Sykes (Kawasaki Puccetti), ou a entrada “full time” do britânico Bradley Ray (Yamaha Motoxracing).

Refira-se também que apesar de não existirem portugueses em competição, as cores nacionais estarão representadas no Mundial Superbike. Tudo porque António Lima, conhecido presidente do Motor Clube do Estoril, estará presente neste campeonato enquanto Safety Officer em representação da FIM, e agora também como membro da Direção de Corrida do Mundial SBK.

sbkSupersport ao rubro!

Na categoria “seiscentos”, que mantém os regulamentos técnicos estreados em 2022, permitindo assim a presença em pista de motos de maior cilindrada do que os habituais 600 cc, o campeão já não está, o que deixa espaço livre para vários pilotos atacarem o seu trono.

Entre os favoritos destacamos Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati WorldSSP), embora pilotos como Raffaele de Rosa (Orelac Racing Verdnatura), os estreantes Jorge Navarro (Ten Kate Yamaha) e John McPhee (Vince 64 Puccetti), Stefano Manzi que troca a Dynavolt Triumph pela Ten Kate Yamaha, ou ainda Federico Caricasulo (Althea Ducati), sejam todos pilotos capazes de vencer.

Horários do Mundial SBK na Austrália

Quinta-feira 23 de fevereiro

23H30 – 00H15 – Supersport – TL1

Sexta-feira 24 de fevereiro

O0H30 – 01H15 – Superbike – TL1

04H00 – 04H45 – Supersport – TL2

05H00 – 05H45 – Superbike – TL2

23H50 – 00H20 – Superbike – TL3

Sábado 25 de fevereiro

01H25 – 01h45 – Supersport – Superpole

02H10 – 02H25 – Superbike – Superpole

03H30 – Supersport – Corrida 1

05H00 – Superbike – Corrida 1

23H30 – 23H45 – Superbike – Warm Up

23H55 – 00H10 – Supersport – Warm Up

Domingo 26 de fevereiro

02H00 – Superbike – Corrida Superpole

03H30 – Supersport – Corrida 2

05H00 – Superbike – Corrida 2