Ainda antes do início da temporada 2023 do Mundial Superbike, e na sequência de uma temporada anterior onde dominou aos comandos da Ducati Panigale V4 R, tornando-se assim no campeão das SBK, Alvaro Bautista tinha deixado no ar a possibilidade de “pendurar” o fato e capacete de competição abraçando a reforma.
O piloto de Talavera de la Reina, cada vez mais “puxado” pela filha que deseja que o pai esteja em casa, colocou como prazo para decidir o seu futuro após as primeiras rondas do Mundial Superbike.
E cumprindo com o prometido, depois de uma ronda de Assen onde, mais uma vez, Bautista foi o único piloto a vencer nas SBK, completando um fantástico “hat trick” oferecendo à Ducati um registo incrível de 400 vitórias na categoria principal deste mundial, o piloto convocou para a tarde desta quinta-feira que antecede a ronda de Barcelona uma conferência de imprensa onde iria anunciar a sua decisão.
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Ainda que tendo bastantes razões familiares para deixar de competir, Alvaro Bautista confirmou hoje, em conjunto com a equipa Aruba.it Ducati, a extensão do seu contrato profissional com a casa de Borgo Panigale por mais uma temporada, ou seja, uma das Panigale V4 R da equipa oficial da Ducati continuará a ser pilotada por Alvaro Bautista.
Esta é uma confirmação que ajuda a definir desde já uma das “peças” principais, mas também o que era uma incógnita, do plantel das SBK, pois caso o atual campeão decidisse pela reforma, o seu lugar ficaria livre. E, certamente, muitos pilotos no paddock desejam estar aos comandos de uma moto que tem dominado esta competição.
De facto, depois de um primeiro ano com a Aruba.it Ducati onde dominou como quis o Mundial SBK, antes de apresentar uma forte quebra de performance que o levou a perder o título para Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), em 2019, Alvaro Bautista regressou à equipa italiana para uma segunda tentativa.
Em 2022 o espanhol conquistou então o título, e pelo caminho registou 16 vitórias e um total de 31 pódios.
Para Alvaro Bautista, “Após 21 temporadas que passei na elite do mundo do motociclismo, tanto em Superbike como em MotoGP, sinto-me agora em excelente forma, tanto fisicamente como mentalmente. Posso dizer que estou no melhor momento da minha carreira: divirto-me imenso a pilotar a moto e posso dizer que tenho o prazer de trabalhar com a equipa que considero uma segunda família. E por falar nisso, a minha família está a ficar maior, os bebés estão a crescer, e por isso é que a decisão de competir em 2024 tinha de ser tomada com eles. Decidimos continuar e estou muito feliz por continuar com a Aruba.it Ducati. Mais um ano juntos, com a esperança de continuar a ter o feeling fantástico com a moto, a certeza de uma relação de trabalho extraordinária, e, claro, tendo o objetivo de alcançar títulos”.
Refira-se que, apesar da idade (39 anos), Alvaro Bautista continua a ser uma força dominante no Mundial SBK. Esta temporada, e após três rondas disputadas, o espanhol lidera confortavelmente a classificação com 174 pontos, mais 56 pontos do que o rival mais próximo que é atualmente Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon).
E ainda durante a conferência de imprensa no paddock de Barcelona, Alvaro Bautista garantiu também que irá, em breve (antes do verão), testar a Ducati Desmosedici GP23 de MotoGP.
Um prémio que Gigi Dall’Igna e a Ducati Corse querem dar ao espanhol, mas que também servirá à marca italiana para perceber melhor, com uma opinião de um piloto bastante experiente, o estado de evolução do seu protótipo da categoria rainha.
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