SBK 2023 Imola – Bautista vence uma e Razgatlioglu duas corridas

Alvaro Bautista vê a sua vantagem no Mundial SBK reduzir ligeiramente depois de Toprak Razgatlioglu vencer duas corridas em Imola.

sbk

Foi no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari e sob condições climatéricas escaldantes que, no passado fim de semana, se realizou mais uma ronda do calendário 2023 do Mundial SBK. Com a controvérsia a pairar sobre o paddock das Superbike, devido à mais recente atualização dos limites de rotações das motos da Ducati e Kawasaki, as vitórias em Imola ficaram na posse de Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) e Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon).

Na Corrida 1 de SBK, os fãs italianos assistiram a um início perfeito para dois pilotos da casa. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) arrancou com um “holeshot” liderando até quase ao final da segunda volta, altura em que Axel Bassani (Motocorsa Ducati) atacou e chegou mesmo ao primeiro lugar.

Os principais pilotos e candidatos ao título de SBK ainda demoraram um pouco até se conseguirem chegar à frente, pese embora tenham estado sempre por perto dos primeiros.

Toprak Razgatlioglu foi o primeiro a mostrar-se interessado em garantir a vitória com uma manobra incrível, ultrapassado por fora Alvaro Bautista na Variante Alta, o que permitiu ao piloto turco da YZF-R1 assumir a segunda posição atrás do seu companheiro de equipa. Estava então dado o mote para o que faltava disputar desta Corrida 1 em Imola.

sbkOs três pilotos iniciaram então uma intensa batalha pela liderança, com Locatelli a perder a liderança inicialmente para Razgatlioglu, e depois, pese embora se tenha tentado defender dos ataques do campeão de SBK, o italiano viria mesmo a descer a terceiro quando Alvaro Bautista decidiu atacar mais a sério. Aliás, Locatelli viria mesmo a perder essa posição pouco depois quando Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) chega a terceiro.

Rea quase estragava a festa de Baustista aproveitando um erro do espanhol, mas o norte-irlandês da Ninja ZX-10RR não se aguentou muito tempo em segundo, sucumbindo à performance da moto italiana pilotada pelo campeão em título. Com o segundo lugar recuperado, Bautista e a Panigale V4 R não deixaram Toprak Razgatlioglu e a Yamaha R1 escaparem na liderança.

Isto voltou a colocar em duelo direto os dois primeiros da classificação do Mundial SBK, e o mais forte viria a ser Alvaro Bautista, que mesmo alargando muito na derradeira chicane de Imola, garantiu mais uma vitória, a 17ª da temporada 2023, o que deixa o piloto de Talavera de la Reina a par do recorde de vitórias numa só temporada de Superbike: Doug Polen (1991) e Jonathan Rea (2018 e 2019).

Toprak Razgatlioglu cruzou a meta na Corrida 1 no segundo lugar, enquanto Jonathan Rea fechou o primeiro pódio do fim de semana em Imola.

sbkNa corrida Superpole, e com Locatelli e Razgatlioglu a colocarem as duas Yamaha oficiais nas duas primeiras posições, sendo que o turco se mostrava ao seu companheiro de equipa, mas nunca conseguia efetivamente chegar à liderança, foi Alvaro Bautista a aproveitar este duelo entre os pilotos Yamaha para vir detrás e chegar à primeira posição na 6ª volta.

Um erro de Locatelli permitiu a Toprak Razgatlioglu encerrar o duelo entre as duas Yamaha, e a partir daí o campeão de 2021 foi em busca de Alvaro Bautista que nunca conseguiu verdadeiramente escapar dos perseguidores para aquela que seria a sua 18ª vitória de 2023. Sem ser tão dominador como noutros circuitos, Bautista acabaria por ser surpreendido por Toprak Razgatlioglu à passagem da 9ª volta desta corrida Superpole em Imola.

O piloto da Yamaha defendeu a liderança na perfeição, pese embora Alvaro Bautista tenha tentado contrariar essa situação, mas Toprak Razgatlioglu garantiu mesmo a sua 35ª vitória na classe SBK e finalmente bateu Alvaro Bautista. O pódio ficou completo com a presença de Andrea Locatelli, que por sua vez manteve Jonathan Rea algumas décimas atrás de si.

sbkPor fim, e já na tarde de domingo, realizou-se a Corrida 2 de Superbike.

Esperava-se que a história desta corrida não fosse muito diferente das anteriores. Porém, e logo na curva 3 depois do arranque, Alvaro Bautista comete um raro erro e sofre uma queda que o deixou fora de ação. Nesse momento, e de forma a evitar toques, Andrea Locatelli é obrigado a alterar a sua trajetória e deixou a porta aberta para que Toprak Razgatlioglu assumisse a liderança.

Mas o grande “herói” neste arranque de Corrida 2 de SBK foi mesmo Axel Bassani. Aos comandos da Ducati Panigale V4 R preparada pela Motocorsa Racing, o sempre aguerrido piloto italiano concretiza uma espetacular manobra e salta para segundo.

Toprak Razgatlioglu, Axel Bassani e ainda Jonathan Rea estavam então na luta pela vitória, com Bassani a procurar ultrapassar o ainda líder. Eventualmente, Bassani viria mesmo a concretizar a manobra, mas Toprak Razgatlioglu não o deixou escapar, e numa manobra que ficará na memória dos fãs das corridas de motos, o piloto da Yamaha recuperou a primeira posição.

A partir daí, e com caminho livre à sua frente, Razgatlioglu abriu até à bandeira de xadrez uma margem de quase dois segundos sobre Axel Bassani, garantindo a primeira vitória numa corrida “longa” nesta temporada 2023 do Mundial SBK. Bassani, num momento em que se discutem contratos de pilotos, volta a mostrar o seu talento e iguala o melhor resultado nesta categoria, enquanto Jonathan Rea repetiu mais um 3º lugar em Imola.

Mundial Superbike – Classificação do campeonato após Imola

1 – Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) – 391 pontos

2 – Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) – 321 pontos

3 – Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) – 208 pontos

4 – Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) – 201 pontos

5 – Axel Bassani (Motocorsa Ducati) – 179 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!