SBK 2023 Misano – Bautista “3 x 3” dá mais um passo rumo ao título!

Alvaro Bautista faz terceiro “hat trick” consecutivo no Mundial Superbike e em Misano deu mais um passo rumo ao título.

bautista

O circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli recebeu este fim de semana passado a quinta ronda do Mundial Superbike. Com a Dorna WorldSBK a anunciar que este campeonato se juntou aos esforços de ajuda da região da Emilia Romagna, foi com muito público nas bancadas que assistimos a nova demonstração de força por parte de Alvaro Bautista.

O campeão em título e incontestado líder do Mundial SBK, apareceu nesta ronda de Misano, tal como o seu companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi, vestido de amarelo. Para este fim de semana em casa, a equipa Aruba.it Ducati fez regressar à competição a decoração “Giallo Ducati”, com as duas Panigale V4 R a “vestirem-se” no icónico amarelo que a marca de Borgo Panigale usou na competição, mas também em motos de estrada.

Se é verdade que as motos da equipa italiana e os equipamentos dos pilotos mudaram, também é verdade que uma coisa não parece mudar: a capacidade de Alvaro Bautista vencer em SBK!

Nesta quinta ronda do calendário da temporada 2023 deste mundial, o veterano piloto de Talavera de la Reina completou mais um fantástico “hat trick”, o terceiro consecutivo. Isto significa que em quinze corridas disputadas, o espanhol e campeão em título venceu já por 14 vezes. A única vez que não venceu foi em Mandalika na corrida Superpole, em que caiu, e viu Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) vencer.

alvaro bautistaCorrida 1 – Superbike – Misano

Na primeira corrida do fim de semana em Misano, e com muitos pilotos de MotoGP a marcarem presença nas escapatórias e paddock para apoiarem pilotos das Superbike, Alvaro Bautista ainda teve de enfrentar uma forte oposição por parte de Rinaldi e Razgatlioglu.

Os dois pilotos pareciam ter conseguido superar Bautista que arrancou na “pole position”, mas o espanhol manteve a liderança e deixou os rivais a batalhar mais atrás pelo segundo lugar, com Toprak a tentar por todas as formas passar Rinaldi, mas o italiano, que ainda não tem o seu lugar na Aruba.it Ducati confirmado para 2024, defendeu bem essa posição.

Com Bautista intocável, foi Rinaldi que teve mais trabalho nesta Corrida 1 de Misano, mas o italiano e a sua Ducati Panigale V4 R conseguiram mesmo afastar-se de Toprak Razgatlioglu e a sua Yamaha YZF-R1, garantindo assim uma dobradinha importante para a equipa italiana.

Por seu lado, o turco sofreu depois a pressão de Danilo Petrucci (Spark Barni Ducati), que por sua vez já tinha conseguido suplantar o sempre difícil de bater Axel Bassani (Motocorsa Ducati). Na 12ª de 20 voltas a cumprir nesta Corrida 1, Toprak Razgatlioglu começou então a afastar-se de Petrucci, com o “rookie” em SBK a não encontrar os argumentos para responder ao melhor ritmo do piloto da Yamaha que assim subiu mais uma vez ao pódio.

alvaro bautistaCorrida Superpole – Superbike – Misano

A corrida curta do fim de semana do Mundial Superbike em Misano terminou com bandeiras vermelhas à 8ª volta das 10 que deveriam ter sido cumpridas, devido a uma queda conjunta de Danilo Petrucci e Iker Lecuona (Team HRC).

Alvaro Bautista voltou a superar Toprak Razgatlioglu numa luta “mano a mano”, mas desta feita com o piloto da Yamaha a dar mais réplica. Com os dois a trocarem de posições na liderança diversas vezes, acabaria por ser um ataque no momento certo – antes da interrupção por bandeiras vermelhas – a dar mais uma vitória a Bautista, com Toprak Razgatlioglu a não conseguir esconder a sua frustração por ver escapar a oportunidade de vencer em Misano e a ter de contentar-se com um segundo lugar a pouco mais de uma décima de segundo do vencedor.

O pódio desta corrida Superpole das SBK ficou completo com a presença de Michael Ruben Rinaldi, o único a conseguir aproximar-se dos dois primeiros e a fechar a corrida com o terceiro lugar a menos de oito décimas do companheiro de equipa.

Corrida 2 – Superbike – Misano

Com duas vitórias “no bolso”, Alvaro Bautista tinha na Corrida 2 a oportunidade de fechar mais um fim de semana do Mundial Superbike com um “hat trick”. E o espanhol não desperdiçou a oportunidade, vencendo, e desta feita com uma margem bastante grande para o rival mais direto.

No arranque para a corrida final do fim de semana, Toprak Razgatlioglu levou a melhor quando os semáforos apagaram e foi o primeiro líder da corrida. Michael Ruben Rinaldi também não se fez de rogado e nos primeiros momentos ultrapassou Alvaro Bautista sem contemplações. Mas o campeão não estava disposto a deixar os dois rivais escaparem.

Bautista começou por recuperar o segundo lugar a Rinaldi, e na segunda volta já estava em posição de atacar a liderança de Toprak Razgatlioglu. O espanhol da Aruba.it Ducati não desperdiçou a oportunidade, e na curva 8 de Misano atacou e ultrapassou o então líder da corrida. A partir daí construiu uma boa margem que na bandeira de xadrez se cifrou em mais de oito segundos!

Com Bautista a ter nova demonstração de superioridade, Toprak Razgatlioglu queria “salvar” o segundo lugar. Porém, Rinaldi tinha outras intenções, e não demorou muito até conseguir mesmo destronar o piloto da Yamaha dessa posição, conseguido depois ganhar alguma margem. Mas Toprak nunca se deu por vencido, voltaria a encostar na traseira da Ducati Panigale V4 R de Rinaldi, até que no início da 15ª volta os dois pilotos viriam a tocar-se quando discutiam posição na curva 1 do circuito italiano.

Toprak continuou em prova e cruzou a meta em segundo, mas Rinaldi viria a dar por terminada a sua corrida mais cedo e na gravilha, perdendo então pontos preciosos no campeonato.

Com esta queda, o que parecia ser a discussão pelo quarto lugar passou a ser pelo terceiro. Essa discussão envolveu Axel Bassani e Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), com o norte-irlandês a inicialmente levar a melhor, mas viria a ser ultrapassado pelo irreverente Bassani e a partir daí, e de forma progressiva, o italiano foi abrindo uma margem de segurança para se manter livre dos ataques de Rea, conseguindo então o primeiro pódio em solo italiano e o primeiro na temporada 2023 de Superbike.

Com este conjunto de resultados temos Alvaro Bautista cada vez mais líder, agora com 298 pontos, Toprak Razgatlioglu reforça a segunda posição somando 212 pontos, e Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon), que nesta ronda de Misano esteve mais discreto, mantém o terceiro lugar com um total de 150 pontos.

A sexta ronda da temporada será em Donington Park entre os dias 30 de junho e 2 de julho.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!