SBK 2023 Portimão – Primeiro dia bem quente na “montanha russa” algarvia!

sbk

Arrancou esta sexta-feira a ronda portuguesa do Mundial Superbike. O Autódromo Internacional do Algarve presenteou os pilotos das categorias SBK, Supersport e Supersport 300 com um dia bem quente de fim de verão, tendo Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) sido o mais rápido na classe principal, Jorge Navarro (Ten Kate Yamaha) o melhor nas SSP, enquanto na categoria SSP 300 foi Jose Luis Gonzalez (Accolade Smrz Racing BGR) a dominar. Destaque ainda para as presenças dos portugueses Dinis Borges (Rame Moto Racing) e de Tomás Alonso (Quaresma Racing Team) na classe mais pequena.

Nas Superbike, e num dia em que Axel Bassani confirmou a mudança da Motocorsa Ducati para a Kawasaki Racing Team em 2024 ocupando assim o lugar de Jonathan Rea que sai para a Pata Yamaha Prometeon, foi Alvaro Bautista a ditar a sua lei.

O campeão, que poderá revalidar o título nesta ronda do Mundial SBK em Portimão, levou a sua Ducati Panigale V4 R até ao topo da tabela de tempos combinados das duas sessões de treinos de hoje. Bautista rodou em 1m40.476s e viu Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) a ser apenas 9º.

Leia também – SBK 2023 Portimão: O guia completo e horários

sbkEste arranque da batalha pelo título SBK começa assim com vantagem para Alvaro Bautista.

Nas Superbike, destaque para as prestações de Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW), que foi dos poucos a conseguir rodar no segundo 40. O americano da equipa independente ficou a menos de três décimas de Bautista, estando assim com muito mérito, pelo menos para já, como o segundo mais rápido em pista.

O “pódio” deste primeiro dia de ação na “montanha russa” algarvia ficou para Michael Ruben Rinaldi, com o companheiro de equipa de Bautista a conseguir encontrar o seu melhor ritmo na sessão de treino da tarde, ascendendo à 3ª posição dos tempos combinados.

sbkNas Supersport, e com Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) a gerir de certa forma as expectativas neste arranque de ronda em Portimão em que pode sagrar-se campeão, o mais veloz em pista foi o espanhol Jorge Navarro.

O antigo piloto do Mundial de Velocidade, levou a sua Yamaha R6 preparada pela bem conhecida equipa neerlandesa Ten Kate a rodar no Autódromo Internacional do Algarve em 1m43.849s, batendo Yari Montella (Barni Spark Racing Team) por 0.029s, e com Bulega a colocar a sua Panigale V2 em terceiro a apenas 0.034s de Navarro.

Nas Supersport os ritmos deixam antever que será uma luta muito interessante pelas melhores posições.

Já nas Supersport 300, e com o líder da classificação Jeffrey Buis (MTM Kawasaki) a fechar o primeiro dia em 6º a mais de meio segundo do mais veloz em pista, a honra de liderar a tabela de tempos combinados coube a Jose Luis Gonzalez, que se superiorizou a Loris Veneman (MTM Kawasaki) por pouco mais de uma décima, enquanto o terceiro mais rápido foi Mirko Gennai (Team BrCorse).

Porém, nesta categoria Supersport 300, as nossas atenções estiveram centradas em mais uma participação portuguesa. E a duplicar!

Os pilotos Dinis Borges, recentemente coroado campeão nacional desta categoria, e Tomás Alonso, que já foi campeão nacional de SSP 300 por três vezes consecutivas antes de perder esse título para o compatriota esta temporada, marcaram presença nos treinos desta sexta-feira de Mundial SBK em Portimão.

No primeiro treino coube a Tomás Alonso ser o melhor dos dois lusos ao terminar a sessão matinal com o 24º tempo, enquanto Dinis Borges ficou com o 30º, sendo que ambos os pilotos viram voltas canceladas devido a bandeiras amarelas, e Dinis Borges inclusivamente viu uma volta rápida ser anulada por exceder os limites do AIA.

Na sessão da tarde a situação da dupla de pilotos portugueses foi totalmente oposta.

Dinis Borges / Foto: Victor Schwantz Barros

Dinis Borges ao rodar em 1m56.773s melhorou significativamente o que era então o seu registo anterior, ficando com o 19º tempo nas tabelas de tempos combinados. Já Tomás Alonso não registou qualquer tempo nesta sessão da tarde, pelo que o seu registo da manhã – 1m57.856s – é o único que conta para classificação e Alonso ocupa para já o 30º lugar.

Refira-se que, de acordo com o que conseguimos apurar, Tomás Alonso sofreu de problemas na caixa de velocidades da sua Kawasaki Ninja 400, e por essa razão não conseguiu rodar da parte da tarde.

Tomás Alonso / Foto: Victor Schwantz Barros

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. A não perder!