SBK 2023 Portimão – Tomás Alonso estreia-se a pontuar nas Supersport 300!

Tomás Alonso termina em 12º nas Supersport 300 na primeira corrida em Portimão e estreou-se a pontuar no mundial. Dinis Borges foi 21º.

tomás alonso
Foto: Victor Schwantz Barros

A passagem este fim de semana do Mundial Superbike pelo Autódromo Internacional do Algarve é particularmente interessante para os fãs portugueses, pois nesta ronda portuguesa, a penúltima da temporada para as categorias SBK e Supersport e a última para a Supersport 300, temos a oportunidade de ver em ação frente aos melhores do mundo uma dupla de pilotos portugueses: Tomás Alonso (Quaresma Racing Team) e Dinis Borges (Rame Moto Racing).

Com os dois pilotos lusos aos comandos da Kawasaki Ninja 400, e com um profundo conhecimento dos segredos do traçado perto de Portimão, esta participação como “wildcard” na ronda portuguesa na categoria Supersport 300 tem como grande interesse para ambos a possibilidade de somarem pontos nesta temporada 2023.

Até agora, apenas o recém-coroado campeão nacional SSP 300, Dinis Borges, tinha conseguido pontuar no mundial. Porém, o três vezes campeão nacional da categoria, Tomás Alonso, acabado de se estrear no pódio do ESBK, apareceu em Portimão cheio de vontade de também levar as cores nacionais até aos lugares pontuáveis.

tomás alonso
Foto: Victor Schwantz Barros

Na corrida 1 das Supersport 300, disputada na tarde deste sábado no AIA, Tomás Alonso, depois de ter sentido problemas técnicos na sua Kawasaki no primeiro dia (caixa de velocidades) que o impediram de participar na segunda sessão de treinos, ultrapassou essas dificuldades e finalmente quebrou o enguiço.

O piloto da Quaresma Racing Team conseguiu fechar a corrida 1 das SSP 300 na 12ª posição, um resultado que permite agora que Tomás Alonso também conste na lista de pilotos que pontuaram esta temporada, tornando-se assim no segundo piloto português a conseguir tal feito.

Este resultado deixa-o com 4 pontos somados, e Tomás Alonso terá ainda uma nova oportunidade na corrida final de domingo para repetir o feito.

tomás alonso
Foto: Victor Schwantz Barros

Para Dinis Borges, a primeira corrida do fim de semana foi mais complicada. O novo campeão nacional levou a sua Kawasaki até à 21ª posição final. Tal como o compatriota, o piloto de Sintra vai procurar pontuar no Mundial Supersport 300 na derradeira corrida do ano.

Aguardamos pelas declarações dos dois pilotos portugueses para entender melhor o que se passou com ambos nesta corrida 1 das Supersport 300 que acompanham a visita do Mundial Superbike a Portimão, numa ronda decisiva.

E dizemos decisiva pois o título mundial SSP 300 está em discussão até ao fim. O líder da classificação, Jeffrey Buis (MTM Kawasaki) foi penalizado com “long lap”, pelo que o 8º lugar na corrida de sábado no traçado algarvio teve o condão de adiar a conquista do título para domingo.

A corrida foi mesmo encurtada em uma volta, quando na última das 12 voltas previstas o piloto Jose Manuel Osuna Saez (Deza-Box 77 Racing Team) sofreu uma queda mais aparatosa na curva 4 do Autódromo Internacional do Algarve, obrigando a Direção de Corrida a dar por terminada a corrida com bandeiras vermelhas.

O piloto viria a ser diagnosticado com fraturas nas costelas e clavícula, para além de uma contusão no peito, tendo de visitar o hospital para mais exames e tratamento.

Quanto à vitória nas SSP 300, a honra ficou para Mirko Gennai (Team BrCorse), logo seguido do companheiro de equipa Marco Gaggi, e com o outro candidato ao título, Jose Luis Perez Gonzalez (Accolade Smrz Racing BGR) a ser terceiro e assim a somar os pontos suficientes para impedir o neerlandês Buis de celebrar já hoje o título.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!