Na Austrália os pilotos e equipas das categorias Superbike e Supersport do Mundial Superbike estão a realizar uma derradeira sessão de teste oficial antes do arranque da temporada 2023 de SBK, que acontece já no próximo fim de semana de 24 a 26 de fevereiro, precisamente no circuito de Phillip Island onde hoje cumpriu o primeiro de dois dias de teste.
Com muita atividade em pista, um dos pontos de destaque ao longo do primeiro dia de teste do Mundial SBK em Phillip Island foi a presença de animais em pista.
As bandeiras vermelhas tiveram de ser mostradas nada menos do que cinco vezes ao longo do dia, interrompendo os trabalhos que os pilotos estavam a realizar. Desta vez os culpados pela situação foram gansos que decidiram ver de perto, muito perto, os pilotos das SBK e SSP a rodar em pista.
Uma situação perigosa, que desta vez não causou qualquer queda, mas que obrigou a interromper o primeiro dia de teste por cinco vezes.
Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) não deixou de comentar a presença de animais em pista, com o campeão em título a referir que “O problema é se acontece nas corridas. Aqui, em Phillip Island, é assim com cangurus, e tudo o mais. Não é fácil neste circuito. É um circuito lindo, mas com muitos animais quando estamos em pista”.
Claro que para além dos gansos, tivemos em ação no asfalto do traçado australiano os pilotos das SBK.
Nesse aspeto, o mais rápido em pista no primeiro dia de teste oficial foi o vice-campeão Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK), que apesar de uma queda já nos minutos finais em pista na sessão da manhã, com o piloto a cair com a sua Yamaha R1 na curva 10.
Ainda assim, Razgatlioglu regressou em força na parte da tarde, rodando em 1m30.674s, aproveitando compostos mais duros que a Pirelli disponibiliza para o abrasivo circuito australiano, um tempo suficiente para bater Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati), com o italiano a ser menos de uma décima mais lento do que o piloto da Yamaha e inclusivamente a bater o seu companheiro de equipa Alvaro Bautista.
Na tabela de tempos deste primeiro dia encontramos ainda em destaque o norte-irlandês Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), que sabe já que a nova Ninja ZX-10RR já foi homologada para competir e por isso dará à equipa japonesa e a Rea novos argumentos para batalhar com Toprak Razgatlioglu e Alvaro Bautista. O antigo campeão de SBK foi o quarto mais veloz em pista, 0,215s mais lento do que Toprak.
Entre os pilotos independentes, destaca-se Philipp Oettl (Team GoEleven), que terminou com o 6º tempo, enquanto o melhor “rookie” foi o piloto local, Remy Gardner (GYTR Yamaha), que continua a mostrar-se bem-adaptado à sua moto derivada de um modelo de produção depois de muitos anos a competir em protótipos e, nomeadamente, ter estado durante uma temporada em MotoGP, sem grandes razões para se recordar desse ano de 2022.
Nas Supersport, o piloto mais rápido em pista foi Nicolò Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP), que com um melhor tempo de 1m33.527s consegue bater por mais de duas décimas o seu compatriota Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha), que viu ainda Oli Bayliss (Barni Spark Racing) fechar o “pódio” do primeiro dia dos pilotos das Supersport em Phillip Island.
Top 3 das Superbike no 1º dia de teste
1 – Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) 1m30.674s
2 – Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati) +0.099s
3 – Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) +0-134s
Top 3 das Supersport no 1º dia de teste
1 – Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) 1m33.527s
2 – Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha) +0.216s
3 – Oli Bayliss (Barni Spark Racing Team) +0.576
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par dos mais recentes resultados do Mundial Superbike e todas as novidades deste campeonato mundial. A não perder!