Está finalizada a pré-temporada para o Mundial Superbike, com a realização de dois dias de teste oficial no circuito de Phillip Island, traçado que dentro de três dias irá acolher a ronda de abertura de SBK e das Supersport também.
Depois de ter visto Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) liderar a tabela de tempos do primeiro dia, no segundo dia foi a vez do campeão em título, Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) ascender ao topo da lista. O piloto espanhol não deixou para os últimos minutos a procura de uma volta rápida, e mesmo antes da paragem para almoço registou uma volta em 1m30.272s.
Desta forma, o piloto da Ducati Panigale V4 R deu por encerrada a sua pré-temporada no que respeita a “time attack”, aproveitando a parte da tarde do teste de Phillip Island que o Mundial SBK realizou esta semana para trabalhar no ritmo de corrida e entender melhor o desgaste dos pneus Pirelli no abrasivo asfalto australiano.
Com Razgatlioglu a preferir resguardar-se para o fim de semana de competição que se aproxima rapidamente – o piloto turco não melhorou o seu registo do primeiro dia e fecha assim com o 4º tempo este teste –, a Pata Yamaha Prometeon acabou por ver o seu segundo piloto, o italiano Andrea Locatelli, colocar a YZF-R1 #55 na segunda posição da tabela de tempos e a menos de uma décima do tempo de Bautista.
Seguiu-se outra Ducati Panigale V4 R da equipa Aruba.it, a de Michael Ruben Rinaldi, o italiano que assume que Bautista é o melhor piloto do Mundial SBK, mas que tem ainda assim esperanças de poder lutar pelo título até ao fim nesta temporada 2023.
O quarto tempo ficou, como já referimos, na posse de Toprak Razgatlioglu, que aproveitou este segundo dia de teste das SBK em Phillip Island para sair para a pista e realizar várias voltas consecutivas, tudo na procura do melhor ritmo de corrida e para tentar perceber como é que a renovada Yamaha YZF-R1 desgasta os pneus.
Já Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), que voltou a sofrer quedas sem consequências físicas de maior, melhorou o seu ritmo, mas a sua melhor volta apenas permitiu ao norte-irlandês garantir o 5º melhor tempo após os dois dias de teste, na frente de um surpreendente Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha), que foi o melhor dos pilotos independentes, com o campeão das Supersport a iniciar em boa forma a sua aventura na classe SBK.
Num dia em que vários pilotos caíram, como aconteceu num incidente conjunto entre Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) e Axel Bassani (Motocorsa Racing), com os dois pilotos a serem obrigados a visitar o centro médico do circuito depois de uma queda que levou à interrupção da sessão de teste, ou ainda Xavi Vierge que destruiu quase por completo uma das motos do Team HRC, destaque também para as aparentes dificuldades das BMW Motorrad M 1000 RR, quer as oficiais de Michael van der Mark ou Scott Redding, como as independentes Bonovo Action BMW de Garrett Gerloff e Loris Baz, que não conseguem entrar no “top 10” numa temporada onde a marca alemã aposta forte.
Supersport
Nas “seiscentos”, que este ano voltam a contar com a presença de uma equipa Honda com CBR 600 RR, e com 60 voltas realizadas neste segundo dia de teste, o mais forte continua a ser Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati), que depois de ser o melhor no dia anterior hoje voltou a repetir a dose, inclusivamente rodando abaixo do atual recorde de corrida.
Bulega com uma volta em 1m32.781s deixa um sério aviso aos rivais, sendo que o mais próximo de si continua a ser Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha), mas a quase meio segundo, seguindo-se no final do dia o turco Can Oncu (Kawasaki Puccetti).
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