SBK 2023 – Resultados finais do teste de Phillip Island

Alvaro Bautista finaliza o derradeiro teste oficial com o melhor tempo. Dentro de três dias começa a temporada 2023 do Mundial SBK.

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Está finalizada a pré-temporada para o Mundial Superbike, com a realização de dois dias de teste oficial no circuito de Phillip Island, traçado que dentro de três dias irá acolher a ronda de abertura de SBK e das Supersport também.

Depois de ter visto Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) liderar a tabela de tempos do primeiro dia, no segundo dia foi a vez do campeão em título, Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) ascender ao topo da lista. O piloto espanhol não deixou para os últimos minutos a procura de uma volta rápida, e mesmo antes da paragem para almoço registou uma volta em 1m30.272s.

Desta forma, o piloto da Ducati Panigale V4 R deu por encerrada a sua pré-temporada no que respeita a “time attack”, aproveitando a parte da tarde do teste de Phillip Island que o Mundial SBK realizou esta semana para trabalhar no ritmo de corrida e entender melhor o desgaste dos pneus Pirelli no abrasivo asfalto australiano.

sbkCom Razgatlioglu a preferir resguardar-se para o fim de semana de competição que se aproxima rapidamente – o piloto turco não melhorou o seu registo do primeiro dia e fecha assim com o 4º tempo este teste –, a Pata Yamaha Prometeon acabou por ver o seu segundo piloto, o italiano Andrea Locatelli, colocar a YZF-R1 #55 na segunda posição da tabela de tempos e a menos de uma décima do tempo de Bautista.

Seguiu-se outra Ducati Panigale V4 R da equipa Aruba.it, a de Michael Ruben Rinaldi, o italiano que assume que Bautista é o melhor piloto do Mundial SBK, mas que tem ainda assim esperanças de poder lutar pelo título até ao fim nesta temporada 2023.

sbkO quarto tempo ficou, como já referimos, na posse de Toprak Razgatlioglu, que aproveitou este segundo dia de teste das SBK em Phillip Island para sair para a pista e realizar várias voltas consecutivas, tudo na procura do melhor ritmo de corrida e para tentar perceber como é que a renovada Yamaha YZF-R1 desgasta os pneus.

Já Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), que voltou a sofrer quedas sem consequências físicas de maior, melhorou o seu ritmo, mas a sua melhor volta apenas permitiu ao norte-irlandês garantir o 5º melhor tempo após os dois dias de teste, na frente de um surpreendente Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha), que foi o melhor dos pilotos independentes, com o campeão das Supersport a iniciar em boa forma a sua aventura na classe SBK.

Num dia em que vários pilotos caíram, como aconteceu num incidente conjunto entre Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) e Axel Bassani (Motocorsa Racing), com os dois pilotos a serem obrigados a visitar o centro médico do circuito depois de uma queda que levou à interrupção da sessão de teste, ou ainda Xavi Vierge que destruiu quase por completo uma das motos do Team HRC, destaque também para as aparentes dificuldades das BMW Motorrad M 1000 RR, quer as oficiais de Michael van der Mark ou Scott Redding, como as independentes Bonovo Action BMW de Garrett Gerloff e Loris Baz, que não conseguem entrar no “top 10” numa temporada onde a marca alemã aposta forte.

Supersport

Nas “seiscentos”, que este ano voltam a contar com a presença de uma equipa Honda com CBR 600 RR, e com 60 voltas realizadas neste segundo dia de teste, o mais forte continua a ser Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati), que depois de ser o melhor no dia anterior hoje voltou a repetir a dose, inclusivamente rodando abaixo do atual recorde de corrida.

Bulega com uma volta em 1m32.781s deixa um sério aviso aos rivais, sendo que o mais próximo de si continua a ser Stefano Manzi (Ten Kate Yamaha), mas a quase meio segundo, seguindo-se no final do dia o turco Can Oncu (Kawasaki Puccetti).

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