SBK 2024 – Aldi Satya Mahendra sagra-se campeão das Supersport 300

Aldi Satya Mahendra é o novo campeão de Supersport 300 e faz história tornando-se no primeiro indonésio campeão mundial.

Aldi Satya Mahendra

A Indonésia acaba de entrar para a história dos campeonatos mundiais de Velocidade, pois Aldi Satya Mahendra (Team BrCorse) garantiu esta tarde no circuito Jerez Ángel Nieto o título na categoria Supersport 300 que integra o Mundial Superbike.

Nuna antes um piloto indonésio tinha alcançado um título mundial neste tipo de provas, e Aldi Satya Mahendra sagra-se campeão em grande estilo, após uma corrida final das Supersport 300 que, como sempre, foi emotiva até ao fim e com incerteza sobre quem seria o vencedor.

Com uma vantagem de 22 pontos sobre Loris Veneman e com apenas 25 pontos a somar no máximo este domingo na Corrida 2, o indonésio de 18 anos sabia que apenas um desastre completo lhe tiraria o ambicionado título SSP300. Se fosse 12º ou melhor na corrida final, seria campeão, independentemente do resultado do seu rival.

A corrida foi imprópria para cardíacos, com inúmeras e constantes trocas de posição entres os mais de dez pilotos que criaram um grupo compacto que lutava pelas posições de pódio.

Aldi Satya Mahendra adotou sempre uma postura mais de expectativa, mas sem deixar escapar os pilotos da frente, e no final conseguiu cruzar a meta imediatamente atrás de Veneman, na 6ª posição. A vitória ficou para Julio Gonzalez (Kove Racing Team), Antonio Torres foi segundo e a segunda moto da Kove, pilotada por Marc Garcia fechou o pódio.

Para o piloto indonésio o foco estava em garantir o título das Supersport 300, o que conseguiu.

Mahendra é o segundo piloto que vem do Troféu Yamaha R3 bLU cRU a conseguir este título depois de Alvaro Diaz também o ter feito. Com uma carreira que se iniciou quando tinha apenas 9 anos de idade no campeonato nacional da Indonésia em 2015, em 2019 já Aldi Satya Mahendra estava a competir a nível internacional no Asia Road Racing Championship.

Desse campeonato ‘saltou’ para o Troféu Yamaha R3 bLU cRU em 2023, tendo de imediato deixado a sua marca como um dos talentos a emergir nesta competição monomarca. Na terceira corrida estava no pódio pela primeira vez, e na terceira ronda, em Misano, estava a vencer pela primeira vez.

Nesse mesmo ano estreou-se como “wildcard” no Mundial Supersport 300. E sublinhando o seu talento com performances em pista, surpreendeu tudo e todos ao vencer a Corrida 2 em Most!

Não chegou a conquistar, por muito pouco, o Troféu Yamaha R3 bLU cRU, mas isso não o impediu de entrar em 2024 no Mundial Supersport 300. A consistência do piloto indonésio deu os seus frutos, um pódio na penúltima ronda em Aragão deixou-o bem encaminhado rumo ao título, e em Jerez o simpático jovem indonésio fez os resultados que lhe permitem agora entrar para a história do seu País, e também desta categoria.

A Yamaha já informou que no seguimento do processo de crescimento de jovens talentos que se iniciam na R3 bLU cRU, Aldi Satya Mahendra vai agora passar para as Supersport integrando uma equipa que terá apoio da casa de Iwata e será um dos pilotos a competir aos comandos da nova Yamaha R9 que este fim de semana foi revelada no seu formato de competição no circuito de Jerez.

Em reação a esta conquista incrível, Aldi Satya Mahendra refere que “Era o meu sonho desde criança. Via o meu irmão (Galang Hendra Pratama) a competir e apenas queria juntar-me a ele, queria ser como ele. Entrei na bLU cRU e o resto é história. Agora sou campeão Supersport 300 e o primeiro indonésio de sempre a ser campeão mundial. Um grande agradecimento aos meus amigos, família, fãs e, claro, à minha equipa BrCorse. Obrigado à Yamaha Racing por acreditarem em mim enquanto eu salto para as Supersport no próximo ano com a R9”.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!