A temporada 2024 do Mundial Superbike começou da melhor forma, com o sempre espetacular circuito de Phillip Island a acolher a primeira ronda do ano. Nas SBK, e com os principais favoritos ao título a revelarem dificuldades inesperadas, tem sido o “rookie” Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) a surpreender com excelentes prestações.
Para além de ter conseguido ser o mais rápido em qualificação, ao bater todos os rivais na Superpole que se realizou antes da Corrida 1, conseguindo ser o primeiro estreante nas SBK a conseguir a “pole position” na sua primeira qualificação desde Ben Spies em 2009, o campeão em título das Supersport confirmou em corrida a sua rapidez perante rivais que nunca desistiram.
Nesta Corrida 1 em Phillip Island, e a concretizar um regresso à competição após uma longa paragem de quatro anos, Andrea Iannone (Team GoEleven) não quis deixar passar a oportunidade de surpreender ainda mais do que já tinha, ao ter sido 2º na Superpole.
Assim que os semáforos se apagaram, ‘The Maniac’ e a sua Ducati Panigale V4 R amarela saltaram para a liderança, com o antigo piloto de MotoGP a garantir o “holeshot”.
Alex Lowes (Kawasaki Racing Team), que depois de ser o mais rápido no primeiro dia na Austrália viu os pilotos italianos saltarem para o topo da tabela de tempos, não quis deixar os rivais escapar. O britânico rapidamente passou ao ataque, conseguindo mesmo assumir a liderança ainda na primeira volta.
Uma liderança de pouca duração, pois Iannone recuperou essa posição logo na primeira, e rapidíssima, curva 1 do circuito de Phillip Island.
Mais atrás, um grupo de vários pilotos estava a lutar pelo pódio. Entre eles Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati). O bicampeão de Superbike estava a ter até então um fim de semana muito complicado – recordamos que este ano tem a sua moto com peso extra devido às novas regras de peso combinado, mas também por ainda estar algo “tocado” de uma lesão antiga –, a qualificação não foi brilhante (9º), mas um excelente arranque deixou-o na luta do pódio nesta Corrida 1.
Porém, Bautista levou longe demais o seu esforço, e na quarta volta uma queda acabou por deixar o espanhol arredado da batalha principal pela vitória e pódio. Eventualmente o bicampeão em título viria a regressar à pista, cruzando a meta em 15º, ainda assim melhor do que Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha), que de uma estreia que queria que fosse de sonho está a viver um pesadelo com a sua R1, tendo fechado a Corrida 1 das SBK em 17º.
Até ao momento do “pit stop” obrigatório (troca de pneu devido ao asfalto demasiado abrasivo e por questões de segurança dos pilotos) os pilotos do grupo da frente estavam em constantes trocas de posição. Essa paragem obrigatória nas boxes teria de ser feita entre as voltas 9 e 11.
Os primeiros a parar foram Bulega, Iannone, Alex Lowes, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK), Jonathan Rea e Alvaro Bautista. Bulega, que estava na liderança antes da entrada para troca do pneu na sua Ducati Panigale V4 R, conseguiu manter essa posição após regresso à pista.
A partir desse momento não mais foi verdadeiramente incomodado pelos rivais, e com isso alcançou uma fantástica vitória na sua primeira corrida na categoria SBK.
Desde Alvaro Bautista em 2019, também em Phillip Island, que nenhum “rookie” conseguia alcançar a vitória na sua primeira corrida em Superbike. Nicolò Bulega fica também creditado com o facto de ser o primeiro piloto a conseguir vencer duas corridas consecutivas de classes diferentes no Mundial Superbike: venceu nas SSP em Jerez no final da temporada passada a Corrida 2, e vence agora a Corrida 1 de SBK em Phillip Island. Torna-se também apenas no terceiro piloto italiano a conseguir vencer na sua estreia. Os outros dois são Max Biaggi e Davide Tardozzi.
O pódio da Corrida 1 ficou completou com outros dois pilotos italianos. Andrea Locatelli e a sua Yamaha R1 batalharam por entre o grupo de pilotos da frente, ascendendo de 6º a 2º, depois de optar por esperar até à última volta possível para entrar na box e realizar a troca de pneu.
Já Andrea Iannone, que depois de quatro anos parado e totalmente afastado de qualquer competição de motociclismo devido a um caso de doping, parece que continua igual a si mesmo, e apaixonou os fãs do Mundial Superbike e todos os que marcaram presença em Phillip Island ao mostrar aquela ferocidade que já tinha mostrado durante a sua passagem em MotoGP.
‘The Maniac’ perdeu algum tempo na volta de regresso à pista depois do “pit stop”, foi obrigado a batalhar de forma mais “acesa” com Alex Lowes e Toprak Razgatlioglu, e viria mesmo a conseguir o 3º lugar cruzando a meta com uma diferença de 2 segundos para o compatriota Nicolò Bulega.
Pela primeira vez desde 1993 assistimos a um pódio totalmente ocupado por pilotos italianos e, mais do que isso, tendo em conta o que vimos acontecer nas últimas temporadas, o trio de favoritos ao título – Bautista, Razgatlioglu e Rea – não está no pódio pela primeira vez desde a ronda de Portimão em 2021.
O “Top 5” ficou completo com Alex Lowes e Toprak Razgatlioglu, por esta ordem, pese embora o piloto turco da BMW Motorrad tenha mesmo cruzado a meta da Corrida 1 na quarta posição.
Porém, uma infração no tempo de troca de pneus, acabou por levar a uma penalização de 1.225s acrescentados ao seu tempo final, e por isso Toprak acabou por descer para 5º na sua estreia com a moto alemã.
Neste segundo dia de ação em Phillip Island no Mundial Superbike, destaque ainda para que Nicolò Bulega passa a ser o detentor dos recordes do traçado australiano na categoria SBK: 1m27.916s (recorde de “pole position” e recorde absoluto) e 1m28.564s (recorde de volta mais rápida em corrida).
Superbike Corrida 1 Phillip Island – resultados
1 – Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati)
2 – Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha)
3 – Andrea Iannone (Team GoEleven)
4 – Alex Lowes (Kawasaki Racing Team)
5 – Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK)
6 – Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha)
7 – Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK)
8 – Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team)
9 – Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW)
10 – Xavi Vierge (Team HRC)
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