Depois do trio de portugueses que marcou presença na passagem do Mundial Superbike (SBK) no Circuito do Estoril, na última, e muito emotiva, ronda da temporada 2024 temos a presença de dois portugueses no circuito Jerez Ángel Nieto: Ivo Lopes nas Superbike e Tomás Alonso nas Supersport 300.
Para Ivo Lopes e Tomás Alonso esta visita ao Mundial SBK não é uma estreia, em particular no que diz respeito ao mais experiente Ivo Lopes, que está na sua quinta participação este ano, sempre a convite da Petronas MIE Honda Racing.
E o facto de estarem num circuito que ambos conhecem bem, é sempre um detalhe a ter em conta, e que lhes permitirá sonhar com corridas positivas e, espera-se, que terminem com os dois a pontuar nas respetivas categorias.
Neste primeiro dia do Mundial SBK em Jerez, Ivo Lopes sentiu mais dificuldades para acertar com a sua Honda CBR1000RR-R Fireblade. O piloto natural da Amadora teve de ajustar toda a eletrónica da sua moto para o traçado andaluz, e isso apresentou dificuldades adicionais.
Ainda assim, Ivo Lopes foi capaz de evoluir no que diz respeito aos seus tempos pessoais, fechando o dia com o 25º tempo entre as Superbike. Já depois de terminada a atividade em pista, eis o que disse o piloto português da Petronas MIE Honda Racing em reação ao primeiro dia:
“Não melhorei muito hoje porque estamos basicamente a começar do zero em termos de eletrónica. Mas, de uma forma geral, não foi tão mau, apenas precisamos de mais tempo em pista. Estou a perder demasiado tempo na reta e preciso perceber o porquê, mas o feeling é OK e o ritmo está bom. A nossa performance melhorou no TL2 e consegui completar uma saída de 14 voltas e fazer o meu melhor tempo à 12ª. O grupo não está demasiado distante, por isso apenas precisamos de continuar a trabalhar no treino amanhã para encontrar mais qualquer coisa”.
Já Tomás Alonso (Pons Motorsport Italika) conseguiu fechar em tom significativamente mais positivo este primeiro dia em Jerez. Líder das Supersport 300 no campeonato espanhol ESBK, o piloto de Odivelas atravessa um momento de confiança. E isso acaba por se notar no que faz em pista aos comandos da sua Kawasaki Ninja 400.
Abriu com o 17º tempo no Treino Livre da manhã, e depois aumentou o ritmo da parte da tarde. Na qualificação Superpole, Tomás Alonso conseguiu parar o cronómetro no que foi a sua melhor volta em 1m52.838s. Conseguiu melhorar nove décimas de uma sessão para a outra, e com isso o 15º lugar na grelha de partida é seu.
Em reação a esta performance muito positiva nesta visita ao Mundial SBK e à categoria Supersport 300, Tomás Alonso refere que “Hoje de manhã correu bem, conseguimos fazer boas voltas. A minha última corrida tinha sido há um mês, portanto foi bom para poder voltar a ganhar algum ritmo. Já à tarde na Superpole, qualificámos bem, fiquei em 15º e estamos dentro dos mesmos tempos dos pilotos da frente, portanto estou contente com isso. Na última volta vinha a melhorar bastante, provavelmente com um tempo para estar dentro do Top 10, mas uma queda impossibilitou isso. Mas não é desculpa, estamos fortes, sei do que sou capaz, eu estou confiante e a equipa também. Temos tudo alinhado para a corrida amanhã e fazer um bom resultado”.
Quanto ao que vai acontecer no sábado em Jerez, o Mundial SBK tem um dia bastante completo. Ivo Lopes vai realizar a qualificação Superpole e depois terá ainda a Corrida 1, enquanto Tomás Alonso vai cumprir a primeira de duas corridas este fim de semana.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!