Conforme se esperava, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) não desperdiçou a oportunidade de conquistar o título do Mundial Superbike (SBK) de 2024, logo na Corrida 1 da ronda de Jerez.
O piloto turco sabia que as contas do título lhe eram muito favoráveis nesta batalha que travou com o “rookie” Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) até ao fim. E mesmo tendo visto o seu rival vencer a Corrida 1 das Superbike em Jerez, a verdade é que Toprak Razgatlioglu pilotou a sua BMW M 1000 RR de forma ‘cerebral’, para garantir um merecido título de SBK.
Este é o segundo título de SBK a ter a assinatura de Toprak Razgatlioglu, recordamos que foi campeão em 2021 com a Yamaha. E é o coroar de uma temporada onde o piloto turco optou por mudar por completo o rumo da sua carreira, assumindo em pista a liderança do projeto da BMW Motorrad neste campeonato, e levando a M 1000 RR às vitórias de forma muito consistente.
Essa consistência de vitórias, mesmo sem esquecer o assustador acidente que sofreu em Magny-Cours, que o deixou fora de ação várias corridas e acabou por ajudar a trazer a luta pelo título até Jerez colocando algumas dúvidas sobre uma situação que parecia garantida, foi o principal fator que permitiu a Toprak Razgatlioglu tornar-se pela segunda vez como o ‘Rei’ das Superbike.
O feito do piloto turco, com a presença do ‘estado-maior’ da marca que não quis faltar à festa em Jerez, torna-se ainda mais relevante tendo em conta o historial da BMW Motorrad neste campeonato que utiliza motos derivadas de modelos de produção.
A marca germânica há muito que procurava o título nas Superbike, inicialmente com a S 1000 RR quando se estrearam em 2009 (pilotos eram Troy Corser e Ruben Xaus), e mais recentemente com a M 1000 RR, moto que evoluiu muito nas últimas temporadas, mas principalmente que se tornou na ‘arma’ perfeita para Toprak Razgatlioglu colecionar vitórias e, em derradeira análise, sagrar-se campeão de Superbike 2024.
É um momento que ficará para a história não só do campeonato, como também para a BMW Motorrad. Através da sua equipa oficial ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, conseguem garantir o primeiro título da história com as cores alemãs, e colocam a M 1000 RR no topo deste campeonato.
Refira-se que esta conquista histórica tem também um ‘sabor’ português. Isto porque Vítor Neves é um dos técnicos que ajuda a preparar a M 1000 RR que agora ostenta o #1. E este título é então também um pouco seu.
Quanto à Corrida 1, e para além da vitória de Nicolò Bulega, o título conquistado por Toprak Razgatlioglu, e Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha), destaque para a presença do piloto português Ivo Lopes (Petronas MIE Honda Racing).
Ivo Lopes procurava aqui em Jerez conseguir manter a boa forma revelada na ronda anterior no Estoril, nomeadamente queria pontuar.
Mas o 20º lugar não lhe permitiu somar esses tão ambicionados pontos, sendo que o piloto da Amadora vai ainda ter as corridas de domingo para tentar a sua sorte no que a esse objetivo diz respeito.
Por último, uma referência à conquista do título de Construtores por parte da Ducati, que mais uma vez, e pelo terceiro ano consecutivo, vê os pilotos que competem aos comandos da Panigale V4 R conseguirem somar mais pontos que os pilotos dos fabricantes rivais, e dessa forma a casa de Borgo Panigale sagra-se campeã.
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