SBK 2024 M. Cours – Ivo Lopes cai na Corrida 1 que teve Michael van der Mark como vencedor

Ivo Lopes não evitou uma queda e desistência na Corrida 1 do Mundial SBK em Magny-Cours. Michael van der Mark deu a vitória à BMW Motorrad.

ivo lopes

Foi uma Corrida 1 do Mundial Superbike em Magny-Cours repleta de incidências desde a primeira volta. Com as condições climatéricas (chuva) a obrigarem os pilotos de SBK a arriscar nos pneus escolhidos para a primeira corrida do fim de semana, a prova francesa foi uma autêntica luta pela sobrevivência e onde tivemos a presença do Ivo Lopes.

O piloto português, novamente recrutado pela Petronas MIE Racing Honda para substituir um piloto lesionado, neste caso Adam Norrodin, está a ter um fim de semana recheado de novas experiências neste que é um campeonato onde o #75 deseja estar há muitos anos e no qual tem vindo a competir de forma intermitente.

Ivo Lopes, que para além de continuar a sua adaptação aos pneus Pirelli, à Honda CBR1000RR-R Fireblade, tem ainda de descobrir os segredos do circuito francês de Magny-Cours, que até aos primeiros treinos era uma novidade absoluta para o campeão espanhol e português de Velocidade.

Com tantas coisas novas, naturalmente os resultados de Ivo Lopes são o ponto menos importante, mas ainda assim são os resultados que ficam na memória. A qualificação Superpole terminou com o piloto da Petronas MIE Racing Honda a garantir o 20º lugar na grelha de partida.

ivo lopes

A Corrida 1 deste sábado, conforme referimos, foi bastante complicada devido às condições de aderência, com pilotos a arriscarem manter os pneus slick pese embora a chuva começasse a aparecer com mais força em determinados pontos do circuito Magny-Cours, e outros a optarem por pneus intermédios.

A corrida de Ivo Lopes, infelizmente, não durou muito. Logo à segunda volta das 21 para cumprir, o piloto português não evitou uma queda na curva 17 e acabou aí a sua participação na Corrida 1 do Mundial Superbike em Magny-Cours. Um final inglório, mas que não tira mérito ao esforço que o piloto da Amadora tem vindo a fazer nesta sua participação no mundial.

Quanto aos pilotos que disputam a frente do campeonato, e com Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) ausente das corridas em Magny-Cours devido a lesão em resultado da assustadora queda que sofreu nos treinos de sexta-feira, logo na primeira volta vimos Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) e Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) ficarem fora de ação. Os dois pilotos caíram no mesmo local, mas de forma independente.

De acordo com as mais recentes informações, Bulega será reavaliado nas próximas horas para saber se poderá participar nas restantes corridas de Superbike no domingo. Já Jonathan Rea, com polegar partido, está mesmo fora de ação.

Com isto, e com a chuva a fazer-se sentir de forma mais intensa, foi Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) que se conseguiu destacar do pelotão, nomeadamente de Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) e Alex Lowes (Kawasaki Racing Team), este último que tinha conseguido a Superpole.

Gerloff chegou a ter uma vantagem de mais de 37 segundos na liderança, enquanto os seus adversários iam parando na box para trocar para pneus de chuva. O risco do piloto americano parecia que ia compensar, os pneus intermédios iam chegando para manter a M 1000 RR em pista, mas as dificuldades eram evidentes.

Já com os seus perseguidores com pneus de chuva, e sem parar na box, Gerloff acabou mesmo por sofrer uma queda. Ainda regressou à pista em primeiro tal era a sua vantagem, parou na box para então trocar de pneus, mas a vitória estava então totalmente fora do seu alcance.

Seria então uma discussão entre Alex Lowes e Michael van der Mark a animar a luta pela vitória. Os dois pilotos trocaram de posições entre si diversas vezes, mas Alex Lowes viria a cair e com isso seria então Van der Mark a garantir a vitória na Corrida 1 em Magny-Cours.

Na ausência de Toprak, a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK ainda assim consegue vencer, desta feita por intermédio do piloto neerlandês que regressa às vitórias (a última foi em 2021 em Portimão).

Surpreendentemente, pois a qualificação esteve muito longe de ser o ideal (17º), Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) foi quem mais tirou proveito da ausência de Toprak e da queda de Bulega. O bicampeão em título conseguiu ter a visão para ser o primeiro a entrar na box e trocar para pneus de chuva, e a partir daí foi subindo na classificação e garantiu um excelente 2º lugar.

Já Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) levou outra Ducati Panigale V4 R até ao pódio, neste caso no degrau mais baixo.

Com esta combinação de resultados, temos ainda Toprak Razgatlioglu na liderança do campeonato com 365 pontos, Nicolò Bulega mantém o segundo lugar com 273 pontos, enquanto Alvaro Bautista é terceiro com 243 pontos.

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