Depois de uma longa paragem, o Mundial Superbike voltou à ação com um fim de semana no circuito de Misano. Uma ronda que demonstrou que tudo está em aberto nesta competição com motos derivadas de modelos de produção em série, e onde Toprak Razgatlioglu continua a dar que falar.
O piloto turco da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK aceitou um novo desafio nesta temporada 2024 do Mundial Superbike, e a mudança para a marca alemã começa a dar frutos e de forma consistente, como vimos em Misano.
Num fim de semana em que vimos Alex Lowes e Axel Bassani serem confirmados como pilotos da nova equipa Bimota by Kawasaki Racing Team para 2025, e que o Mundial Superbike anunciou que o circuito de Misano está garantido no calendário por mais cinco anos, foi Toprak Razgatlioglu a fazer o melhor tempo logo na sexta-feira, pese embora tenha sofrido uma queda que o fez perder parte dos treinos livres.
Ainda assim, quando chegou o momento da decidir as posições na grelha de partida, o piloto turco rodou em 1m32.320s e alcançou a “pole position” para esta ronda de Misano, tendo ao seu lado na primeira linha da grelha de partida Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) e ainda Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha).
Superbike – Corrida 1
Com a temperatura do asfalto do circuito italiano a subir até acima de escaldantes 45 graus Celsius, o que colocou em maiores dificuldades os pneus Pirelli, foi Gardner que aproveitou o momento do arranque para subir à liderança da corrida. Mas o australiano não teve tempo para descansar, pois Toprak Razgatlioglu e o bicampeão Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) vinham na sua perseguição.
À quarta volta já Toprak Razgatlioglu e a sua BMW Motorrad M 1000 RR #54 estavam na liderança, enquanto atrás de si o turco via Bulega, que nos momentos iniciais tinha perdido algumas posições, chegando a rodar em 6º, a voltar a recuperar para o topo e a ser segundo a partir da 8ª volta.
O italiano da Ducati não conseguiu alcançar o turco da BMW Motorrad, mas por sua vez também não foi particularmente incomodado pelo seu companheiro de equipa Alvaro Bautista, que ao longo desta Corrida 1 sofreu com muitos problemas para inserir e manter a sua Panigale V4 R na trajetória em curva.
Esta combinação de resultados deixou a BMW Motorrad pela primeira vez na liderança do Mundial Superbike desde a corrida de Moscovo na temporada 2012, então pelas mãos de Marco Melandri. E a classificação do campeonato mudou de mãos pela quarta vez esta temporada, quando na anterior apenas Bautista tinha liderado.
Superbike – corrida Superpole
Com a corrida ao título totalmente em aberto, Toprak Razgatlioglu defendia agora a sua liderança tendo uma margem de apenas 3 pontos para Alvaro Bautista. Nesta corrida Superpole, no entanto, seria Nicolò Bulega a liderar no final da primeira volta mesmo tendo perdido algumas posições no momento do arranque.
À terceira volta seria a vez de Toprak Razgatlioglu ascender à primeira posição, repetindo aquilo que tínhamos visto na Corrida 1, em que a partir do momento que chegou a primeiro, não mais perdeu essa posição e por isso venceu pela segunda vez neste fim de semana de SBK em Misano.
Bulega foi novamente segundo, mas atrás do italiano e estreante na categoria SBK a situação foi bastante diferente. Isto porque não só Alvaro Bautista, sempre a batalhar com a sua Panigale V4 R, acabou por sofrer uma queda terminando a corrida fora dos pontos, como Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) conseguiu regressar ao pódio esta temporada, ele que foi o primeiro líder do campeonato este ano.
Superbike – Corrida 2
Com duas vitórias já garantidas, Topral Razgatlioglu queria fechar com mais uma vitória o fim de semana em Misano. Mas o piloto turco da BMW Motorrad viria a falhar o arranque da Corrida 2, o que, para além de o fazer perder várias posições, viria a deixar Nicolò Bulega na liderança da corrida na chegada à primeira curva.
Mais atrás era Alvaro Bautista que estava em modo de recuperação. O que aconteceu na corrida Superpole deixou o espanhol da Aruba.it Ducati em posições atrasadas na grelha de partida, e obrigou Bautista a procurar ganhar muitas posições logo no arranque.
O veterano espanhol viria a ficar ‘entretido’ numa batalha prolongada com Alex Lowes, conseguindo mesmo levar a melhor e ser novamente o 3º classificado, repetindo o resultado da Corrida 1.
Quanto à vitória, Toprak Razgatlioglu demorou três voltas para se posicionar atrás de Bulega, separados por cerca de 1,5 segundos.
Não esperou muito até atacar a liderança do italiano, e com um ritmo superior e constante, Toprak viria a construir uma vantagem que lhe permitiu gerir os destinos desta Corrida 2 como queria.
A vantagem permitiu-lhe mesmo celebrar na última passagem pela meta com uma das suas famosas ‘éguas’. Um momento que, certamente, ficará na memória do piloto e dos fãs do Mundial Superbike.
Isto significa que nas contas do campeonato temos agora Toprak em primeiro com um total de 179 pontos, seguido de Nicolò Bulega com 158 pontos, enquanto Alvaro Bautista desce de primeiro a terceiro, tendo o espanhol 155 pontos.
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