SBK – A Bimota KB998 começa em grande!

A estreia da Bimota KB998 foi a grande surpresa no teste de Jerez, e Nicolò Bulega fecha o ano como o mais rápido no Mundial SBK.

bimota

O título do Mundial Superbike (SBK) de 2024 pode já estar atribuído a Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK), mas os pilotos e equipas deste campeonato estiveram já em pista, no circuito Jerez Ángel Nieto, para preparar a temporada 2025 onde teremos o regresso da italiana Bimota graças à estreia da equipa BbKRT e da sua nova KB998.

A Bimota KB998 tornou-se no grande foco de interesse neste teste de final de temporada do Mundial SBK em Jerez. A equipa BbKRT assume o lugar da equipa que até agora era a formação oficial da Kawasaki, e coloca em pista uma superdesportiva que apresenta características muitos próprias, pese embora seja baseada na Ninja ZX-10RR.

Neste teste de Jerez o piloto mais veloz foi Nicolò Bulega.

O italiano da Aruba.it Ducati, que na sua temporada de estreia nas Superbike conseguiu discutir o título com Toprak até à derradeira ronda do ano, parou o cronómetro em 1m38.142s, um registo ainda longe do recorde absoluto do circuito, que foi precisamente obtido durante o passado fim de semana na Superpole e por Bulega: 1m37.596s.

Porém, e como referimos, as atenções estiveram centradas na Bimota KB998.

Se no primeiro dos dois dias de testes realizados no traçado andaluz foi Florian Marino a colocar a KB998 pela primeira vez em pista, com o piloto de testes da Bimota a confirmar que a moto estava ‘OK’ para iniciar a sua vida competitiva, foi no segundo dia que vimos os pilotos oficiais Alex Lowes e Axel Bassani a pilotarem pela primeira vez, pelo menos em público, a nova moto.

Os dois pilotos conseguiram ocupar as duas primeiras posições na tabela de tempos do segundo dia de testes, surpreendendo tudo e todos. Axel Bassani superou o seu companheiro de equipa ao ser duas décimas mais rápido, parando o cronómetro em 1m38.478s.

Para Bassani, que teve uma temporada bastante abaixo do esperado aos comandos da Ninja ZX-10RR da KRT, este arranque de ligação à Bimota é muito positivo, até porque o italiano conseguiu ser cerca de quatro décimas mais rápido do que aquele que tinha sido o seu melhor tempo no fim de semana da última ronda do Mundial Superbike.

As boas indicações de Bassani foram complementadas pela performance de Alex Lowes, que secundou o italiano na tabela de tempos, sendo que Garrett Gerloff (Pucetti Kawasaki) conseguiu também brilhar a bom nível (3º tempo) nesta estreia com a Ninja ZX-10RR. Recordamos que o piloto americano competiu em 2024 com a BMW M 1000 RR.

Refira-se que em pista esteve, entre outros pilotos, como o estreante Ryan Vickers (Motocorsa Racing Ducati), o experiente Sylvain Guintoli.

O piloto francês que integra a equipa de testes da BMW Motorrad Motorsport, depois de ausente das pistas para poder acompanhar o tratamento do seu filho que luta contra um cancro, regressou aos comandos da M 1000 RR. Um regresso bastante ‘aplaudido’, pois Guintoli é um piloto muito apreciado neste paddock do Mundial Superbike.

Galeria de fotos teste de Jerez do Mundial Superbike

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!