SBK – Eis a nova Bimota KB998

A BbKRT substitui a Kawasaki Racing Team no Mundial Superbike a partir de 2025. A nova moto é a Bimota KB998 e já temos a foto.

bimota

Não será surpresa para os fãs e seguidores mais atentos do Mundial Superbike que a Kawasaki Racing Team (KRT) deixará de existir enquanto formação oficial da casa de Akashi. A equipa realizou a sua última corrida com a Ninja ZX-10RR no passado fim de semana em Jerez. Porém, a KRT continuará a estar presente no campeonato, pois a partir de 2025 teremos uma nova equipa denominada BbKRT, que utilizará uma nova moto: a Bimota KB998.

A equipa é a junção dos esforços em termos de projeto desportivo da Bimota e da Kawasaki. A Ninja ZX-10RR será a base a partir da qual está a ser desenvolvida a nova moto de competição KB998, uma denominação que junta as duas marcas Kawasaki Bimota com o 998 a ser a referência à cilindrada do motor quatro cilindros.

Esta colaboração levou à criação da equipa BbKRT, com a gestão da equipa em pista a continuar a estar sob controlo do diretor de equipa Guim Roda e do Team Provec, que já geria a Kawasaki Racing Team. A equipa oficial vai contar com os pilotos Alex Lowes e Axel Bassani, que também transitam da extinta KRT, sendo que os membros técnicos que ajudarão a afinar e preparar as KB998 dos dois pilotos são também os mesmos de até agora.

Esta nova Bimota KB998 foi agora revelada ao Mundo, e será homologada para competir no Mundial Superbike cumprindo com os regulamentos.

Apesar de partir de uma base técnica já bem conhecida, nomeadamente usando o motor quatro em linha da Kawasaki Ninja ZX-10RR, encontramos agora uma carenagem frontal redesenhada e que passa a incluir asas.

E a verdade é que os especialistas italianos no desenvolvimento de soluções exóticas para os chassis de diversas motos, criaram um novo quadro que apresenta características bastante particulares.

Destacamos o facto de manter a arquitetura dupla trave, com as traves principais a destacarem-se pela sua cor vermelha, mas às quais a Bimota adiciona elementos distintos de formato tubular.

Uma estrutura que é ainda reforçada com a adição de placas laterais em alumínio maquinado. Isto resulta numa estrutura híbrida, bastante fora do comum para as superdesportivas que vemos em pista, e que terá agora de ser afinada com muitos quilómetros de testes em pista.

Essa afinação vai começar já nos testes que vão acontecer em Jerez, a 22 e 23 de outubro, altura em que poderemos ver pela primeira vez em pista o que vale a nova KB998 da equipa BbKRT.

Sobre este momento de estreia da nova moto, Guim Roda refere que “Claro que existe muito trabalho atrás das cortinas para nos trazer até esta estreia da nova moto em pista, pela primeira vez em público. Ter o Alex e o Axel, mais os técnicos associados, significa que podemos concentrarmo-nos nas tarefas principais, testar a nossa KB998 e acumular dados do programa de testes, dentro das limitações definidas pela BWO e FIM, que vão desde amanhã e durante o inverno. Esta é uma moto muito recente e vamos necessitar de todo o nosso esforço. Estamos muito entusiasmados por integrar este projeto fascinante e honrados por aceitar a responsabilidade de colocar a Bimota KB998 no topo o quanto antes. Atualizámos as nossas redes sociais para a BbKRT e encorajamos os nossos fãs a seguir-nos e fazer parte desta viagem entusiasmante”.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!