SBK – Jonathan Rea sai da Kawasaki no fim de 2023!

Jonathan Rea e a Kawasaki Racing Team chegam a acordo para libertar o norte-irlandês do seu contrato no Mundial Superbike no final de 2023.

jonathan rea

É o fim de uma era! Jonathan Rea, piloto norte-irlandês que dominou o Mundial Superbike por completo durante seis anos nos quais conquistou outros tantos títulos, deixará de ser piloto oficial da Kawasaki Racing Team no final da temporada 2023 de SBK.

A confirmação oficial chegou em forma de comunicado de imprensa, surpreendendo muitos, mas também confirmando as suspeitas de que Jonathan Rea estaria de saída da marca de Akashi rumo a novos desafios no final do ano.

Com contrato válido até final de 2024, Rea e a KRT chegaram a um acordo para libertar o piloto de36 anos do seu contrato, e assim deixará de estar aos comandos de uma Kawasaki Ninja ZX-10RR, moto com a qual conquistou os já referidos seis títulos, mas também muitos recordes na categoria Superbike.

jonathan reaEm reação a esta novidade que apanha grande parte do paddock do Mundial Superbike de surpresa, Jonathan Rea refere que “Quero agradecer a todos na Kawasaki Motor Company e Kawasaki Racing Team por acreditarem em mim e darem-me a oportunidade de demonstrar meu valor ao mais alto nível. Aprendi e cresci muito como pessoa e piloto desde o primeiro dia em que passei a minha perna sobre a Ninja ZX-10R de fábrica.

Ganhar seis campeonatos mundiais de SBK consecutivos será sempre o destaque mais óbvio do meu tempo com a Kawasaki, mas também serão as lembranças incríveis, as lições de vida e as risadas que levarei comigo para o futuro. E, com certeza, será a nossa missão terminar a temporada 2023 com a força e o comprometimento que sempre demonstrámos.

Agora, olhando para trás para a nossa viagem, fico orgulhoso da alegria e felicidade que trouxemos aos fãs e proprietários da Kawasaki em todo o mundo. Isto não é um adeus, porque ninguém se despede da família, mas é simplesmente o fim de um capítulo incrível. Desejo a todos da KRT boa sorte nos próximos capítulos”.

jonathan reaÉ o fim de uma era que resultou em muitos sucessos para o piloto e para a marca japonesa.

Conquistou os seus seis títulos no Mundial Superbike com a Kawasaki (2015 a 2020), das 119 vitórias que tem na sua carreira na categoria SBK 104 foram com a Kawasaki, detém o recorde absoluto de pódios em SBK (256) e 214 foram com a Kawasaki, por 112 vezes arrancou da primeira linha da grelha de partida, um recorde absoluto, e dessas 79 foram com a Kawasaki, é o piloto com recorde de voltas rápidas em corrida (102) sendo que 92 foram com a Kawasaki, é também o piloto com mais corridas iniciadas (401) sendo que dessas 261 foram com a Kawasaki, e tem ainda o recorde absoluto de pontos com um total de 6053.5 pontos.

Números que representam perfeitamente o sucesso na parceria Rea / Kawasaki.

Para além da ligação à Kawasaki, recordamos que o piloto norte-irlandês iniciou a sua aventura no Mundial Superbike com a Ten Kate Honda, primeiro como “wild card” na estreia do Autódromo Internacional do Algarve em 2008, mantendo-se depois na equipa até 2014. Aí, aceitou a mudança para a Kawasaki Racing Team, e os resultados estão à vista.

Com a saída de Jonathan Rea da Kawasaki Racing Team, o paddock do Mundial Superbike volta a ficar em ponto de ebulição. Há agora um lugar vago na equipa japonesa liderada por Guim Roda, e muitos pilotos que estão em fim de contrato esta temporada e que por isso tornam-se assim alvos apetecíveis para a estrutura oficial da casa de Akashi.

Por outro lado, e apesar dos seus 36 anos já o colocarem entre os pilotos mais veteranos do campeonato, Jonathan Rea é ainda hoje um dos melhores pilotos em atividade nas SBK. Continua rápido, tem a experiência para vencer numa categoria onde a competitividade é elevada, e por isso o seu nome estará na lista de desejos das melhores equipas.

Entre elas estará certamente a Pata Yamaha Prometeon que viu o seu melhor piloto, Toprak Razgatlioglu mudar para a BMW Motorrad WorldSBK Team em 2024, pelo que necessita de encontrar um substituto para o piloto turco.

Esta é uma notícia que certamente estará em destaque na próxima ronda do Mundial Superbike, a ronda francesa em Magny-Cours, que se disputa de 8 a 10 de setembro.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo da competição em duas rodas. A não perder!