A mobilidade urbana está a mudar e a SEAT quer oferecer soluções eléctricas que se adaptem às necessidades das cidades e dos cidadãos. Com base nessa premissa, a marca espanhola deu esta semana um passo consistente rumo a esse futuro e, no passado dia 16 de Junho, procedeu à inauguração da Casa SEAT, situada no coração de Barcelona, assim como aproveitou para anunciar o emblema SEAT MO – a sua nova marca de mobilidade urbana. Neste contexto inaugural aproveitou ainda para formalizar o anuncio do arranque da produção em série da MÓ eScooter 125 e da MÓ eKickScooter 65, as duas scooters eléctricas que têm a responsabilidade de estreia da marca no sector das duas rodas.
Sobre este momento, o vice-presidente de vendas e marketing da SEAT e CEO da CUPRA, Wayne Griffiths, a propósito da criação do SEAT MÓ, referiu que a nova marca impulsionará a estratégia de mobilidade urbana centrada em produtos e serviços de micromobilidade, incluindo a SEAT MÓ eScooter 125 e a SEAT MÓ eKickscooter 65. “Com SEAT MÓ queremos tornar a mobilidade individual acessível a todos e a CASA SEAT será o seu centro de operações. Barcelona será o local onde iremos testar e desenvolver a nova mobilidade urbana para a exportar para o mundo”, afirmou Griffiths.
A SEAT continua empenhada na produção de automóveis, mas com a chegada dos dois novos modelos eléctricos MÓ, o construtor abre novas oportunidades no sector das duas rodas, e também como prestador de serviços, respondendo a uma das principais tendências na mobilidade do futuro: uma economia partilhada e colaborativa.
Lucas Casasnovas, responsável pelo SEAT MÓ, afirmou que “A SEAT MÓ eScooter 125, juntamente com a SEAT MÓ eKickScooter 65 e a entrada no mundo do motosharing, demonstram o nosso empenho na adaptação às novas necessidades das cidades e dos seus cidadãos através de soluções de micromobilidade eficientes e sustentáveis”.
A SEAT MÓ eScooter 125: ideal para particulares
A apresentação mundial da SEAT MÓ eScooter 125 resulta da determinação da marca espanhola em atender as necessidades em mudança dos clientes que tentam percorrer as selvas urbanas. Moderna e compacta, esta scooter foi concebida para responder à necessidade de um método de transporte eléctrico acessível e prático.
Integrado na sua roda traseira está um motor eléctrico de 9 kW (potência máxima), equivalente a um motociclo de 125cc, com um binário de 240 Nm que permite que esta eléctrica urbana atinja uma velocidade máxima de até 95 km/h, e, mais importante, vá dos 0 aos 50 km/h em apenas 3,9 segundos.
O novo modelo do emblema espanhol permite cumprir até 125 km com uma única carga da sua bateria de iões de lítio de 5,6 kWh, o que significa que, com o uso standard, os utilizadores individuais só precisam de carregar o veículo uma vez por semana. A eScooter 125 destaca-se ainda por uma dinâmica de condução muito variada: City, Sport, Eco, bem como a marcha atrás, o que facilita as manobras.
A bateria pode ser carregada a partir da moto, mas também pode ser removida e ligada a uma tomada de alimentação doméstica.
Num mundo cada vez mais digitalizado e conectado, o modelo permite que os utilizadores possam acompanhar o seu veículo através de uma aplicação para smartphone que fornece informações actualizadas sobre a localização e o estado. E por último, mas não menos importante, a SEAT MÓ eScooter 125 também terá 2 portas USB para manter o telemóvel sempre carregado.
A MÓ eScooter 125 também oferece ainda armazenamento suficiente a bordo para dois capacetes no compartimento inferior ou para um capacete e outros itens.
Vai estar disponível em três pinturas mate exclusivas (vermelho intenso, alumínio escuro e branco oxigénio) para um aspecto mais atractivo.
Aposta na mobilidade partilhada
Além dos utilizadores privados, a SEAT MÓ eScooter 125 fornecerá também um modelo para empresas de mobilidade partilhada. A versão partilhada basear-se-á nos principais atributos da eScooter 125, incluindo elementos concebidos para a mobilidade urbana partilhada: uma caixa superior para armazenar capacetes, um suporte para telefones e marcha atrás para facilitar as manobras.
A versão partilhada estará disponível na cor exclusiva alumínio escuro mate com decalques específicos.
SEAT MÓ eKickScooter 65
Com a SEAT MÓ eKickScooter 65, a SEAT procura oferecer soluções de mobilidade para outra franja de clientes. Esta variante foi concebida para facilitar a mobilidade das pessoas pela cidade. O design específico permite aumentar a velocidade até 65 km graças a uma bateria maior. Todavia, para cumprir os regulamentos de alguns mercados, nomeadamente na Alemanha, um dos países mais rigorosos em termos de regulamentos, a eKickScooter 65 terá uma velocidade máxima de 20 km/h.
Os pneus sem câmara e a roda traseira que integra um travão eléctrico garantem um óptimo conforto para os utilizadores. As luzes dianteiras e traseiras, bem como a luz do travão e o reflector lateral/traseiro aumentam a visibilidade, enquanto o travão do tambor dianteiro e o travão eléctrico traseiro melhoram a segurança.
Para uma versatilidade adicional, a SEAT MÓ eKickScooter 65 permitirá ao utilizador escolher entre três modos de condução: Eco, Drive e Sport. Esta versão estará disponível com uma pintura mate única em vermelho intenso.
SEAT MÓ eScooter 125 (para clientes particulares)
Motor | 7 kW (potência máxima 9 kW) |
Aceleração (0-50 km/h) | 3,9 |
Binário máximo | 240 Nm |
Velocidade máxima | 95 km/h |
Capacidade de bateria | 5,6 kWh |
Alcance em zona urbana | Até 125 km |
SEAT MÓ eKickScooter 65
Motor de potência nominal | 350 W |
Capacidade de bateria | 551 Wh |
Velocidade máxima | 20 km/h |
Alcance em zona urbana | 65 km |
Tempo de recarga | 6 horas |
Ângulo de subida | 20 graus |
Outros artigos: