O Top 10 das marcas mais vendidas em 2020
O surgimento em 2020 da pandemia mundial por COVID-19 que já dura há cerca de um ano e ainda nos assola, trouxe alterações de hábitos e comportamentos das pessoas em várias dimensões, seja a nível individual e familiar, seja a nível social, laboral, lazer e de mobilidade. Nos últimos doze meses alteraram-se muitos padrões, com consequências para a economia e para os mercados, que desde então procuram reinventar-se e adaptar-se ao “novo normal”.
Devido às mudanças de comportamentos individuais face às novas necessidades de mobilidade, sobretudo nos meios urbanos – por vontade de se promover maior distanciamento social ou de se evitar os aglomerados frequentes nos transportes públicos – surgiram também novas oportunidades comerciais para o sector das duas rodas. Sobretudo para as pequenas 125 cc, que continuam a ser a porta de entrada para os condutores mais jovens e também para os automobilistas.
Os números do mercado em 2020
Apesar de Portugal atravessar uma crise económica sem precedentes, de acordo com a ACAP – Associação Automóvel de Portugal, as perdas no mercada global das motos em 2020 não foram além dos -5,2%, o que acaba por ser uma boa notícia se atendermos ao cenário global económico do país. E se olharmos concretamente para a categoria das 125 cc percebemos que, com 15.830 unidades vendidas em Portugal nos últimos doze meses, o mercado sofreu um revés de apenas -2,0%. E com uma quebra tão baixa de vendas num contexto de pandemia e de grande retração económica, não será descabido advinhar-se que poderá haver aqui uma relação de causa/efeito com um eventual aumento de interesse na utilização destes veículos.
E quais foram as marcas mais vendidas em 2020 na categoria das oitavo-de-litro?
Fomos analisar os dados da ACAP e percebemos que o Top 10 de fabricantes mais comercializados em Portugal representou uma quota de mercado de 90,2%, o que se traduziu em 14.275 motos novas matriculadas.