Estamos a poucos dias da realização da prova que vai definir os campeões nas diferentes categorias que integram o Mundial de Motocross Júnior. Isto porque será já a 13 e 14 de julho que os mais jovens talentos desta disciplina do motociclismo de competição vão marcar presença no Crossódromo de Kamperweg Heerde para discutir as vitórias, num fim de semana em que teremos em ação uma Seleção Nacional composta por sete talentosos pilotos portugueses.
Com uma formação composta por sete jovens pilotos distribuídos por três categorias, a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) faz uma forte aposta nesta prova, e vai fazer alinhar, pela primeira vez, uma equipa nacional no denominado ‘FIM Junior Motocross World Championship’, o Mundial de Motocross Júnior, que se disputa no já referido crossódromo localizado nos Países Baixos.
A representar Portugal estarão Francisco Fernandes e Guilherme Gomes entre os pilotos das MX65, Rafael Leonardo, Gustavo Pitschieller, Bernardo Caiado e Tony Oliveira nas MX85, e por fim teremos ainda Gonçalo Cardoso nas MX125.
O Mundial de Motocross Júnior sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) realiza-se desde 2004 e corre-se numa jornada única, que no ano passado teve lugar na Roménia. Esta época os pilotos voltam a ter de enfrentar um traçado onde se destaca o piso de areia em Heerde, que já recebeu esta prova em 2008 – ano em que Jeffrey Herlings se sagrou Campeão Mundial de 85 cc.
No ano passado, na prova realizada no TCS Racing Park, perto de Bucareste, foi o francês Mathis Valin quem se sagrou campeão de 125 cc, com o letão Patricks Cirulis a arrecadar a coroa de 65 cc e o neerlandês Dani Heitink a levar a melhor em MX85, ele que irá agora correr ‘em casa’ já na classe de 125 cc.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!