O que a esta Stark VARG promete num futuro próximo não é pouco. É um modelo elétrico destinado às pistas de terra e garante prestações elegíveis consoante as preferências do piloto. “O que vai pilotar hoje? Uma 125cc a dois tempos? Uma 250cc ou 450cc a quatro tempos?!” – a VARG afigura-se como a moto de motocross mais versátil e avançada do planeta. Pode ser facilmente personalizada para o seu nível e estilo de pilotagem, em qualquer circuito. Através da aplicação Stark VARG pode criar até 100 modos de pilotagem, ajustando a curva de potência, travão-motor, controlo de tração e inércia do volante de motor virtual, de acordo com a sua preferência, e ter cinco modos instalados na moto de forma ativa.
“Mas será que tem potência suficiente?” – a VARG debita uma potência máxima de 80 cv, o que significa 30% mais do que um típico motor de 450cc a quatro tempos. Também oferece um pouco mais de 1000 Nm de binário na roda traseira, mais do dobro de qualquer um dos motores de 450cc à venda.
Controlar a potência
Pode ajustar de 1 a 80 cv em apenas alguns segundos através da aplicação Stark VARG App, uma ferramenta intuitiva e abrangente disponível no painel de instrumentos da moto, ou através do smartphone Apple ou Android.
Com 110 kg em plena carga, a Stark VARG é muito leve. Uma vantagem importante da sua motorização elétrica é apresentar uma fração da inércia de um motor a combustão, proporcionando uma sensação de enorme ligeireza na sua condução.
Utilizando o motor como elemento estrutural, o quadro é quase 50% mais leve do que o das suas concorrentes. Tudo isto mantendo as mesmas, ou mesmo superiores, níveis de resistência e características de flexibilidade otimizadas.
O motor elétrico de manga de fibra de carbono gera uma fração da inércia encontrada num motor de quatro ou mesmo de dois tempos. Isto proporciona uma leveza, agilidade e maneabilidade únicas.
Já as suspensões desta VARG resultam de uma parceria com a Kayaba e com a Technical Touch. Contam com um curso de 310mm à frente e atrás. A curva de progressão do sistema traseiro de amortecimento progressivo foi otimizada para proporcionar maior conforto e estabilidade, melhorando ainda a capacidade de tração. Existem sete configurações originais diferentes para os pilotos com um intervalo de peso de 5kg, que lhe permitirá escolher a suspensão mais adaptada ao seu peso e nível de pilotagem.
Bateria e autonomia
A VARG possui o sistema de baterias de produção em série de maior densidade energética do mundo. São 6kWh de capacidade de bateria por menos de 32kg, incluindo a caixa completa, o sistema de gestão da bateria e todos os outros componentes internos. Isto foi possível principalmente através de várias inovações revolucionárias, que estão agora patenteadas: o invólucro de favo de mel em magnésio, os suportes das pilhas, o sistema de alívio de pressão e a placa de alimentação de um lado que configura as células da bateria.
A autonomia é semelhante à de uma moto de motocross de 450 cc com o depósito de combustível cheio. A VARG é capaz de completar confortavelmente uma manga completa motocross, ou ser utilizada até 6 horas em todo-o-terreno ligeiro. Tem um tempo de carga completamente de entre 1 a 2 horas, dependendo do carregador e da tomada de corrente.
A bateria da VARG é completamente à prova de água, excedendo os requisitos da norma IP69K. A robusta estrutura alveolar também garante uma elevada resistência contra impactos, o que resulta numa bateria durável, segura e leve.
Se estiver interessado, já pode fazer a compra da sua Stark VARG na página do fabricante. A previsão de entrega das primeiras unidades ao público está marcada para setembro de 2022, com um preço de 11.900 euros.