Sunderland penalizado, Gonçalves foi 4º

Uma penalização a Sam Sunderland retirou a vitória na quarta etapa do Dakar ao britânico.

Deixando desta feita o Mar Vermelho nas suas costas o Dakar cumpriu hoje a sua quarta etapa, com rota para regiões mais interiores da Arábia Saudita levando a caravana desde a ‘Cidade do Futuro’, Neom, até Al-Ula. Com 453 quilómetros cronometrados de um total de 676, o menu alternou em partes semelhantes as passagens arenosas com as porções em terreno mais pedregoso mas sempre em pistas que serão rolantes. Em ligação os amantes da antiguidade puderam utilizar as suas máquinas fotográficas quando passaram nas proximidades dos templos nabanteus.

Depois do bem sucedido ataque ao comando da classificação no dia anterior os homens da Honda jogaram hoje em favor da manutenção das suas posições na classificação geral e em dia onde mais uma vez houve vitimas, Xavier de Soultrait abandonou com a Yamaha oficial,  também Joan Barreda teve problemas tal como Matthias Walkner, ambos demonstrando que este Dakar é mesmo para os que estão preparados para um Dakar e onde tudo se ganha ou perde de um dia para o outro.

Nas contas finais do dia foi Sam Sunderland quem ‘assinou’ a vitória ao terminar na frente de Cornejo e Kevin Benavides, ambos separados por menos de 50 segundos face ao britânico que foi o segundo comandante da prova. Ross Branch voltou a voar no deserto saudita e foi quarto na frente de um ‘irritado’ Paulo Gonçalves que depois de ter trocado o motor da sua Hero em plena especial no dia de ontem ‘voou’ para um brilhante quinto posto final. Mas tudo se alterou quando Sunderland foi penalizado por excesso de velocidade e desceu ao oitavo posto, levando a que todos ganhassem uma posição e assim o chileno Ignácio Cornejo vencesse a sua primeira especial neste Dakar e Paulo Gonçalves fosse mesmo um fantástico quarto classificado.

Globalmente Ricky Brabec – hoje o sétimo na etapa – continua a liderar a geral agora com dois minutos e meio de vantagem sobre Kevin Benavides e seis minutos adicionais sobre Cornejo, sendo o pódio para já todo ele Honda. Toby Price está a 12 minutos do americano e Quintanilla é quinto a quase 18 minutos. Nada está decidido é certo, mas hoje Brabec conseguiu aquilo que ainda ninguém tinha alcançado…conservar a liderança dois dias consecutivos.

Classificação na Etapa 4

1º José Ignácio Cornejo – Honda com 4h24m51s
2º Kevin Benavides – Honda a 0m35s
3. Ross Branch (BWA), KTM a 55s
4º Paulo Goncalves – Hero a 2m11s
5º Ricky Brabec – Honda a 2m48s

Classificação gera após Etapa 4

1º Ricky Brabec – Honda com 15h06m43s
2º Kevin Benavides – Honda a 2m30s
3º Jose Ignacio Cornejo – Honda a 8m31s
4º Toby Price – KTM a 12m09s
5º Pablo Quintanilla – Husqvarna a 17m52s