Supercross 2024 – Luís Outeiro abre temporada com vitória em Fernão Joanes

O Campeonato Nacional de Supercross arrancou com ronda em Fernão Joanes. Aqui ficam os destaques do arranque da temporada 2024.

supercross
foto @Luís Duarte

Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes voltou a fazer justiça à sua reputação de bem organizar e bem receber, colocando de pé um grande espetáculo para acolher a primeira ronda do Campeonato Nacional de Supercross, campeonato disputado sob a gestão da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e que arrancou esta temporada de 2024 com uma grande prova na pista de SX do Crossódromo Internacional das Lajes.

E foi com um grande ambiente em torno da pista, que envolveu espetáculos musicais e, até mesmo, fogos de artifício, que se desenrolaram as animadas corridas das classes SX50, SX65, SX85, SX2 e SX1.

Nesta primeira ronda do calendário de Supercross, temos de destacar a presença de alguns pilotos estrangeiros (que chegaram mesmo a vencer), mas com a defesa da honra nacional ficou a cargo de um piloto bem conhecido de todos, pois a vitória na final Elite coube ao recém-coroado Campeão Nacional de Motocross, Luís Outeiro (Yamaha).

supercross
foto @Luís Duarte

Na classe dedicada aos pilotos mais jovens, as SX50, temos de assinalar o duplo triunfo para Lucas Araújo, com Edgar Salustiano e Diego Loureiro a alternarem nos dois restantes lugares do pódio, totalmente composto por motos da KTM.

Nas SX65 assistimos à vitória do britânico John Slade (GasGas) nas duas mangas, com o campeão de MX65, Francisco Fernandes (Yamaha), a dar boa réplica, em especial na 1ª corrida, e Thiago Rodriguez (KTM) a assegurar sempre o 3º posto nas duas corridas disputada em Fernão Joanes.

Também nas SX85 assistimos a uma dupla vitória de um piloto vindo de além-fronteiras, neste caso o espanhol Bruno Rodriguez (KTM), mas com o recém-sagrado Campeão de MX85, Duarte Pinto (GasGas) a fazer jus à sua boa ponta final no campeonato de Motocross, dando grande réplica ao piloto espanhol para terminar ambas as vezes em 2º lugar.

Na primeira corrida Duarto Pinto fechou a 3,9 segundos e na segunda a somente 1,8 segundos do vencedor. Rafael Leonardo (GasGas) foi terceiro nas duas ocasiões.

Entre as classes seniores, novo triunfo espanhol, agora na final de SX2: Gerard Congost (GasGas) foi o primeiro na bandeira de xadrez, batendo Sandro Lobo (Yamaha) por 6,6 segundos, com Alex Almeida (Husqvarna) a fechar um pouco mais distante em 3º lugar.

foto @Luís Duarte

Já na final de SX1, destaque para o regresso às pistas nacionais de Hugo Basaúla (Yamaha), ex-Campeão de Supercross e que se assumiu desde o início como um dos favoritos.

Mas, após ter sido Afonso Gomes (Yamaha) a colocar-se em segundo, Luís Outeiro (Yamaha) passou o campeão em título de SX2 e levou a luta a Basaúla, no que foi um grande duelo que terminou com Outeiro em 2º lugar, mas somente a 0,2 segundos de ‘Basa’ no final da corrida.

A resposta de Outeiro viria na final Elite.

A dar mostras de estar num grande momento de forma no Supercross, Luís Outeiro apenas permitiu a Basaúla a liderança nas primeiras quatro voltas, passando depois para o comando que iria segurar até ao final, para vencer com 10 segundos de vantagem na frente do antigo Campeão Nacional. No 3º posto, Gerard Gongost era o melhor entre as SX2, com Afonso Gomes e Pedro Rino a fecharem o ‘top 5’.

Fechou-se assim, em grande estilo e com grandes duelos em pista, o arranque do Campeonato Nacional de Supercross 2024, competição que irá prosseguir em Lustosa no sábado 20 de julho.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados do desporto em duas rodas. A não perder!