A pista de Supercross do Complexo Desportivo Voltas e Rodas em Lustosa, Lousada, recebeu a segunda ronda do Campeonato Nacional de Supercross 2024, com Luís Outeiro (Yamaha) a dominar amplamente a final Elite e a manga de SX1, enquanto o espanhol Gerard Congost (GasGas) conseguiu ser o melhor piloto entre as motos da classe SX2.
Com o número de inscritos a registar um aumento em relação à prova inaugural em Fernão Joanes, numa noite em que uma indesejada chuva afastou algum público, a jornada organizada pelo Clube Motard de Figueiras contou com grandes momentos de Supercross.
Na final de SX1, Luís Outeiro bateu Afonso Gomes (Yamaha) por confortáveis 21 segundos, com Martim Palma, também em Yamaha, a fechar a corrida em 3º lugar. Estes foram os únicos pilotos a conseguirem terminar na mesma volta do vencedor.
Também na final SX2 o espanhol Gerard Congost ditou a sua lei, vencendo a contenda após defender a sua liderança da réplica inicial de que foi alvo por parte de Pedro Rino (Husqvarna), que liderou a primeira volta, vindo a terminar em terceiro, a menos de um segundo de Sandro Lobo, que foi segundo colocado, a 8 segundos de Congost.
Entre os mais jovens pilotos das SX50, Lucas Araújo (KTM) e Edgar Salustiano (KTM) mantiveram grandes lutas entre si, alternando nos 1º e 2º lugares nas duas mangas, com o 3º lugar da geral a ir para Diego Loureiro, em igualdade pontual com Miguel Côrte-Real.
Em SX65, Francisco Fernandes (Yamaha) venceria à geral. Depois de ter terminado em 2º lugar a manga inaugural, atrás do britânico John Slade (GasGas), vencedor das duas mangas em Fernão Joanes, o ‘Xico Patife’ bateu Slade na 2ª manga, com Thiago Rodriguez (KTM) no lugar mais baixo do pódio em ambas as corridas.
Finalmente, em SX85, o espanhol Bruno Rodriguez (KTM), que tinha ganho as duas mangas na primeira ronda, venceu novamente à geral, mas desta feita alternando com Duarte Pinto (GasGas) nos dois primeiros lugares. Tomás Silva (KTM) foi o terceiro, com os mesmos pontos de Jay Menad (KTM).
O Campeonato Nacional de Supercross segue agora para a sua terceira ronda, a maior ‘clássica’ deste campeonato, o Supercross da Poutena, que se disputa no sábado 3 de agosto, e onde se espera que o público venha a comparecer em força para ajudar a dar um colorido especial a esta prova.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!