Depois de três rondas iniciais bastante animadas e emocionantes, a alta intensidade e espetáculo do Campeonato Nacional de Supermoto regressou para a quarta ronda da temporada 2024 desta competição disputada sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Desta feita coube ao Kartódromo de Castelo Branco receber a quarta jornada do Campeonato Nacional de Supermoto, uma prova com organização da Escuderia de Castelo Branco, que conseguiu ‘desenhar’ uma excelente pista, com uma zona de terra digna de um Campeonato da Europa, e que viu Sebastián Gil (KTM) triunfar em ambas as mangas, aumentando a sua liderança na luta pelo título.
Na primeira corrida, Gil bateu o Campeão em título, Sérgio Rego (Husqvarna) por 1,7 segundos, com Eduardo Patrício (TM) em 3º lugar a 4,1 segundos dos dois primeiros.
Afonso Cruz e Filipe Marques protagonizaram uma boa luta pelo 4º posto, mas Filipe Marques teria um problema técnico na sua moto que o fez abandonar a contenda, sendo também forçado a ficar de fora na segunda manga. David Dias fechava assim o ‘top 5’ atrás de Afonso Cruz.
Na segunda corrida, Sérgio Rego falhou o arranque, para fazer depois uma grande recuperação rumo ao 2º lugar, a 4,7 segundos do vencedor, novamente Sebastián Gil. No lugar mais baixo do pódio, depois do 6º posto na manga inaugural, ficou Ricardo Silva, de regresso ao campeonato após se ter lesionado na primeira ronda do ano. Eduardo Patrício e Afonso Cruz fecharam o lote dos cinco primeiros.
Nas Mini Supermoto, domínio categórico de David Dias (Husqvarna), que estava ‘em casa’ na zona de terra, batendo Nelson Ferreira e Vasco Monteiro por margem confortável na primeira manga, feito que repetiu na segunda corrida, agora na frente de Nelson Ferreira e Gonçalo Ferreira.
Finalmente, no Troféu R12, também Alexandre Canarias venceu as duas corridas, sempre acompanhado ao pódio por Lourenço Vicente e João Cancelinha.
Após quatro provas, Canarias lidera o Troféu R12 com 180 pontos, com João Cancelinha a 57 pontos e Gonçalo Ferreira a 59 pontos. No Campeonato Nacional de Mini Supermoto, David Dias comanda com 190 pontos e uma vantagem de 48 pontos sobre o seu perseguidor imediato, Nelson Ferreira.
Finalmente, no Campeonato Nacional de Supermoto, Sebastián Gil reforçou a liderança e dispõe agora de uma vantagem de 15 pontos sobre Sérgio Rego e de 43 pontos sobre Eduardo Patrício.
Tudo em aberto, portanto, na classe principal, quando faltam ainda duas rondas para o final do campeonato, agendadas para 15 de setembro no Estádio do Algarve e para 20 de outubro no Kartódromo de Fátima.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!