A Suzuki pode estar a despedir-se dos palcos mundiais em termos de competição. O projeto de MotoGP, que garantiu em 2020 o regresso da casa da Hamamatsu aos títulos, termina no final da atual temporada da categoria rainha, mas isso não impede a marca japonesa de aproveitar esta reta final na competição para destacar uma das motos mais icónicas da sua gama. Na semana Autolook Week de Turim, a Suzuki Hayabusa GP Edition foi um dos grandes destaques.
Bem no coração da cidade italiana, a Suzuki Hayabusa GP Edition mostrou-se ao público. Uma versão especial da poderosa hiperdesportiva japonesa GSX-R1300, que para este evento em solo italiano apareceu “vestida” com as cores usadas pelos pilotos de MotoGP, Alex Rins e Joan Mir.
Num evento em que foi possível ver de perto verdadeiras preciosidades do desporto motorizado, das duas e quatro rodas, estas duas Hayabusa GP Edition marcaram presença em diversas atividades, e inclusivamente participaram num pequeno passeio pelas ruas de Turim.
Para além dos sistemas de escape fornecidos pelos especialistas da Akrapovic, estas Hayabusa GP Edition destacam-se principalmente pela utilização de decorações que replicam as que vemos nas carenagens do protótipo GSX-RR de MotoGP.
Durante a Autolook Week de Turim, as motos foram abrilhantadas com a presença dos pilotos Alex Rins e ainda de Kazuki Watanabe, o japonês que competiu no Grande Prémio de São Marino, e que aqui voltou a substituir Joan Mir, o piloto espanhol que espera que todo o trabalho feito nas últimas semanas ao nível da recuperação da sua lesão lhe permita competir no Grande Prémio de Aragão – clique aqui para horários completos.
Evidentemente as Hayabusa GP Edition estão devidamente personalizadas com os números de cada piloto da equipa Suzuki Ecstar, sendo que, curiosamente, ambas foram obrigadas a circular pelas ruas de Turim com uma matrícula italiana provisória, colocada atrás do vidro dianteiro.
Seria interessante perceber se a Suzuki estará a pensar em criar uma edição especial disponível ao público. Uma excelente forma de homenagear os esforços da equipa de MotoGP.
A verdade é que as Hayabusa GP Edition vistas em Turim adotam um esquema de cores e grafismos bastante mais atrevidos do que as habituais opções que a casa japonesa aplica na versão de produção que podemos adquirir nos concessionários.