O fim de todas as operações da Suzuki Racing deixou os fãs do motociclismo de competição surpreendidos com a decisão. Uma decisão que partiu do “quartel-general” em Hamamatsu, e que visa cortar no investimento na competição para centrar esse dinheiro no desenvolvimento de novos modelos de estrada.
Depois de terminada a temporada 2022 em todos os campeonatos onde a Suzuki Racing estava inserida, chegou agora a vez da marca japonesa, em comunicado oficial, anunciar o encerramento de toda a atividade dos seus canais digitais focados na competição.
O principal elemento em destaque neste fim de uma era é o website oficial Suzuki Racing, um portal dedicado a partilhar com a imprensa e fãs da marca todas as atividades desportivas da Suzuki a nível global. Neste website foi possível encontrar notícias sobre os mais diversos campeonatos como MotoGP, Mundial de Resistência FIM, Motocross, Mundial Superbike, entre muitos outros campeonatos nacionais onde a marca esteve presente ao longo dos anos.
O website Suzuki Racing, que está aberto de forma gratuita a todos os fãs desde 1999, disponibilizando imagens e vídeos de alta qualidade, vai ser fechado no fim de dezembro. Será assim o fim oficial de uma era no mundo do desporto.
Por outro lado, e a par do encerramento do website, a Suzuki Racing anunciou ainda o fim de todos os seus canais digitais dedicados ao motociclismo de competição.
Isto significa que deixaremos de ter acesso aos conteúdos publicados no YouTube da Suzuki Racing News e Suzuki MotoGP, às páginas de Facebook Suzuki Racing News e Suzuki MotoGP, e ainda às famosas contas oficiais no Instagram e Twitter, que nos tempos mais recentes fizeram as delícias dos fãs com a partilha de conteúdos divertidos, sempre no espírito da boa-disposição, inclusivamente quando se dedicavam a comentar conteúdos partilhados pelos seus adversários.
Ou seja, para além da perda desportiva, teremos também a perda de um conjunto de conteúdos que ajudaram a divulgar o esforço do projeto desportivo da Suzuki a nível global.
Mas no meio destas notícias menos agradáveis, temos uma boa notícia!
Apesar da casa japonesa ter anunciado o fim de todas as atividades desportivas com apoio de fábrica, com destaque para o MotoGP, mas uma decisão que afetou outros campeonatos, a verdade é que continuaremos a ver a Suzuki GSX-R1000 em pista.
No Mundial de Resistência FIM a Suzuki é uma das marcas de maior sucesso, com inúmeros títulos e vitórias nas mais icónicas provas de resistência. A “Gixxer” ajudou a cimentar a marca japonesa como uma força dominante neste campeonato. No rescaldo da decisão da marca, a Yoshimura SERT anunciou que apesar de deixar de contar com o apoio de fábrica na temporada 2023, a equipa iria continuar a competir.
Mas faltava garantir o apoio financeiro… e esse apoio veio de um nome bem conhecido dos fãs: Suzuki França.
A filial gaulesa da marca japonesa decidiu entrar em ação, unindo-se agora à Yoshimura SERT, garantindo o necessário suporte financeiro que permitirá manter o projeto do Mundial de Resistência FIM vivo, pelo menos durante a temporada 2023, sendo que esta confirmação da Suzuki França deixa desde já a equipa mais tranquila em relação ao futuro imediato.
Em consequência deste apoio da Suzuki França, a Yoshimura SERT anunciou também que o trio de pilotos composto por Gregg Black, Sylvain Guintoli e Kazuki Watanabe vai manter-se aos comandos da GSX-R1000, o que significa que, em termos práticos, pouca coisa deverá mudar, apesar da grande mudança que é a saída da Suzuki Racing deste projeto.