Não foi segredo escondido ao longo da época 2018 que a BMW vai regressar em 2019 ao mundial Superbike, não com uma moto desactualizada entregue a uma equipa privada – como vimos a Althea e Loris BAz este ano – mas sim com uma equipa e pilotos com capacidade e provas dadas para o fazer.
A aproximação à SMR de Shaun Muir tornou-se mais que evidente especialmente depois da Aprilia e Romano Albesiano terem afirmado que o esforço da marca de Noale estava direccionado para o MotoGP e a presença nas SBK poderia mesmo terminar, algo que se confirmou mesmo com o aproximar do final da temporada.
A equipa com as cores da Milwaukee não é uma desconhecida da BMW e foi mesmo com os alemães que a SMR esteve no mundial em 2016, então com Josh Brookes e Karel Abraham, ligação essa que volta a ser retomada depois de um hiato de dois anos em que os ingleses estiveram com a Aprilia com Eugene Laverty e Lorenzo Savadori.
A BMW vai apresentar uma nova evolução da sua 1000 desportiva e será com esta que a SMR vai atacar o próximo mundial com uma dupla de pilotos liderada por Tom Sykes – campeão do mundo em 2013 – e o último campeão europeu Superstock 1000, o alemão Markus Reiterberger. A Aprilia deixa as grelhas, regressa a BMW…apostada em bater o poderio Kawasaki e a nova Panigale com motor V4.