Se perguntarmos a qualquer motociclista mais conhecedor do mundo das duas rodas quem foi Massimo Tamburini, praticamente 100% das respostas vão referir motos como a Ducati 916 ou a MV Agusta F4. Ícones do design, estas motos nasceram da visão e imaginação de Massimo Tamburini, nascido em 1943. E esse ano foi precisamente o escolhido para servir de homenagem ao mestre do design de motos, com o seu filho, Andrea, a anunciar a Tamburini F43 Tributo.
A arte do mestre Tamburini continua viva como demonstra o mais recente projeto do seu filho. Andrea Tamburini tomou conta do negócio do pai após o seu falecimento, em 2014, numa altura em que tinha sido apresentada ao mundo a derradeira joia idealizada por Massimo Tamburini: a T12.
Porém, esse projeto T12, que Massimo Tamburini não chegou a terminar tendo sido o seu filho a garantir a sua produção, revelou-se um fiasco a nível económico, pese embora a T12 tenha sido recebida pelos motociclistas com admiração e como uma obra de arte de duas rodas. Andrea foi obrigado a reinventar o negócio do pai, e passou anos a desenvolver a nova Tamburini F43 Tributo.
Na verdade, deveríamos referir-nos a esta moto como um kit e não como uma moto completa.
A ideia de Andrea, visando potencializar vendas, foi a de criar um kit para uma das motos mais icónicas desenhadas pelo seu pai, a MV Agusta F4. Este kit Tamburini F43 Tributo trata-se de um conjunto de carenagens e outros elementos que podem ser aplicados a uma F4 da marca de Varese.
As carenagens são fabricadas em fibra de carbono, e os componentes metálicos fabricados com recurso a técnicas de acabamento especiais que garantem uma qualidade “premium” para uma moto que pretende ser um verdadeiro tributo ao mestre Tamburini.
Com um design claramente inspirado na exótica T12, mas onde se destaca a carenagem inferior que na sua secção traseira parece querer imitar os spoilers inferiores que vemos nas motos de competição de MotoGP, o kit Tamburini F43 Tributo mantém os traços intemporais dos modelos italianos.
Claro que, visto que atualmente a MV Agusta não fabrica a superdesportiva F4, os clientes que consigam adquirir um dos 25 kits Tamburini F43 Tributo que serão fabricados sob o olhar atento de Andrea, terão de encontrar uma F4 onde o aplicar. Neste caso o preço a pagar pelo kit será de cerca de 16.000 euros.
Porém, existirá ainda a opção de adquirir a moto completa, usada, obviamente, mas já com o kit montado. Nesta opção “chave na mão”, o cliente terá de gastar pouco mais de 35.000 euros.
Quanto a cores, o Tamburini F43 Tributo estará disponível em cinco opções: Tamburini, Veltro, Mamba, Viper, e Serie Oro.
Será interessante perceber se nesta nova fase da empresa Andrea Tamburini vai tentar adaptar-se aos tempos mais modernos.
E o que queremos dizer com isto? Tendo em conta que a MV Agusta disponibiliza na sua gama atual modelos como a Brutale ou a Superveloce, terá Andrea a intenção de “atacar” estes modelos com novos kits de inspiração Tamburini?
Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!