A mítica equipa holandesa Ten Kate Racing declarou hoje falência.
A decisão surgiu na sequência do fim da parceria com a Honda no Mundial de Superbike. A Honda anunciou no início de Novembro o fim da parceria com a Ten Kate Racing. Dias depois, no decorrer do EICMA em Milão, divulgou o início da parceria com a Moriwaki Engineering e a Althea; Leon Camier e Ryuichi Kiyonari serão os seus pilotos no Mundial de Superbike.
Chega assim ao fim uma parceria de 25 anos. A Ten Kate Racing começou na velocidade nos anos ‘90, no campeonato holandês e depois no Europeu de Superstock, a partir de 2001 iniciou a sua história no Mundial de Supersport, sempre com motos Honda. Nesta categoria, a equipa holandesa, com sede em Nieuwleusen, conquistou nove títulos. Conquistou também um título de superbike.
Graças ao sucesso, a Honda Racing Corporation (HRC), através da Honda Europa, colocou a responsabilidade da representação da marca na equipa gerida por Ronald Ten Kate, sobrinho do fundador da Ten Kate Motoren, concessionário Honda que origem à equipa de competição. A Ten Kate fazia todo o trabalho de desenvolvimento. Essa parceria findou agora. E com isso, é também o fim da formação holandesa, que não interfere com a continuidade da Ten Kate Motoren.
Ronald Ten Kate tentou até ao último momento arranjar uma alternativa, mas o anúncio do final da parceria chegou demasiado tarde; a decisão foi tomada no dia em que as restantes equipas começaram a rodar em Jerez para testes de pré-temporada.
Declaração oficial da equipa
«Honda World Superbike Team chega a um final abrupto»
«Hoje foi pronunciada a falência da Ten Kate Racing BV. Esta empresa forneceu as atividades de corrida para a Honda no Mundial de Superbike nos últimos 18 anos. A equipe Ten Kate Honda ganhou 10 títulos mundiais neste período.»
«Este triste estado de coisas é o resultado do recente anúncio da Honda de transferir as atividades da Ten Kate Racing para outras duas partes, divididas em tecnologia e logística. Este anúncio foi feito à direcção da Ten Kate a 30 de Outubro, sem qualquer indicação prévia e sem apresentar razões.»
O comunicado explica como a decisão chegou tarde
«Até a última corrida da última temporada, no dia 27 de Outubro, no Qatar, as conversas entre a Honda e a Ten Kate foram, como sempre, como nos anos anteriores. Questões de pessoal, desenvolvimentos técnicos, planos de testes de Inverno, tudo foi discutido em detalhe e amplamente decidido. O maior ponto de interrogação foi o suporte técnico que seria oferecido pela Honda Japão / HRC. Em Abril, durante uma visita dos responsáveis do HRC à sede da equipa em Nieuwleusen, ficou claro que a Ten Kate, depois de muitos anos, não estaria mais sozinha no desenvolvimento de motores, chassis e electrónica. A decisão da Honda de interromper a cooperação foi uma surpresa completa para a equipa e está em desacordo com todas as expectativas que haviam sido criadas.»
«Nos últimos anos, a direcção da Ten Kate discutiu com a Honda várias vezes que, se a Honda quisesse interromper a cooperação, essa decisão deveria ser informada cedo (antes das férias de verão). O relato oportuno abriria o caminho para a Ten Kate cooperar com outro fabricante ou, no caso extremo, oferecer a possibilidade de remediação antecipada da equipa. Durante essas conversas, a Ten Kate também se ofereceu explicitamente como um parceiro de logística caso a Honda quisesse regressar com uma equipa de fábrica.»
O regresso em 2020?
O comunicado deixa no ar a possibilidade de regressar em 2020:
«A direcção do Ten Kate, é claro, teve muitas conversas com outros fabricantes de motores e patrocinadores desde 30 de Outubro. Gradualmente, porém, ficou claro o que já era temido; ambos os orçamentos e os motores para o Mundial de Superbike já estão totalmente distribuídos no início de novembro. O interesse está certamente presente nos fabricantes, apenas o momento é muito infeliz. Portanto, parece que a equipa Ten Kate foi colocada em cheque pelo maior fabricante de motos do mundo. Enquanto aguarda o procedimento legal relativo a este curso de acção, a Ten Kate não quer comentar sobre este assunto por enquanto. A Ten Kate, no entanto, continuará a trabalhar nos planos para correr no nível do Campeonato do Mundo, esperançosamente (para uma parte) da temporada de 2019, mas de outra forma para 2020.»
«Gerrit e Ronald ten Kate querem agradecer aos membros de sua equipa pela grande dedicação e pelos muitos sucesso que tornaram possível.»
«Por uma questão de completude e clareza: o término da cooperação no Mundial de Superbike não terá consequências para o concessionário Honda nem para o departamento de produtos e tuning da Ten Kate Racing.»
Títulos conquistados pela Ten Kate Racing
Mundial de Supersport
2002 Fabien Foret (Ten Kate Honda)
2003 Chris Vernmeulen (Ten Kate Honda)
2004 Karl Muggeridge (Ten Kate Honda)
2005 Sebastien Charpentier (Winston Ten Kate Honda)
2006 Sebastien Charpentier (Winston Ten Kate Honda)
2007 Kenan Sofuoğlu (Hannspree Ten Kate Honda)
2008 Andrew Pitt (Hannspree Ten Kate Honda)
2010 Kenan Sofuoğlu (Hannspree Ten Kate Honda)
2014 Michael van der Mark (Pata Honda World Superbike)