Teste – A Scrambler divertida da Moto Morini

Conduzimos a Moto Morini 6 ½, ou SeieMMezzo, Scrambler que usa um bibcilindrico de 649 cc e ficámos com tão boa impressão.

Moto Morini Sei Mezzo

A Moto Morini é uma das mais antigas marcas no ativo, datando aos anos ‘30, quando foi fundada por Alfonso Morini, em Bolonha. Passou por diversas mãos, voltou ao seio da família Morini, até ser de novo vendida e agora, desde 2018, está na posse da Zhongneng Vehicle Group.
Os novos proprietários acabaram com os modelos V2 de 1187 cc (Corsaro e Milano) e lançaram uma nova gama, mais acessível e com motor mais pequeno e polivalente. Este equipa os atuais modelos, a trail X-Cape e a SeieMMezzo nas versões Street e Scrambler. Já foi anunciada entretanto a custom Calibro, e outros modelos se seguirão, incluíndo novas motorizações de diferentes cilindradas.
DESTAQUES
Preço: 7.590 €
Cilindrada: 649 cc
Potência: 61 cv
Binário: 54 Nm
Peso a cheio: 200 kg

Moto Morini Sei Mezzo

Já conhecíamos a X-Cape (Motojornal n.º 1520) há umas semanas conhecemos também as SeieMMezzo, com as quais percorremos as margens do Douro há umas semanas (Motojornal n.º 1563).
Apesar de serem exatamente a mesma moto – diferindo apenas no guiador e nos pneus que cada uma utiliza -, na verdade a STR e a SCR transmitem sensações diferentes. O principal responsável por isto é o guiador, que nos dá uma posição de condução com maior controlo, do que o guiador mais estreito e baixo da STR. Porém, pode também ser uma questão de gosto pessoal.

Moto Morini Sei Mezzo

À nossa frente temos um pequeno ecrã TFT de 5 polegadas com toda a informação necessária – incluíndo a pressão dos pneus -, que tem dois layouts diferentes e pode ser ligado ao telefone via Bluetooth. E os floreados tecnológicos terminam por aqui. Numa altura em que quase todos os novos modelos apelam às mais recentes soluções eletrónicas, a SeieMMezzo caracteriza-se por ser um regresso a um conceito de simplicidade, e isso não a diminui em nada em termos dinâmicos e de satisfação na sua condução.

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O bicilíndrico paralelo não nenhum portento de potência, mas tem o carácter certo para este tipo de moto, com um empurrão suficientemente vigoroso para desfrutar da condução, e fácil de explorar em qualquer situação. Para além disso, joga muito bem com uma ciclística muito equilibrada, que faz da SeieMMezzo uma autêntica delícia em estradas secundárias.
Para a SCR a Moto Morini escolheu uns pneus a condizer com a estética e estilo, neste caso os Pirelli MT60RS, que apesar do aspeto mais off road, na verdade funcionam muito bem em estrada. Isto tudo junto resulta num conjunto altamente eficaz e divertido, mais do que poderíamos supor à primeira vista.
As suspensões, forquilha invertida ajustável e amortecedor traseiro ajustável em pré-carga, podem ser afinadas ao gosto do ‘freguês’, refinando ainda mais o comportamento dinâmico desta muito simpática scrambler.

Moto Morini Sei Mezzo

Por falar nisso, embora não seja o seu habitat natural, não se nega a uns estadões de terra, mas tenham em conta que o curso das suspensões, apenas 120 mm, não permitem grandes loucuras assim como a posição de condução em pé não é a ideal – para essas aventuras têm a X-Cape. A travagem está bem dimensionada para as prestações da SCR, com bom tacto linearidade na travagem, contribuindo para o equilíbrio geral do modelo.
Quem procura uma moto simples mas entusiasmente, fácil e eficaz, ainda por cima com um preço competitivo, a Moto Morini SeieMMezzo SCR – ou a Street, se preferirem um aspeto mais estradista – é uma excelente opção que está apta para as atribulações diárias no trânsito da cidade e sempre disposta a grandes momentos de condução em estrada, quanto mais revirada melhor.

Texto: Vitor Martins
Fotos: Pedro Lopes

Moto Morini SeieMMezzo SCR

Preço: 7590 €
Motor: 2 cilindros paralelos, 4T, refrigeração por líquido
Distribuição: dohc, 4 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso: 83 x 60 mm
Cilindrada: 649 cc
Potência máxima: 61 cv/8250 rpm
Binário máximo: 54 Nm/7000 rpm
Embraiagem: multidisco em banho de óleo
Caixa: 6 velocidades
Transmissão final: por corrente
Quadro: tubular em treliça
Suspensão dianteira: forquilha telescópica invertida KYB ajustável, Ø43 mm, curso de 120 mm
Suspensão traseira: mono-amortecedor KYB ajustável em pré-carga, curso de 120 mm
Travão dianteiro: 2 discos de Ø298 mm, pinças Brembo de 2 êmbolos
Travão traseiro: disco de Ø255 mm, pinça Brembo de 2 êmbolos
Pneu dianteiro: 120/70 x 18″
Pneu traseiro: 160/60 x 17″
Comprimento máx.: 2150 mm
Largura máx.: 890 mm
Altura do assento: 810 mm
Distância entre eixos: 1425 mm
Capacidade do depósito: 16 litros
Peso (a seco): 200 kg
Importador: PureTech

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