Teste BMW K 1600 Grand America, Boa viagem!

BMW K1600 Grand America
Texto: Domingos Janeiro

Tomando por base a nova K 1600 B , a BMW quis extremar posições e lançou agora esta nova versão Grand America, bem ao estilo americano, com todo o equipamento necessário para que condutor e passageiro possam dar a volta ao mundo de forma confortável. Ou melhor, dar várias voltas ao mundo! A quantidade de equipamento aplicado nesta America é tanto, que durante a semana que durou o nosso teste, quase todos os dias descobríamos qualquer coisa nova. De facto, a marca bávara quis fazer um modelo completo e conseguiu-o, num segmento onde já se destacava com modelos como a GTL ou a GTL Exclusive.

Exclusividade

Sem querer dar muito nas vistas, a Grand America pretende ser luxuosa e exclusiva para os utilizadores sem almejar grandes exuberâncias. O que interessa é o conforto dos ocupantes e tudo gira em torno deles. A Bagger K 1600 B recebeu assim uma vasta lista de alterações para dar vida a esta nova versão, começando desde logo por uma estética ligeiramente diferente à da Bagger, com destaque para os generosos silenciadores cromados. A introdução da top case, transforma por completo a silhueta desta K, cujo encosto almofadado para o passageiro a torna num autêntico sofá, aumentando significativamente a capacidade de carga. Rica em detalhes e nos acabamentos, o design das luzes traseiras, em LED, transmitem-lhe um ar requintado e ao mesmo tempo moderno. Pensada para fazer longas viagens de forma relaxada e descontraída, monta plataformas pousa-pés avançadas para que os condutores consigam esticar as pernas e descontrair. Falar em exclusividade, significa falar também de electrónica e nesse campo, este é também um dos modelos mais completos da gama. Tem tudo o que é possível ter como a suspensão electrónica (Road e Cruise), marcha-atrás, controlo de tracção, mapas de potência (Rain, Road e Dynamic), ecrã ajustável electronicamente, painel de instrumentos altamente completo, fácil de operar, barras de protecção do motor, ABS Pro, punhos e assentos aquecidos, cruise control e pré-instalação para o sistema de navegação. Para maior conforto no transporte da bagagem, as malas vêm equipadas de série com sacos de transporte interiores para conseguirmos acomodar melhor a bagagem. A top case, com capacidade para até dois capacetes integrais, está forrada, tem luz interior e sistema basculante.

[cq_vc_sidebyside card1title=”BMW K 1600 Grand America” card1titlecolor=”#ffffff” card1content=”Cilindrada: 1.649 cc
Potência: 160 cv/7750 rpm
Binário: 175 Nm/5250 rpm
Peso cheio: 364 kg
Preço base: 22.950€
Preço final: 31.491€” card1contentcolor=”#ffffff” dividerbg=”#ffffff” dividercolor=”#333333″ card2avatar=”image” card2image=”18977″ cardshape=”cq-rounded” cardstyle=”customized” card1bg=”#5967ea” card2bg=”#e2791d” card1link=”url:https%3A%2F%2Fmotojornal.pt%2Fbmw-f-800-gs-totalmente-renovada%2F||target:%20_blank|” card2link=”url:https%3A%2F%2Fmotojornal.pt%2Fbmw-f-800-gs-totalmente-renovada||target:%20_blank|”]

  FICHA TÉCNICA

[vc_toggle title=”MOTOR E TRANSMISSÃO” style=”rounded” color=”orange”]

Tipo Seis cilindros em linha, 4T, refrigerado por líquido/óleo, Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada 1.649 cc
Diâmetro/Curso 72 x 67,5 mm
Potência máxima 160 cv/7750 rpm
Binário máximo 175 Nm/5250 rpm
Alimentação Injecção electrónica
Transmissão Final por veio
Escape 6-2
Embraiagem Multidisco em banho de óleo
Caixa de velocidades 6 velocidades

[/vc_toggle][vc_toggle title=”CICLÍSTICA” style=”rounded” color=”orange”]

Quadro Dupla trave em alumínio com motor portante
Pneu dianteiro 120/70-17”
Pneu traseiro 190/55-17”
Suspensão dianteira Duolever, amortecedor central, curso de 115 mm
Suspensão traseira Paralever, curso de 50 mm, regulação electrónica
Travão dianteiro Dois discos de Ø320 mm, pinças de quatro êmbolos, ABS
Travão traseiro Disco de Ø320 mm, pinça de dois êmbolos, ABS

[/vc_toggle][vc_toggle title=”PESO E DIMENSÕES” style=”rounded” color=”orange”]

Largura máxima 1000 mm
Altura 1440 mm
Altura do assento 780 mm
Distância entre eixos 1618 mm
Ângulo n.d
Avanço 106,4 mm
Peso a seco 364 kg
Capacidade do depósito 26,5 l

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Motor poderoso

Parece um motor de corrida, este seis cilindros da K. O poder de aceleração é tão impressionante que quase nos apetece ir para um qualquer circuito. Mas se o empurrão dos 160 cv às 7.750 rpm impressiona, não menos impressiona a suavidade do bloco, a ausência de vibrações e a grande capacidade de recuperação desde as rotações mais baixas. É realmente um colosso, muito por culpa do binário de 175 Nm às 5.250 rpm! Em termos de consumo, contem com cifras bem perto dos 7 litros, aceitáveis atendendo à relação peso/volume/potência. A pensar na segurança dos utilizadores, a Grand America está limitada aos 162 km/h, que faz sentido devido às reacções nefastas que as malas laterais e top case têm nos conjuntos. De facto, em dias de vento mais forte sentimos o conjunto algo instável, quer em recta como em curva, mas sem comprometer ou assustar em qualquer momento. Chegamos muito rapidamente aos 160 km/h e parece que vamos a 120 km/h e de repente levamos com este corte abrupto da potência. A primeira vez pensamos que se passou qualquer coisa, mas depois lembramo-nos e nunca mais a deixamos chegar ao corte! No que diz respeito à potência, podemos optar por um dos três modos disponíveis, o Rain, Road e Dynamic, ajustando a entrega de potência e nível de intervenção das ajudas electrónicas. A par destas temos também a suspensão controlada electronicamente (Dynamic ESA) que aumenta o conforto, a segurança e a estabilidade. No modo Road, permite que a suspensão se ajuste automaticamente ao piso onde está a rodar, aumentando o conforto e a tracção. No modo Cruise, torna as suspensões mais moles, a pensar mais no conforto dos passageiros. A juntar ao pack temos a marcha-atrás de série (temos que colocar a caixa em neutro, carregar no botão R e depois no botão da ignição). A primeira vez que usamos a marcha-atrás ficamos com a sensação de que é muito brusca, mas depois vemos que não, que é a velocidade ideal. Graças a esta solução, não temos, absolutamente, nenhum problema, receio ou dificuldades nas manobras a baixa velocidade. Não é uma moto muito ágil, devido ao seu volume, mas em estrada aberta tem uma boa dinâmica, permitindo-nos curvar bastante rápido e seguros, ao ponto de começarmos a tocar com as plataformas dos pousa-pés (aquelas que ficam mais avançadas) no asfalto, sem problemas. A caixa de seis velocidades, que estava equipada com o sistema de quick shift, apresenta um bom escalonamento e é muito rápida.

Equipamento e acessórios

Neste modelo que tivemos para teste, a K 1600 Grand America vinha equipada com o Pack de Segurança (composto pelos faróis adaptativos, luzes diurnas, assistente ao arranque em subida e controlo da pressão dos pneus), Pack Comfort (condução sem chave, assitente à passagem de caixa Pro, fecho centralizado, luzes auxiliares em LED, sistema de alarme anti-roubo), Pack Grand America (sistema áudio com kit de preparação para sistema de GPS, pousa-pés grande, para-brisas alto, marcha-atrás, barra de protecção do motor e top case), Style Sport, descanso central e sistema SOS de chamada de emergência. Assim, valor base de 22.950€, fixou-se no valor final de 31.491€.

Mais completa

Esta versão Grand America não é melhor que as versões anteriores, é sim mais completa no que diz respeito a equipamento, com a generosa top case traseira a ser uma das estrelas da companhia. Em termos dinâmicos é muito boa, tirando aquele aspecto da instabilidade quando está mais vento. A travagem é poderosa e fácil de dosear e as suspensões são fáceis de ajustar ao nosso gosto e estilo de condução, seja ele mais calmo e tranquilo ou mais desportivo. O nível de equipamento é realmente impressionante e ficamos de queixo caído quando começamos a olhar para a lista de acessórios! Simplesmente impressionante!