Texto: Domingos Janeiro
Tomando por base a nova K 1600 B , a BMW quis extremar posições e lançou agora esta nova versão Grand America, bem ao estilo americano, com todo o equipamento necessário para que condutor e passageiro possam dar a volta ao mundo de forma confortável. Ou melhor, dar várias voltas ao mundo! A quantidade de equipamento aplicado nesta America é tanto, que durante a semana que durou o nosso teste, quase todos os dias descobríamos qualquer coisa nova. De facto, a marca bávara quis fazer um modelo completo e conseguiu-o, num segmento onde já se destacava com modelos como a GTL ou a GTL Exclusive.
Exclusividade
Sem querer dar muito nas vistas, a Grand America pretende ser luxuosa e exclusiva para os utilizadores sem almejar grandes exuberâncias. O que interessa é o conforto dos ocupantes e tudo gira em torno deles. A Bagger K 1600 B recebeu assim uma vasta lista de alterações para dar vida a esta nova versão, começando desde logo por uma estética ligeiramente diferente à da Bagger, com destaque para os generosos silenciadores cromados. A introdução da top case, transforma por completo a silhueta desta K, cujo encosto almofadado para o passageiro a torna num autêntico sofá, aumentando significativamente a capacidade de carga. Rica em detalhes e nos acabamentos, o design das luzes traseiras, em LED, transmitem-lhe um ar requintado e ao mesmo tempo moderno. Pensada para fazer longas viagens de forma relaxada e descontraída, monta plataformas pousa-pés avançadas para que os condutores consigam esticar as pernas e descontrair. Falar em exclusividade, significa falar também de electrónica e nesse campo, este é também um dos modelos mais completos da gama. Tem tudo o que é possível ter como a suspensão electrónica (Road e Cruise), marcha-atrás, controlo de tracção, mapas de potência (Rain, Road e Dynamic), ecrã ajustável electronicamente, painel de instrumentos altamente completo, fácil de operar, barras de protecção do motor, ABS Pro, punhos e assentos aquecidos, cruise control e pré-instalação para o sistema de navegação. Para maior conforto no transporte da bagagem, as malas vêm equipadas de série com sacos de transporte interiores para conseguirmos acomodar melhor a bagagem. A top case, com capacidade para até dois capacetes integrais, está forrada, tem luz interior e sistema basculante.
Potência: 160 cv/7750 rpm
Binário: 175 Nm/5250 rpm
Peso cheio: 364 kg
Preço base: 22.950€
Preço final: 31.491€” card1contentcolor=”#ffffff” dividerbg=”#ffffff” dividercolor=”#333333″ card2avatar=”image” card2image=”18977″ cardshape=”cq-rounded” cardstyle=”customized” card1bg=”#5967ea” card2bg=”#e2791d” card1link=”url:https%3A%2F%2Fmotojornal.pt%2Fbmw-f-800-gs-totalmente-renovada%2F||target:%20_blank|” card2link=”url:https%3A%2F%2Fmotojornal.pt%2Fbmw-f-800-gs-totalmente-renovada||target:%20_blank|”]
FICHA TÉCNICA
Tipo | Seis cilindros em linha, 4T, refrigerado por líquido/óleo, Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro |
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Cilindrada | 1.649 cc |
Diâmetro/Curso | 72 x 67,5 mm |
Potência máxima | 160 cv/7750 rpm |
Binário máximo | 175 Nm/5250 rpm |
Alimentação | Injecção electrónica |
Transmissão Final | por veio |
Escape | 6-2 |
Embraiagem | Multidisco em banho de óleo |
Caixa de velocidades | 6 velocidades |
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Quadro | Dupla trave em alumínio com motor portante |
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Pneu dianteiro | 120/70-17” |
Pneu traseiro | 190/55-17” |
Suspensão dianteira | Duolever, amortecedor central, curso de 115 mm |
Suspensão traseira | Paralever, curso de 50 mm, regulação electrónica |
Travão dianteiro | Dois discos de Ø320 mm, pinças de quatro êmbolos, ABS |
Travão traseiro | Disco de Ø320 mm, pinça de dois êmbolos, ABS |
[/vc_toggle][vc_toggle title=”PESO E DIMENSÕES” style=”rounded” color=”orange”]
Largura máxima | 1000 mm |
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Altura | 1440 mm |
Altura do assento | 780 mm |
Distância entre eixos | 1618 mm |
Ângulo | n.d |
Avanço | 106,4 mm |
Peso a seco | 364 kg |
Capacidade do depósito | 26,5 l |
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Motor poderoso
Parece um motor de corrida, este seis cilindros da K. O poder de aceleração é tão impressionante que quase nos apetece ir para um qualquer circuito. Mas se o empurrão dos 160 cv às 7.750 rpm impressiona, não menos impressiona a suavidade do bloco, a ausência de vibrações e a grande capacidade de recuperação desde as rotações mais baixas. É realmente um colosso, muito por culpa do binário de 175 Nm às 5.250 rpm! Em termos de consumo, contem com cifras bem perto dos 7 litros, aceitáveis atendendo à relação peso/volume/potência. A pensar na segurança dos utilizadores, a Grand America está limitada aos 162 km/h, que faz sentido devido às reacções nefastas que as malas laterais e top case têm nos conjuntos. De facto, em dias de vento mais forte sentimos o conjunto algo instável, quer em recta como em curva, mas sem comprometer ou assustar em qualquer momento. Chegamos muito rapidamente aos 160 km/h e parece que vamos a 120 km/h e de repente levamos com este corte abrupto da potência. A primeira vez pensamos que se passou qualquer coisa, mas depois lembramo-nos e nunca mais a deixamos chegar ao corte! No que diz respeito à potência, podemos optar por um dos três modos disponíveis, o Rain, Road e Dynamic, ajustando a entrega de potência e nível de intervenção das ajudas electrónicas. A par destas temos também a suspensão controlada electronicamente (Dynamic ESA) que aumenta o conforto, a segurança e a estabilidade. No modo Road, permite que a suspensão se ajuste automaticamente ao piso onde está a rodar, aumentando o conforto e a tracção. No modo Cruise, torna as suspensões mais moles, a pensar mais no conforto dos passageiros. A juntar ao pack temos a marcha-atrás de série (temos que colocar a caixa em neutro, carregar no botão R e depois no botão da ignição). A primeira vez que usamos a marcha-atrás ficamos com a sensação de que é muito brusca, mas depois vemos que não, que é a velocidade ideal. Graças a esta solução, não temos, absolutamente, nenhum problema, receio ou dificuldades nas manobras a baixa velocidade. Não é uma moto muito ágil, devido ao seu volume, mas em estrada aberta tem uma boa dinâmica, permitindo-nos curvar bastante rápido e seguros, ao ponto de começarmos a tocar com as plataformas dos pousa-pés (aquelas que ficam mais avançadas) no asfalto, sem problemas. A caixa de seis velocidades, que estava equipada com o sistema de quick shift, apresenta um bom escalonamento e é muito rápida.
Equipamento e acessórios
Neste modelo que tivemos para teste, a K 1600 Grand America vinha equipada com o Pack de Segurança (composto pelos faróis adaptativos, luzes diurnas, assistente ao arranque em subida e controlo da pressão dos pneus), Pack Comfort (condução sem chave, assitente à passagem de caixa Pro, fecho centralizado, luzes auxiliares em LED, sistema de alarme anti-roubo), Pack Grand America (sistema áudio com kit de preparação para sistema de GPS, pousa-pés grande, para-brisas alto, marcha-atrás, barra de protecção do motor e top case), Style Sport, descanso central e sistema SOS de chamada de emergência. Assim, valor base de 22.950€, fixou-se no valor final de 31.491€.
Mais completa
Esta versão Grand America não é melhor que as versões anteriores, é sim mais completa no que diz respeito a equipamento, com a generosa top case traseira a ser uma das estrelas da companhia. Em termos dinâmicos é muito boa, tirando aquele aspecto da instabilidade quando está mais vento. A travagem é poderosa e fácil de dosear e as suspensões são fáceis de ajustar ao nosso gosto e estilo de condução, seja ele mais calmo e tranquilo ou mais desportivo. O nível de equipamento é realmente impressionante e ficamos de queixo caído quando começamos a olhar para a lista de acessórios! Simplesmente impressionante!