A Yamaha TMax 560 é, desde há vários anos, uma das propostas mais interessantes para os motociclistas que procuram uma scooter de maior potência e que garante polivalência sem renegar ao seu ADN mais desportivo.
A marca de Iwata decidiu operar uma renovação mais do que estética na nova geração. Em 2022 temos uma nova Yamaha TMax 560, e a nova maxiscooter japonesa apresentou-se em Valência à imprensa antes de chegar aos concessionários em breve.
Foi nas estradas ao redor da cidade espanhola que o nosso jornalista Marcos Leal teve a oportunidade de rodar com a variante mais “recheada” de equipamento, a TMax 560 Tech Max.
Aqui ficam as primeiras impressões de condução sobre a Yamaha TMax 560 Tech Max:
“Acabei de andar na Yamaha TMax 560 Tech Max, versão 2022, uma moto totalmente nova, com uma estética muito alterada para este ano de forma bastante pronunciada, especialmente na frente, com uma nova ótica de duplo farol e aspeto mais desportivo. Na traseira a luz de travão passa a ter um formato em T mais pronunciado e com a luz de travão incluída com os dois intermitentes.
Andámos nas estradas ao redor de Valência, onde apanhámos piso um pouco molhado durante a manhã, o que nos permitiu verificar a facilidade com que a nova TMax 560 responde aos nossos desejos, mesmo em condições menos favoráveis.
Dá-nos uma grande confiança para podermos conduzir de forma descontraída mesmo com estrada molhada, pois temos a garantia e segurança de termos o ABS, que é obrigatório em todas as motos, mas que neste caso funciona muito bem, e um controlo de tração que é mesmo muito pouco interventivo. Praticamente não se sente a atuar, a não ser nos momentos mais desafiantes.
O motor manteve-se inalterado do ano passado para este ano, é o mesmo 560 e continua a garantir os 48 cv, apresentando uma resposta muito boa.
Continua a utilizar um acelerador eletrónico que mudou a zona de comando, mas a perceção não muda absolutamente nada. Tudo funciona de forma muito direta, quer no modo de condução Touring em que notamos apenas maior suavidade, enquanto no modo Sport encontramos uma resposta muito cheia e que nos garante aquele “feeling” de moto desportiva que tanto nos agrada na TMax 560.
Na ciclística as alterações também são pequenas embora se notem de alguma maneira. Em especial as jantes. Estes elementos têm um novo método de fabrico (denominado Spin Forged), que lhes permite ser mais ligeiras e por isso perderam 10% de inércia na frente e 6% atrás. Isto acaba por se traduzir na agilidade da TMax, que nos últimos anos, com o aumento do nível de equipamento, foi-se aburguesando e perdeu um pouco da alegria da direção que sentíamos nas primeiras gerações.
A TMax 560 da nova geração de 2022 sente-se bastante rápida de direção, e para quem quer realmente uma versão mais ligeira, a opção será a variante base que não conta com para-brisas ajustável eletricamente em altura, punhos aquecidos, entre outros elementos, e, portanto, acaba por ser mais leve.
De qualquer forma, ambas são opções fantásticas para quem quer uma maxiscooter desportiva e que ofereça um tipo de condução dinâmica, mas igualmente muito prática para o dia-a-dia, em especial estas novas unidades com ligação ao telemóvel e que nos permitem explorar diversas funcionalidades através do fantástico painel de instrumentos TFT a cores e de 7 polegadas”.
Para saber todas as informações técnicas sobre as novas Yamaha TMax 560 e Tech Max clique aqui. E fique atento à sua revista MotoJornal e ao website www.motojornal.pt , pois em breve iremos publicar o nosso teste completo à maxiscooter de Iwata e disponibilizar mais informações. A não perder!
Veja mais – Vídeo com as primeiras impressões de condução da nova Yamaha TMax 560
As novas Yamaha TMax 560 chegam a Portugal a partir de maio deste ano.
A Yamaha Portugal já nos confirmou o PVP de cada versão. De acordo com a marca japonesa, a versão base TMax 560 custa 11.995€, enquanto a versão Tech Max que foi a testada durante a apresentação internacional em Valência terá um preço de 14.395€.