Com o atual programa GYTR, a Yamaha coloca à disposição de equipas e pilotos privados, material muito competitivo, desenvolvido pela equipa oficial da marca nos campeonatos mundiais de pista. Desta forma, e sem sair de uma loja GYTR PRO, qualquer um de nós pode ter uma moto capaz de liderar corridas.
Durante dois dias no circuito Paul Ricard tivemos oportunidade de conhecer o melhor que podemos aplicar nas YZF-R1, R6 e R7.
Enquanto estávamos em pista a marca apresentou a muito especial Yamaha YZF-R1 GYTR PRO, uma moto desenhada para quem quer uma moto de competição imbatível sobre a qual já aqui falámos em detalhe.
Quem já passou pela experiência de comprar uma moto desportiva e ter de a preparar para competir ou usar especificamente em pista, sabe bem as dificuldades de escolher, encontrar e adaptar o material e componentes à sua moto.
Depois existe sempre o árduo trabalho de encontrar a afinação base desse equipamento de terceiros, para se poder começar a andar de forma consistente. Com a GYTR sem sair do mesmo sítio, encontramos tudo o que é necessário para a nossa moto, desenvolvido, dimensionado e afinado para as suas especificações.
Mesmo os elementos que são produzidos por marcas como a Brembo, Öhlins e Akrapovic, para mencionar apenas algumas, foram aperfeiçoados para cada um dos modelos Yamaha GYTR. Além de todo o material e equipamento nas lojas da linha GYTR Pro, pode comprar-se a moto já com uma preparação base, livre de todos os componentes de estrada, o que facilita o processo otimizando os custos.
YAMAHA YZF-R7 GYTR – Os detalhes
A R7 que testámos, e ainda não é usada em competição, mostrou ser uma solução perfeita para quem quer iniciar-se em pista. É uma moto fácil de pilotar, controlável e ligeira, mas ainda assim muito eficiente.
Na versão preparada destaca-se de imediato o aspeto de “verdadeira” moto de corrida com que fica.
Com todo o material GYTR instalado a perceção de qualidade que temos da moto é fenomenal. Os elementos escolhidos focam-se fundamentalmente na utilização em pista, destacando-se componentes como o amortecedor traseiro, as melhorias na forquilha dianteira e travagem, todo o conjunto de carenagens, o sistema de escape e a transmissão final.
Elementos base na YZF-R7 (road legal) – PVP: 9.395 €
– Remoção de todos os elementos para circular em estrada (luzes, piscas, espelhos, matricula, etc)
Equipamentos extra na YZF-R7 GYTR testada – PVP: +7.200 €
– Ecrã GYTR de competição
– Carenagem e traseira GYTR, em primário
– Assento GYTR
– Escape Akrapovic
– Quickshifter
– Proteções de motor GB Racing
– Tampa de depósito GYTR fecho rápido
– Proteção de manete travão
– Proteção guia de corrente
– kit de inversão de caixa
– Suportes para cavaletes
– Avanços GYTR de competição
– Comandos de competição GYTR
– Limitadores de direção GYTR
– Proteção eixo frontal
– Proteção eixo traseiro
– Amortecedor traseiro Öhlins
– Cartucho para forquilha, Öhlins
– Mola para forquilha 9,5 N/mm para NIX 30
– Sistema de transmissão GYTR 15/42T 520
– Corrente de transmissão 520
– Emulador de ABS
– Interruptor On/Off
– Linhas de travagem em aço
– Pastilha Brembo Z04
YAMAHA YZF-R6 GYTR – Os detalhes
A Yamaha YZF-R6 GYTR vem preparada de base com um motor montado para ter melhores prestações em pista, já com sistema de escape Akrapovic. A eletrónica é dedicada, assim como todo o circuito elétrico, que anula o sistema ABS e adiciona a possibilidade de ligar a um computador.
Transmissão final, carenagens, assento e alguma proteções completam o conjunto base.
Mas a moto que testámos possuía alguns outros elementos que achamos importante para rodar em pista, como as suspensões melhoradas com elementos Öhlins, e a travagem com pastilhas Brembo.
Elementos base na YZF-R6 GYTR – PVP: 18.150 €
– Peças do motor GYTR
– Escape Akrapovic
– Quick Shifter
– Chicote de cablagem GYTR
– Ligação a PC
– Emulador de ABS
– Interruptor On/Off
– Sistema eletrónico GYTR
– Peças de chassis GYTR
– Sistema de transmissão GYTR 15/46T 520
– Corrente de transmissão 520
– Carenagem e traseira GYTR, em primário
– Assento GYTR
– Motor leve de alta performance de 599 cc
– Quadro Deltabox compacto e subquadro em magnésio leve
– Suspensão dianteira KYB de 43 mm
– Tampa de depósito GYTR fecho rápido
– Proteção de manete travão
– Proteção guia de corrente
– kit de inversão de caixa
– Suportes para cavaletes
Equipamentos extra na YZF-R6 GYTR testada – PVP: +7.665 €
– Punho acelerador rápido
– Ajustes remoto de manete do travão
– Avanços GYTR
– Comandos de competição GYTR
– Limitadores de direção GYTR
– Proteção eixo frontal
– Proteção eixo traseiro
– Amortecedor traseiro Öhlins TTX36 GP V2
– Cartucho para forquilha, Öhlins NIX30 FGK235
– Mola para forquilha 9,5 N/mm para NIX 30
– Amortecedor de direção Öhlins
– Pastilhas Brembo Z04
– Ecrã GYTR de competição
– Decoração GYTR completa
YAMAHA YZF-R1 GYTR – Os detalhes
A Yamaha YZF-R1 faz-nos entrar numa dimensão totalmente diferente. Com um nível de preparação de base ainda superior ao apresentado pela seiscentos, a R1 recebe também um motor montado em específico para o uso em pista, sistema de escape Akrapovic, eletrónica e sistema elétrico GYTR.
Em cima de todo o equipamento base da YZF-R1 GYTR, para o nosso teste em Paul Ricard, a Yamaha juntou mais 20.000 euros de equipamento, para termos claro a qualidade daquilo que está o nosso dispor na longa listagem de peças GYTR.
Entre todos os elementos, destacaram-se claramente as suspensões e travagem desenvolvidas pela Öhlins e Brembo em particular para este modelo.
Elementos base na YZF-R1 GYTR – PVP: 27.795€
– Motor de planos cruzados de 4 cilindros de 998 cc com escape Akrapovič em titânio
– Quick Shifter
– Chicote de cablagem GYTR
– Ligação a PC
– Emulador de ABS
– Interruptor On/Off
– Sistema eletrónico GYTR
– Sistema de transmissão GYTR 15/42T 520
– Corrente de transmissão GYTR R Series 520
– Carenagem e traseira GYTR, em primário
– Tampa de depósito GYTR fecho rápido
– Pneus Bridgestone BS R11
– Linhas de travagem em aço
– Pinças com pistões GYTR em aço
– Pastilha Brembo Z04
– Avanços GYTR de competição
– Limitadores de direção
– Proteção de manete travão
– Proteção guia de corrente
– Poisa-pés com kit de inversão de caixa
– Suportes para cavaletes
– Carenagem completa GYTR em primário
– Ecrã GYTR de competição
– Assento GYTR
Equipamentos extra na YZF-R1 GYTR testada – PVP: + de 20.000 €
– Sistema Akrapovic completo EVO3, com silenciador para track days
– Radiador de competição
– Embraiagem GYTR com molas e espaçadores
– Kit de pinhões de ataque e cremalheira
– Pneus Bridgestone BS V02 Slicks
– Tampão de gasolina de enroscar de competição
– Comandos de competição GYTR
– Punho de acelerador de curso curto
– Forquilha Öhlins FGRT 219
– Amortecedor Öhlins TTX36GP
– Amortecedor de direção Öhlins
– Pinças Brembo GP4RX com pastilhas Z04
– Discos Brembo de 320 mm
– Decoração GYTR completa
Teste completo na Revista MotoJornal #1543
Se quiser saber mais sobre estes modelos e como estes se comportaram durante o teste na pista francesa de Paul Ricard, poderá ler o artigo completo na Revista MotoJornal #1543 que está nas bancas a dia 30 de setembro de 2022 e que também poderá ser adquirida online clicando aqui.