Títulos do Nacional de Motocross decididos no Ribatejo

O traçado ribatejano do Granho recebeu a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Motocross onde se decidiram os títulos nas categorias de MX2, MX1 e Elite.

No derradeiro fim‑de‑semana do ano desportivo para os campeonatos maiores do motocross português – e com forte presença de público – cumpriu-se no traçado ribatejano do Granho a ronda decisiva quanto aos títulos MX2, MX1 e Elite. Luis Outeiro, na Elite e MX2 e André Sérgio juntam-se a Afonso Gomes na lista de campeões nacionais 2021.

Com presença notada de Paulo Alberto e Sandro Peixe, a principal corrida do dia foi de forma óbvia a reservada á Elite, sendo a derradeira no programa do dia e por direito próprio o ‘prato forte’ de um dia de muito sabor para vários pilotos.

Com 34 pilotos na grelha de partida a corrida foi liderada em todas as suas 21 voltas por Paulo Alberto, de regresso ao nacional pela terceira vez em 2021, assegurando neste ‘cair do pano’ a sua única vitória – foi segundo no Alqueidão a abrir a época e também em Fernão Joanes – depois de cruzar a linha de meta na frente de Luis Outeiro que desta forma assegurou o ceptro maior do motocross nacional pela primeira vez na sua carreira. Sandro Peixe foi segundo na volta de abertura mas seria passado na seguinte por Outeiro e fecharam as corrida separados por quase um minuto. Os três primeiros foram mesmo os únicos a terminar na mesma volta, com Luis Oliveira a ser o quarto na frente de Sandro Lobo, o melhor 125 neste corrida. Nota ainda para a queda de Afonso Gomes, o único campeão nacional antes deste derradeiro duelo do ano. O piloto de Coimbra era nono quando ficou fora devido a essa mesma queda que lhe provocou mesmo a fractura de um braço mas não lhe retirou o segundo posto no campeonato absoluto, ele que é ainda um júnior.

Na manga MX1 quem venceu foi igualmente Paulo Alberto, com uma volta de avanço face a Sandro Peixe e André Sérgio, assegurando este o título absoluto com cinco pontos de vantagem sobre Pedro Costa e 29 para Marco Silva. Luis Outeiro foi o melhor nas MX2 face a Luis Oliveira e Joseph Dark e assim coube também ao piloto do Alqueidão o título nacional nas MX2. Nos Júnior a vitória foi para Fábio Costa na frente de Sandro Lobo e Martim Espinho naquela que foi a única corrida onde Afonso Gomes não terminou no pódio.

Em pista estiveram igualmente os pilotos das 85cc, que não fecharam ainda a sua época desportiva, com Tomás Santos a duplicar vitórias na frente de Martim Maria e Rodrigo Barros. Martim Maria segue para a derradeira prova do ano na primeira posição do campeonato para lutar com Tomás Santos pelo primeiro lugar pois estão separados por apenas dois pontos. Guilherme Esteves é o terceiro e com 21 pontos de atraso para o líder pode ainda chegar ao título.

Nas 65 cc Bernardo Pinto venceu as duas corridas sempre na frente de Duarte Pinto. Miguel Caridade fechou o pódio com terceiro e quarto lugares numa corrida onde na segunda manga foi Guilherme Gomes o terceiro classificado. Na geral do campeonato, que tem igualmente mais uma prova para fechar a contabilidade, Bernardo Pinto ruma á derradeira ronda com 42 pontos de vantagem sobre Duarte Pinto, necessitando apenas de 8 pontos para a se sagrar campeão nacional, ele que aumentou para a nove a sua série de vitórias consecutivas neste ano de 2021.