No final de um Dakar marcado por muitas trocas na frente do pelotão foi Toby Price o vencedor da prova. O australiano vence pela segunda vez na sua carreira e mesmo sem vencer nenhuma das anteriores nove etapas, foi o melhor no derradeiro dia, com pouco mais de uma centena de quilómetros ao cronómetro, assegurando assim o primeiros posto final, naquela que foi a 18ª vitória consecutiva da KTM.
Neste dia de despedida a queda de Pablo Quintanilla logo ao quilómetro 10 deixou em definitivo o caminho aberto para que Toby Price ‘agarrasse’ em definitivo o primeiro lugar final, fechando a especial na frente de Ignacio Cornejo e Matthias Walkner, os homens que com ele dividiram o derradeiro pódio do Dakar. Globalmente a KTM dominou e depois de Sam Sunderland ter visto a sua penalização de 1 hora anulada o britânico é terceiro no Dakar, com Matthias Walkner a ser o segundo. O campeão do mundo 2018, Toby Price, começa assim o novo ano da melhor forma.
‘Este foi um Dakar louco. E mais louco ainda pensar que passei toda a corrida sem vencer uma etapa à excepção de hoje mas mesmo assim consegui vencer. Estou na lua. Foram 10 dias muito longos. Pensei em arriscar fazer apenas duas etapas e abandonar o rallye. Mas recebi enorme apoio desde a Austrália e continuei a acreditar. Tenho a sensação de que estão cinco pessoas constantemente a pisar o meu polegar, o que não é nada confortável, mas quando está me jogo a vitória a dor desaparece. A alegria é mais forte que a dor. Não sou o patrão, existem aqui mais pilotos com capacidade para vencer o Dakar. Estivemos sempre em luta com diferenças muito reduzidas. O Quintanilla poderia ter ganho, tal como o Matthias ou mesmo o Kevin Benavides, que fez uma excelente prova. Não sei se sou um guerreiro, mas nunca desisto, apenas isso. Adoro estar aqui, adoro esta família do Dakar, adoro esta equipa da KTM, é também por tudo isso que me empenho.’ palavras do sucessor de Matthias Walkner como vencedor do Dakar na chegada a Lima onde em definitivo o Dakar 2019 ficou nas suas mãos.
Classificação 10ª etapa
- Toby Price – KTM com 1h14m01s
- Ignacio Cornejo – Honda com 1h16m22s +2m21s
- Matthias Walkner – KTM com 1h16m39s +2m38s
- Sam Sunderland – KTM com 1h17m20s +3m19s
- Luciano Benavides – KTM com 1h17m21s +3m20s
Classificação final
- Toby Price – KTM com 33h57m16s
- Matthias Walkner – KTM com 34h06m29s +9m13s
- Sam Sunderland – KTM com 34h10m50s +13m34s
- Pablo Quintanilla – Husqvarna com 34h18m02s +20m46s
- Andrew Short – Husqvarna com 34h41m26s +44m10s