No arranque da quarta prova do campeonato do mundo Superbike em Assen, na Holanda, o britânico Tom Sykes foi quem assegurou o melhor tempo no final das duas primeiras sessões de treinos livres. Aos comandos da BMW S1000RR oficial o ex-campeão do mundo o britânico foi o melhor no final da jornada com os cinco primeiros a ficarem separados por apenas 31 milésimas de segundo.
Em dia de novidades no que diz respeito ao regimes de rotação máximos permitidos pelo regulamento – a Ducati perdeu 250rpm e a Honda ganhou 500 – as temperaturas muito baixas condicionaram de alguma forma os trabalhos em agenda (as duas sessões realizaram-se com temperaturas abaixo dos 10ºC) Jonathan Rea viu-se batido pelo seu ex-colega de equipa com a BMW a mostrar evolução igualmente pelas mãos de Markus Reiterberger, que foi quarto atrás de Leon Haslam, o terceiro no fecho do dia depois de muitas voltas na primeira entrada sempre junto a Rea.
Michael van der Mark foi o quinto na frente de Álvaro Bautista, em maiores dificuldades ao longo deste primeiro dia levando mesmo a que a sua moto fosse bastante alterada com troca de amortecedor e suspensão, acabando o comandante do campeonato por perder muito tempo e entrando em pista já no derradeiro terço da sessão, subindo mesmo assim até ao sexto lugar. Nota de destaque para os primeiros 12 separados por menos de 1 segundo, sendo igualmente a primeira vez este ano em que uma sessão de treinos livres é liderada por um piloto que não Bautista ou Rea.
Classificação final
- Tom Sykes (BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’35.414
- Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 1’35.417
- Leon Haslam (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 1’35.427
- Markus Reiterberger (BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’35.442
- Michael van der Mark (Pata Yamaha WorldSBK Team) 1’35.445
- Alvaro Bautista (ARUBA.IT Racing – Ducati) 1’35.547