Já não existem grandes dúvidas que o espanhol Toni Bou tem um talento incrível para o trial. São dezenas de títulos, quer na vertente indoor como no outdoor. Mas Toni Bou acaba de alcançar mais um registo digno de nota. O piloto da Repsol Honda abriu a temporada do Mundial X-Trial 2022 com uma vitória folgada sobre os seus rivais, alcançando assim o número redondo de 70 vitórias na vertente de trial indoor.
O cenário para mais uma vitória de Bou foi o Palais Nikaïa em Nice, França. Na primeira fase da qualificação deste campeonato que estreia um novo formato competitivo, Toni Bou dominou o seu “heat”, marcando apenas um ponto de penalização nas diversas zonas que teve de enfrentar.
Na segunda qualificação, o piloto da Repsol Honda repetiu o resultado. E foi assim com esta naturalidade que Toni Bou chegou como grande favorito à ronda final em Nice.
Voltou a estar num nível superior, revelando um domínio sem rival dos movimentos da sua moto. Nesta final acabou por amealhar dois pontos de penalização, mas mesmo assim longe dos 13 pontos somados pelo compatriota Adam Raga (TRRS Factory), que assim fechou a ronda de abertura do Mundial X-Trial 2022 na segunda posição. O pódio ficou completo com Matteo Grattarola (Beta Factory Racing) com 16 pontos.
Esta que foi a vitória número 70 de Toni Bou permite ao espanhol da Repsol Honda liderar a classificação do Mundial X-Trial, liderança que ficou reforçada com a soma de dois pontos bónus dados ao vencedor das duas primeiras voltas ao percurso.
“Estou muito feliz pela forma como as coisas aconteceram. Com as novas regras, sabíamos que podíamos perder pontos e na final com seis secções, tudo podia acontecer. Por isso começar o ano a vencer com dois pontos extra das rondas iniciais, e depois vencer a final, é ótimo. Também me senti muito nem na moto. Quero agradecer à equipa pelo trabalho durante o inverno. Sinto-me muito motivado e espero continuar nesta forma”, refere Toni Bou após mais uma vitória na sua carreira no trial recheada de sucessos.
A próxima ronda do Mundial X-Trial 2022 acontece a 25 de março, também em França, no Colisée de Chalon-sur-Saône.
Classificação do Mundial X-Trial
1 – Toni Bou – Repsol Honda – 22 pontos
2 – Adam Raga – TRRS Factory Team – 15 pontos
3 – Matteo Grattarola – Beta Factory Racing – 12 pontos
4 – Jaime Busto – Vertigo Factory – 9 pontos
5 – Benoit Bincaz – GasGas Factory Racing – 6 pontos