Quando Toprak Razgatlioglu assegurou o seu primeiro título no Mundial Superbike em 2021, a Yamaha Racing rapidamente fez saber que lhe iria dar uma prenda bem especial. Desde o campeonato de Ben Spies em 2009 a casa de Iwata nunca mais conseguiu um campeonato de SBK. O talentoso turco, com o seu estilo de pilotagem muito particular, levou a Yamaha YZF-R1 ao topo da categoria e por isso recebeu como prenda um teste com o protótipo de MotoGP, a Yamaha M1.
Dia 21 de junho foi então o dia escolhido pela Yamaha Racing para proporcionar a Toprak Razgatlioglu a sua estreia aos comandos da M1 de MotoGP. O teste realizou-se no circuito espanhol Motorland Aragón, onde o turco foi acompanhado de perto pelo piloto de testes Cal Crutchlow e ainda por Julian Simón, que entrou na estrutura da equipa de fábrica da Yamaha na categoria rainha para assessorar Maverick Viñales, e por lá ficou mesmo depois da saída do agora piloto da Aprilia Racing.
O dia começou bem para Toprak. Uma primeira saída à pista para se habituar ao comportamento da Yamaha M1, um protótipo que difere bastante da sua moto no Mundial Superbike, a R1, que deriva de uma moto de produção em série enquanto a M1 de MotoGP é uma moto desenhada de raiz para a competição.
Nessa primeira saída completou 12 voltas consecutivas a Motorland Aragón, momento que também foi utilizado para entender o comportamento dos pneus especiais Michelin, tal como foi importante perceber a potência de travagem disponibilizada pelos discos de travão de carbono usados em MotoGP.
Foi toda uma experiência diferente daquilo a que está habituado, e depois de ter conquistado a sua primeira vitória no Mundial Superbike em 2022, Toprak Razgatlioglu sente-se feliz pela Yamaha Racing lhe ter proporcionado este teste tão especial com a moto de MotoGP:
“Este foi o meu primeiro dia na moto de MotoGP e senti-a completamente diferente da minha R1. Mais potência, eletrónica diferente, caixa de velocidades seamless, tudo isto é diferente para mim. Gostei de sentir a moto, especialmente na reta onde é muito rápida, e foi interessante experimentar os travões de carbono. Quando vejo as MotoGP aqui em Aragão podemos ver que tem alguns ressaltos, e foi possível sentir isso aqui. Não é tão mau, é preciso continuar a acelerar pelos ressaltos, porque se tiramos acelerador fica mais instável. Gostei mesmo da moto de MotoGP, por isso muito obrigado à Yamaha por me ter dado esta oportunidade!”, refere Toprak Razgatlioglu.
Apesar de ter experimentado o protótipo japonês em condições escaldantes durante a manhã e até meio da tarde, Toprak e a Yamaha Racing viram-se obrigados a fechar as portas da box e dar por terminado o teste antes do previsto. A chuva decidiu estragar a “festa”, o que impediu o campeão de Superbike de prosseguir com a ação em pista.
Quanto a tempos, o que nos permite sempre ter uma ideia de como decorre um teste deste tipo, a Yamaha Racing e o piloto não revelam qualquer um dos seus registos. Porém, Andrea Dosoli, responsável do projeto desportivo da Yamaha no Mundial Superbike, refere que Toprak rodou em tempos “bastante aceitáveis”.
Depois desta primeira experiência com a Yamaha M1 de MotoGP, teremos Toprak Razgatlioglu a mudar-se para a categoria rainha?
Neste momento essa possibilidade está completamente colocada de parte. A Yamaha ficou sem equipa satélite em MotoGP depois da RNF de Razlan Razali ter acordado um negócio com a Aprilia. Em 2023 a Yamaha apenas terá duas motos da equipa de fábrica, e ambas já têm piloto: Fabio Quartararo e Franco Morbidelli.
Por outro lado, Toprak Razgatlioglu já por diversas ocasiões manifestou a sua satisfação por estar num campeonato, o Mundial Superbike, onde é um dos pilotos de topo e que luta pelo título, e onde se vive um ambiente mais “livre” em comparação com o stress que existe no paddock de MotoGP.
Porém, quando mais recentemente se falou na possibilidade de uma mudança de campeonato, Toprak e o seu empresário, Kenan Sofuoglu, começaram a assimilar a possibilidade disso se tornar mesmo uma realidade. Mas o piloto turco apenas deseja concretizar essa mudança caso esteja aos comandos de uma M1 com especificações e apoio de fábrica. E isso, neste momento, não é fácil de acontecer.
Talvez em 2024 seja o ano em que veremos Toprak Razgatlioglu finalmente competir em MotoGP. Até lá, o piloto turco continuará a lutar pelas vitórias no Mundial Superbike, e, possivelmente, fará mais alguns testes com a Yamaha M1 de MotoGP, talvez em jeito de preparação para o que está para vir.