Aqui na revista MotoJornal temos vindo a acompanhar de perto a evolução do projeto que nos trará a nova geração da Hornet. Os primeiros esboços da naked da Honda permitem já antecipar um pouco o design final. Mas a verdade é que em relação ao motor não existem ainda grandes informações. E enquanto continuamos num cenário de especulações, os japoneses da Young Machine avançam com algumas informações sobre uma nova plataforma Honda 750.
Tudo porque Kenji Morita, o principal designer do projeto Africa Twin, que recentemente permitiu à Honda lançar em exclusivo para o mercado japonês a neo-retro Hawk 11 com o motor da trail, admitiu que existe uma falha na gama de média cilindrada do maior fabricante mundial de motos.
Morita acredita que este “espaço” na gama japonesa poderá ser preenchido com uma série de novos modelos. A moto que mais se fala é a Hornet, mas uma nova Transalp poderá juntar-se à naked desportiva em breve. Ambas utilizarão uma nova plataforma Honda 750, que será ainda aproveitada para outros modelos.
A Hornet será a moto mais perto de se tornar realidade. A Honda quer reavivar o espírito da Hornet, uma naked de cariz mais desportivo e que se tornou num ícone do mundo das duas rodas no final dos anos 90 e início do século XXI. Mas uma suposta Transalp 750 também não deverá demorar muito tempo a chegar aos concessionários, pois a Honda até já voltou a renovar o registo de patente desta denominação do modelo trail.
Mas as especulações da Young Machine vão mais além, com a publicação japonesa a adicionar mais duas possíveis novidades a esta plataforma Honda 750.
A primeira dessas novidades será uma variante “sete e meio” da Hawk 11 que se comercializa no Japão. Uma Hawk 75 poderia trazer a Honda para o segmento das neo-retro de média cilindrada na Europa, um mercado com bom potencial em termos de vendas.
E sendo certo que as motos desportivas não estão a ter vida fácil em solo europeu, pese embora alguns fabricantes tentem apostar neste tipo de propostas com algo mais “fácil” do que uma agressiva supersport, a marca japonesa poderia ainda cair na tentação de aplicar a plataforma Honda 750 a um modelo desportivo, que, de acordo com a Young Machine, seria denominada de CBR750RR.
Com estas quatro propostas a plataforma Honda 750 estaria completa e capaz de levar a marca da “asa dourada” para outros patamares em termos de prestações e apelo junto dos motociclistas europeus.
E o que aconteceria à atual geração 750 cc da Honda?
A verdade é que não seria particularmente afetada pela introdução destas novidades. Os modelos NC, a Forza ou a bem-sucedida X-ADV, poderiam continuar o seu ciclo de vida atual antes de também se renovarem e adotarem a plataforma Honda 750 mais moderna. Recordamos que há bem pouco tempo todas estas propostas foram revistas, pelo que uma renovação mais profunda poderá coincidir com o aparecimento da nova motorização 750 cc da Hornet, Transalp, Hawk 75 ou ainda a CBR750RR.
Seja o que for que os engenheiros da Honda estão a planear, temos também de ter em conta que o momento da apresentação das grandes novidades para 2023 aproxima-se a grande velocidade. Seria no Salão de Milão EICMA, em novembro, que poderíamos começar a ver algumas destas novidades, ou pelo menos obtermos informações mais concretas sobre o que poderemos vir a ter no futuro.