Treinos livres do GP da Catalunha: Oliveira em 17.º

No primeiro dia de treinos do GP da Catalunha, no Circuito Barcelona-Catalunha, Franco Morbidelli foi o mais rápido e Miguel Oliveira foi 17.º

O primeiro dia de treinos para o GP da Catalunha ficou marcado pelo vento que se fez sentir na segunda sessão. Mesmo assim foi nessa sessão que todos os pilotos conseguiram o seu melhor tempo do dia, à excepção de Fabio Quartararo, Andrea Dovizioso e Danillo Petrucci.

Miguel Oliveira foi o 10.º mais rápido na primeira sessão, mas na segunda, apesar de ter melhorado cerca de meio segundo, baixou para 17.º. Rodou a sua melhor volta em 1’41,028, cerca de 0,1 s mais rápido do que na sua melhor volta dos treinos livres do ano passado.

«Hoje foi um dia difícil para nós. Não conseguimos encontrar um bom equilíbrio na moto para ganhar alguma aderência extra na pista. Ao chegar aqui sabíamos que o nível de aderência não era tão elevado, mas não esperávamos encontrar tantas dificuldades. Por isso vamos dar o nosso melhor como equipa para trabalhar e amanhã conseguir fazer uma terceira sessão de treinos livres decente», disse o piloto português, comparando a aderência à do Misano World Circuit Marco Simoncelli.

Morbidelli na frente

Foi Franco Morbidelli que registou o melhor tempo do dia. Depois de uma queda, o piloto italiano regressou à pista, parando o cronómetro em 1’39,789 na sua melhor volta. Johann Zarco, que também caiu, terminou na segunda posição, a 0,109 s de Morbidelli.

O líder do campeonato, Andrea Dovizioso, terminou o dia em 15.º, a 1,072 s de Morbidelli.

Cal Crutchlow regressou à pista após nova operação ao braço , levada a cabo por um cirurgião plástico. Mas com francas melhorias no braço, acabou por lesionar-se de novo, ainda antes do GP da Catalunha. Na Catalunha, ao sair da cabine onde são levados a cabo os testes à Covid-19, o britânico tropeçou e caiu dos degraus, sofrendo uma ruptura de ligamentos no tornozelo esquerdo. Terminou o dia em 13.º.

Moto2 e Moto3

Em Moto2, com o vento a soprar ainda mais forte, acima dos 20 km/h e com rajadas de 30 km/h na segunda sessão, a maior parte dos pilotos estabeleceu o melhor tempo na primeira sessão.

Foi o que aconteceu com Sam Lowes, e na segunda nonguém o conseguiu bater, terminando o dia no topo da tabela, seguido de Luca Marini e Marcel Schrotter, o mais rápido da segunda sessão.

Foi Raul Fernandez quem conseguiu o melhor tempo em Moto3. Mais afectados pelo vento da tarde que as outras categorias, também em Moto3 a maior parte dos pilotos foram mais rápidos na primeira sessão do dia. Jaume Masia foi o segundo mais rápido, sendo dos pouco que melhorou na segunda sessão, que ficou marcada por várias quedas.

Depois do GP anterior a Sky Racing Team protestou formalmente a Honda de Jaume Masia, da Leopard Racing. A equipa italiana suspeitava de uma ECU irregular, mas o Colégio de Comissários concluiu que a moto cumpria o regulamento; com base nisso rejeitou o protesto.

Todos os resultados aqui.