A Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) não teve dúvidas e classificou a quinta ronda da temporada 2024 do Campeonato Nacional de Trial como “A melhor prova dos últimos anos”.
Disputada no passado domingo 8 de setembro, a prova em Barcelos teve organização a cargo da Associação Clube Moto Galos de Barcelos. E o bom trabalho desenvolvido pela equipa deste clube fez-se sentir a diversos níveis.
Nesta quinta ronda do Campeonato Nacional de Trial, pudemos contar com algumas novidades.
Com um bem cuidado aspeto das diferentes zonas do percurso e do Paddock, camião de apoio para a secretaria, música e um speaker, a prova desenhada pelos Moto Galos contou com zonas traçadas em rochas graníticas de média dificuldade e um percurso de ligação entre zonas de cerca de 5 km, por fantásticos trilhos e sempre com paisagens deslumbrantes sobre as cidades de Barcelos e de Braga.
Foi aqui testado um novo formato (que muito agradou todos os pilotos presentes), com 9 zonas em vez das habituais 8, e 3 voltas em vez das habituais 4 – nas classes infantis manteve-se o formato de 5 zonas a serem percorridas por 4 voltas.
Em termos desportivos, as classes TR1 – Elite e TR2 não contaram com o número mínimo exigido de pilotos à partida para que a prova seja pontuável para os respetivos Campeonato e Troféu Nacional.
Diogo Vieira (GasGas) bateu Paulo Gonçalves (TRRS) em TR1, com João Silva (TRRS) a impor-se a Rogério Castro (TRRS) em TR2.
Vitórias destacadas de Martim Garcia (Scorpa) em TR3 à frente de Filipe Sá (Beta) e Afonso Araújo (Sherco), e de Rodrigo Castro (Beta) em TR4, classe em que Teresa Schreck e Martim Ferreira acabaram desqualificados por excederem o tempo máximo.
No Campeonato Nacional de Iniciados, Gonçalo Santos (Vertigo) teve de ‘suar’ para bater o líder do Campeonato, Henrique Magalhães (Oset), com Gonçalo Antunes (Oset) no 3º posto. Finalmente, nos Infantis, Miguel Santos (Oset) subia ao lugar mais alto do pódio, acompanhado por Helena Antunes (Oset) e João Oliveira (TRRS).
Nota ainda para a presença de quatro pilotos espanhóis, que disputaram a primazia na classe Hobby.
O Campeonato Nacional de Trial estará de regresso a 19 e 20 de outubro em Braga, mas, antes disso, o Trial luso estará representado no Trial das Nações em Pobladura de las Regueras, Espanha, a 22 de setembro, com uma Seleção na classe Internacional (Diogo Vieira, Paulo Gonçalves e Filipe Paiva) e uma dupla no Challenge des Nations, composta por João Silva e Rita Vieira.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!