Um ano depois de ter visto o espanhol Toni Bou conquistar a sua 100ª vitória no campeonato do mundo a cidade de Gouveia recebe novamente nos próximos dias 13 e 14 de Julho as grandes estrelas do trial mundial.
A prova foi hoje apresentada em Lisboa – na Casa de Gouveia – em cerimónia onde estiveram presentes o vereador da Câmara Municipal de Gouveia, Nuno Santos, o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Dr. Manuel Marinheiro, os pilotos Sofia Porfirio e Filipe Paiva e também o presidente do Talentos e Objectivos, Jorge Simões, sendo este o clube que mais uma vez terá a seu cargo a organização de mais um importante evento no Parque Senhora dos Verdes.
Com dois dias de duração a quinta prova do calendário 2019 do mundial começará no Sábado ao final do dia com as qualificações – que serão realizadas junto ao Festival Tapiscos – misturando assim desporto e gastronomia local – bem no centro de Gouveia e em local de fácil observação por parte do público. Será o primeiro momento da competição, definindo-se dessa forma a posição de partida no dia seguinte.
No Domingo será servido o ‘prato forte’ da competição, com 15 zonas de obstáculos junto ao Parque da Senhora dos Verdes, sendo que seis delas serão totalmente novas pois não foram utilizadas em 2018 e levarão os pilotos até zonas de raro enquadramento paisagístico que irá certamente marcar novamente a passagem do campeonato por Gouveia.
Invicto no campeonato até ao momento o 12 vezes campeão do mundo chega a Gouveia com cinco vitórias – a prova japonesa foi jornada dupla – e uma vantagem de 19 pontos face a Adam Raga, o segundo classificado na frente de Jeroni Fajardo e Takahisa Fujinami. ‘Dinamite’ Bou será novamente o ‘alvo’ perseguido por todos os outros e quererá certamente manter o seu registo perfeito neste mundial 2019.
O italiano Matteo Grattarola é o comandante da Trial2 e com três vitórias já contabilizadas defende uma vantagem de 14 pontos perante o espanhol Gabriel Marcelli, este perseguido por Toby Martin para o qual tem apenas um magro ponto de vantagem.
O campeonato feminino realiza em Portugal a sua segunda prova – a época começou no Japão – e cabe á britânica Emma Bristow defender o primeiro lugar fruto da dupla vitória conseguida em Motegi. Berta Abellan e Sandra Gomez são as mais directas perseguidores, com 10 pontos de diferença. A Trial2 feminina terá em Gouveia a sua prova de arranque de época, trazendo até á Serra da Estrela duas dezenas de pilotos de diversas nacionalidades, Portugal incluido.
QUATRO MOSQUETEIRAS EM PROVA
Integrando o pelotão da classe Trial2 feminina estarão quatro pilotos portuguesas: Mariana Afonso, Leonor Moreira, Sofia Porfirio e Rita Vieira. As atletas lusas enfrentarão as 16 adversárias da classe com o objectivo claro de estarem entre as dez melhores, fruto da experiência e ‘escola’ que têm feito em 2019 no campeonato espanhol e também nas provas já realizadas no campeonato nacional. Diogo Vieira defendeu Portugal no passado ano, agora será a ‘armada feminina’ a representar as cores da casa a pensar também na participação no Trial das Nações, este ano a realizar na ilha mediterrânica de Ibiza.
NACIONAL TAMBÉM EM GOUVEIA
Juntamente com os pilotos do TrialGP masculino e feminino também o campeonato nacional de trial vai estar em Gouveia para aquela que será a sua terceira prova do ano. Após as visitas ao Monte da Padela e a Góis a caravana nacional ruma a Gouveia pela primeira vez onde no dia 13 de Julho (Sábado) entre as 9h30m e as 13h30m terá que enfrentar um total oito zonas de obstáculos desenhadas no Parque da Senhora dos Verdes. O campeonato nacional estará assim ao lado do mundial num grande fim‑de‑semana se trial junto á Serra da Estrela.
HORÁRIOS MUNDIAL
SÁBADO 13 DE JULHO
16h30 – Saída do paddock para Gouveia
16h45 – Foto de grupo em Gouveia
17h30 – Qualificação 1 – 20 minutos intervalo – Qualificação 2
17h30 – Trial2 Senhoras / TrialGP Senhoras
17h45 – Trial2
18h00 – TrialGP
DOMINGO 14 DE JULHO
09h00 – Warm-Up
10h00 – Partida para o 1º concorrente
16h45 – Entrega de prémios