Triumph regressa à competição em 2021

A Triumph volta à competição em 2021, entrando no campeonato britânico de Supersport com uma equipa oficial apoiada pela fábrica.

Triumph 765 triple

É já em 2021 que, em colaboração com a Performance Technical Racing, a Triumph volta à competição. A equipa Triumph – PTR será o resultado de uma parceria entre a marca sediada em Hinckley e a estrutura liderada por Simon Buckmaster, com um passado glorioso em inúmeras competições, como o Campeonato Mundial de Supersport e o TT da Ilha de Man.

A Triumph Motorcycles vai apoiar oficialmente a PTR, desenvolvendo a moto a utilizar na próxima temporada do campeonato britânico de Supersport, e que será derivada diretamente do modelo Street Triple RS com seu motor 765 tricilíndrico, que se tem revelado um notável desempenho e fiabilidade nas duas últimas edições do Campeonato do Mundo de Moto2.

O principal objetivo deste projeto não é apenas marcar o regresso de uma lendária marca britânica ao paddock do campeonato nacional de motociclismo mais relevante do mundo – o BSB, ou British Superbikes – mas também alcançar resultados imediatos, e ainda desenvolver a equipa e a moto que vão competir no Campeonato do Mundo de Supersport a partir de 2022.

Steve Sargent – Chefe de Produto da Triumph Motorcycles

“A Triumph tem uma longa e muito bem-sucedida história nas corridas de Supersport com a Daytona 675 e a nossa experiência de corrida em Supersport acabou por levar ao desenvolvimento do motor moto2 que tem sido tão bem sucedido nos últimos 2 anos. O Supersport sempre foi um campeonato importante que desenvolveu pilotos que passaram a correr ao mais alto nível em WSBK e MotoGP. Estamos, portanto, extremamente satisfeitos por a MSVR, a Dorna e o FIM estarem a trabalhar para levar a categoria Supersport para a frente e para incentivar fabricantes como a Triumph a voltar à classe. Juntamo-nos à PTR nesta jornada e eles vão trazer uma grande experiência para gerir a nossa equipa apoiada pela fábrica. Estamos ansiosos por bons resultados em 2021.”

Simon Buckmaster – PTR Team Manager

“Estamos felizes por poder chegar a um acordo com a Triumph para nos tornarmos a Equipa Oficial da marca. Estou muito entusiasmado com este projeto, é uma oportunidade fantástica poder trabalhar em colaboração com a MSVR, Dorna e a FIM para atualizar as regras da BSS & WSS. Estou orgulhoso por fazer parte deste projecto. Mal podemos esperar para começar, estamos a trabalhar em conjunto com a Triumph para preparar a Street Triple RS 765 para o início da temporada de 2021, para a desenvolver ao longo da temporada e para estabelecer a elegibilidade para outros campeonatos em todo o mundo. Desse ponto de vista, diria que esta é a melhor coisa que já aconteceu à PTR e a mim pessoalmente. Quando era jovem, comecei a correr numa Triumph Bonneville, por isso, para mim, é quase como voltar às minhas raízes. Estamos neste momento a falar com os pilotos e esperamos poder trazer alguns jovens talentos britânicos e alcançar os nossos objetivos de vencer o campeonato britânico de Supersport no primeiro ano e lutar pelo título mundial da classe mundial no ano seguinte”

Stuart Higgs – Diretor do Campeonato BSB

“A MSVR, como promotora do Quattro Group British Supersport Championship, que é a categoria de apoio à BSB, é uma das forças motrizes por detrás do ‘reset’ e redefinição da muito importante categoria de Supersport. Esta evolução será uma experiência-piloto no Reino Unido em 2021 e esperamos que seja adoptada a nível internacional. Se isso acontecer, abrirá imediatamente a possibilidade de os fabricantes voltarem a aderir à categoria. É importante que a Triumph, com sucesso comprovado na classe de produção de média cilindrada, possa agora regressar, e estamos muito entusiasmados com a perspetiva disso acontecer nos circuitos britânicos em 2021”