Depois de uma longa espera e de vários teasers, é nos próximos dias apresentada à imprensa, a novíssima Triumph Scrambler 1200. Estamos no Algarve para dois dias de condução da nova Scrambler que está a deixar muitos motociclistas curiosos e entusiasmados com o conceito e características da moto. Os preços para Portugal já estão disponíveis e encontram-se no final do texto. O teste completo sairá na primeira Motojornal de 2019, no dia 4 de Janeiro, uma edição a não perder!
Estarão disponíveis duas versões da moto, que pretende revolucionar o conceito de aventura no segmento das clássicas modernas, com as suas apetências e capacidades de fora de estrada. As duas motos prometem emoção, espírito aventureiro e componentes que lhes permitam ter excelentes prestações em qualquer tipo de terreno.
A Triumph aposta forte na imagem e no conceito que nos anos 60 viu as Bonneville T120TT, T120C e TR6’C’ serem motos ganhadoras de muitas provas em fora de estrada, como a Baja California 1000, pelas mãos de Bud Ekins, o célebre mecânico e dono de uma concessão Triumph, que era amigo e companheiro de pistas de Steve McQueen. Já em 2006, quando lançou a primeira Scrambler do século XXI, a inspiração veio das motos que corriam no deserto no passado, mas agora a aposta sobe mais alto, com a promessa de equipamento que permita uma real capacidade de fazer off-road.
A Scrambler 1200 é apresentada em duas versões:
XC – desenvolvida para uma utilização em estrada e fora de estrada
XE – desenvolvida para ser soberba em estrada e ainda mais eficiente no fora de estrada
Ambas montam o motor bicilíndrico paralelo de 1200cc da gama Bonneville, na versão “High Power” de 90 cv às 9700rpm. O binário é de 110 Nm às 3950rpm, o que deverá casar bem com a necessidade de baixos e médios regimes no fora de estrada. O sistema de escape elevado, uma das imagens de marca deste género de motos, foi trabalhado para um som mais cavo e profundo, típico da Scrambler. O peso a seco das versões, são 205kg na XC e 207kg na XE, tendo ambas um depósito de 16 litros de gasolina, o que conjugado com o consumo divulgado pela marca de 4,9 L/100km, permitirá autonomias de mais de 300 quilómetros. As jantes e pneus são idênticas em ambas as versões, com as medidas 90/90-21 na frente e 150/70-17 atrás, com jantes tubeless. O ABS é desligável, também em ambas as versões.
No campo da tecnologia a Scrambler 1200 vem muito bem equipada:
- Painel de instrumentos TFT de 2ª geração
- 6 Modos de Condução, incluindo o Off-Road Pro na XE
- ABS e controlo de tracção optimizados para curvas na XE
- IMU (unidade de medição inercial) e Sistema tecnológico integrados
- Iluminação completa em LED, incluindo farol dianteiro DRL
- Controlos intuitivos com joystick de cinco direcções
- Comandos retro-iluminados
- Embraiagem assistida
- Keyless (arranque sem chave)
- Cruise control
- Tomada USB
- Punhos aquecidos de série na XE e disponíveis como acessório na XC
- A primeira moto do mundo com sistema de controlo de GoPro integrado, com o primeiro sistema de navegação por símbolos da Triumph com conectividade por Bluetooth de telefone e música (através do módulo de conectividade Bluetooth disponível como acessório)
E com excelentes componentes na ciclística:
- Primeira suspensão traseira Ohlins da sua categoria com curso longo e completamente ajustável
- Forquilha Showa de curso longo completamente ajustável
- Pinças dianteiras radiais Brembo monobloco M50
- Braço oscilante específico em alumínio
- Quadro especial Scrambler
- Poisa-pés dobráveis, ajustáveis na XE
- Rodas de raios lateriais de alta especificação com pneus tubeless com perfil de aventura
- Primeira na categoria com jante de 21”
- Pneus Pirelli Scorpion Rally aprovados com indicação no manual de proprietário
A personalização continua em força na agenda da Triumph, tal como na restante gama Bonneville, a Scrambler terá uma linha de mais de 80 acessórios específicos para a moto. Estão dois kits de equipamento disponíveis de imediato com a compra da moto, o kit “Escape”, que monta suportes de bagagem, mais focado na viagem de aventura e o kit “Extreme”, que monta acessórios que reforçam as capacidade off-road da moto. Os preços oficiais começam nos 14.900€ para a versão XC e 15.900€ para a versão XE. As Scrambler 1200 chegam ao mercado em Março de 2019.