A primeira Speed Triple apareceu em 1994, quando a actual Triumph resgatada por John Bloor era ainda muito jovem. A naked usava um motor tricilíndrico de 900 cc que, na era modular da marca inglesa, era partilhado com outros modelos. Já era algo diferente das tradicionais naked de então, mas acabaria por romper definitivamente com a tradição em 1998; nesse ano recebeu um novo motor – tricilíndrico, claro – com 108 cv e uma ciclística totalmente nova, que incluía um mono-braço no trem traseiro e duplo farol dianteiro que se tornou icónico. A Speed Triple criava uma nova categoria, revolucionando o segmento naked e tornando-se na primeira streetfighter de produção.
Nova geração
Várias gerações depois, chegamos a 2021 com uma nova geração da Street Triple. Denominada 1200 RS, é uma moto completamente nova. O motor continua a ser tricilíndrico e viu a cilindrada subir até aos 1160 cc e a potência a chegar aos 180 cv, um aumento de 30 cv face à geração anterior. Na direcção oposta foi o peso: a Speed Triple 1200 RS pesa 198 kg em ordem de marcha, menos 10 kg que a sua antecessora.
Apesar de totalmente nova, a 1200 RS continua a ser claramente uma Speed Triple, com o característico quadro tubular, o mono-braço oscilante e os dois faróis dianteiros.
Tratando-se da mais moderna das Speed Triple, não faltam os sistemas eletrónicos, como os cinco modos de condução – incluíndo um modo Track – quickshifter para cima e para baixo, Cornering ABS e Cornering Traction Control otimizados, tudo isto com o contributo da IMU, e facilmente navegável no TFT de 5″. Com a app My Triumph podem ter acesso a mais informações.
As suspensões estão a cargo de uma forquilha Öhlis NIX 30 Ø43 mm e um amortecedor TTX36, ambos totalmente ajustáveis. As jantes de 17 polegadas montam pneus Metzeler Racetec RR K3.
A chegada da Triumph Speed Triple 1200 RS a Portugal está prevista para o final de Março/início de Abril. O preço previsto é de 18 250 €.
Tudo sobre a nova Speed Triple aqui.