Triumph Speed Twin 900 – Sensações retro, performance moderna

A Triumph apresenta a nova Speed Twin 900 para 2025. Uma proposta com sensações retro, mas com performance moderna. Aqui ficam os detalhes.

speed twin 900

Os motociclistas que sonham com uma combinação de sensações retro e performance moderna, acabam de receber uma boa notícia! A Triumph apresenta a renovada Speed Twin 900, uma opção de estilo “cool” e com características que a tornam numa novidade bastante apetecível para os fãs do motociclismo mais purista.

A nova Speed Twin 900 baseia-se na otimização do conhecido (e reconhecido) motor Bonneville Twin, uma unidade motriz recheada de carácter e que para 2025 acompanha a renovação que a Triumph faz a este modelo.

O motor bicilíndrico de 900 cc garante um desempenho com capacidade de resposta que foi concebida para estar sempre disponível logo nos primeiros impulsos no acelerador.

Atinge uma potência máxima de 65 cv às 7.500 rpm, e disponibiliza elevadas doses de binário em toda a gama de rotações, de acordo com a casa de Hinckley. O binário, no seu pico, atinge os 80 Nm que ficam disponíveis a apenas 3.800 rpm. Esse desempenho é fornecido com a eficiência e a precisão de um sistema integral de acelerador eletrónico “ride-by-wire”.

speed twin 900

Para ajudar a adaptar essa entrega de potência carregada de binário a Triumph disponibiliza como equipamento de série da Speed Twin 900 um total de dois modos de condução.

Denominados de Road e Rain, estes modos alteram características de performance e com o modo Rain a proporcionar uma resposta mais suave do acelerador para uma sensação mais segura quando se conduz em piso molhado.

Refira-se ainda que a marca britânica não descura a segurança. Neste caso a Speed Twin 900 conta com sistema de controlo de tração e ABS, ambas as ajudas à condução sendo sensíveis à inclinação para uma maior eficácia.

Para além destas características, podemos destacar nesta novidade o eixo dianteiro que recorre a uma forquilha invertida, guarda-lamas e protetores das bainhas de estilo desportivo a condizer.

Na traseira, a Triumph instala um novo braço oscilante fabricado em alumínio e os amortecedores são complementados por um subquadro traseiro mais estreito com um guarda-lamas mais fino e luz traseira compacta, o que contribui para um “look” mais leve e renovado em comparação com a versão anterior.

Estes elementos combinam-se para proporcionar uma condução dinâmica e um estilo mais desportivo, mantendo a boa aparência de inspiração clássica e o apelo de condução fácil da Speed Twin 900. O assento é agora mais fino e moldado para melhorar o apoio do condutor em curva, ao mesmo tempo que proporciona maior espaço para as pernas. Isto traduz-se em conforto nos períodos de condução mais prolongados.

speed twin 900

A forquilha dianteira invertida Marzocchi apresenta características de qualidade superior, estando emparelhada com amortecedores traseiros Marzocchi do tipo “piggy-back” com regulação de pré-carga, e que foram afinados para oferecer uma manobrabilidade instintiva.

Soma-se a isto o novo braço oscilante em alumínio, mais rígido e leve, desenvolvido para oferecer um controlo mais preciso e uma condução tão descontraída ou dinâmica como o condutor deseja. O curso ligeiramente reduzido da roda traseira (de 120 mm passa para 110 mm) foi uma decisão que a Triumph escolheu como forma de otimizar o controlo sem sacrificar o conforto.

As novas jantes estão equipadas com pneus Michelin Road Classic e surgem associadas a uma potente e progressiva pinça radial de quatro pistões de marca Triumph, que vai morder um disco dianteiro maior, de 320 mm. Uma combinação para ajudar a Speed Twin 900 a travar e a mudar de direção de forma ainda mais intensa.

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A posição de condução foi também ela atualizada.

A ideia da marca britânica foi tornar a Speed Twin 900 mais natural. E por isso, agora oferece mais espaço para as pernas, mantendo a sensação de envolvência que permite que o condutor se sinta parte integrante do conjunto.

O assento tem uma nova forma para complementar o quadro traseiro mais estreito, proporcionando aos condutores uma posição mais estreita. Existe também, como opcional, um assento mais baixo, que reduz a altura em 20 mm, de 780 mm para os 760 mm, sem que essa redução na altura do assento signifique comprometer o conforto.

Prosseguindo com as novidades para 2025, a Speed Twin 900 conta com um novo depósito de combustível, mais desportivo, profundamente esculpido, com painéis laterais cinzelados e tampas do corpo do acelerador estilizadas, introduzindo linhas mais marcadas e dinâmicas.

As tampas do motor são mais ‘limpas’ em termos de aparência, sendo de realçar que o silenciador de escape foi encurtado e a unidade de faróis redesenhada de forma a apresentar-se mais compacta.

Os detalhes do motor Bonneville são um dos grandes destaques neste modelo. E aqui podemos realçar a opção da Triumph pela aparência clássica recorrendo às aletas de refrigeração maquinadas na cabeça do cilindro e os grampos com aletas juntam-se aos coletores de escape de aço inoxidável em preto.

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Silenciadores que, como referimos, são mais curtos e adotam uma posição ascendente, com as tampas de extremidade a serem polidas. Este visual estende-se a outros detalhes que podemos encontrar na Speed Twin 900, incluindo uma nova tampa “flip-up” em alumínio no depósito e um design mais simples para as proteções de calcanhar e poisa-pés.

A nova Speed Twin 900 estará disponível a partir de 9.995€, sendo que a Triumph confirma que a chegada das primeiras unidades está prevista para fevereiro de 2025.

Os clientes vão poder entre um esquema de cores mais desportivo denominado de Pure White com riscas azuis e laranjas brilhantes no depósito, um depósito Phantom Black com riscas cinzentas escuras e detalhes dourados, ou um design elegante em Aluminium Silver com um toque de vermelho a emoldurar o logótipo da Triumph.

Galeria de fotos Triumph Speed Twin 900

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